A ditar as novas tendências no chá

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Para além de acompanhar as tendências no segmento de chás e infusões, a tetley também as dita. A marca tem vindo a consolidar a sua presença em portugal, não só através da adaptação dos seus produtos ao gosto dos portugueses, mas também criando produtos exclusivos para o mercado

A Tetley está presente em Portugal há vários anos, sendo reconhecida como uma marca de qualidade pelo mercado. Em 2006 procurava um novo distribuidor com experiência no canal Horeca, quando se deu a ligação ao Grupo Nabeiro-Delta Cafés, passando este a ser responsável pela sua distribuição e representação em Portugal.

Com mais de 180 anos de história, a marca de origem inglesa está presente em dezenas de países, mas aposta numa cultura de adaptação a esses mesmos mercados. Portugal não é excepção, pelo que a grande maioria dos produtos que fazem parte do portefólio no País foram alvo de uma adaptação. «Os portugueses consomem, acima de tudo, infusões de ervas e frutas e não estão habituados, por exemplo, a chás pretos com uma gramagem tão alta como os consumidores do mercado inglês. As adaptações surgem por este tipo de questões e acontecem de forma contínua.

O portefólio de produtos que comercializamos no nosso mercado é um dos mais complexos do mundo e tem, inclusivamente, produtos desenhados para o nosso mercado», explica José Sequeira, responsável da unidade de negócio das Mais Marcas do Grupo Nabeiro.

Assumindo-se como uma marca de grande consumo com enorme qualidade e com um posicionamento premium, a Tetley segue as tendências internacionais ditadas por si e pelo segmento onde opera, baseadas no Health Living e Body & Soul.

«Diferencia-se da concorrência pela qualidade e pela inovação, numa aposta contínua da marca que permite, por exemplo, ter oferta da Gama Super Tea, que tem vitaminas e minerais adicionados de forma cientificamente comprovada, ou a Gama Cold, que permite a infusão em água fria, sem adição de quaisquer açúcares ou conservantes», afirma José Sequeira.

Dentro da gama de vitaminados Super Tea, a preferência recai no Detox. Explosão de Frutos Vermelhos ou as duas variedades de Superfrutos são outros dos produtos mais apreciados pelos consumidores.

Novos hábitos de consumo

O responsável do Grupo Nabeiro explica que o cliente Tetley é exigente, preocupado com a qualidade e genuinidade dos produtos e gosta de sentir sabor no chá que consome. «Gosta de poder escolher, de experimentar coisas novas e de cuidar de si, do seu corpo e da sua mente. Não nega um desafio e está sempre atento a novidades saudáveis», descreve José Sequeira.

José Sequeira realça que estes novos consumidores, que cuidam especialmente de si, preocupam-se com a sustentabilidade pessoal e do que os rodeia, e têm o design no seu ADN.

O responsável destaca o facto de já não precisarem de uma casa de chá para o consumir, sendo o presente e o futuro da marca e o elemento que desafia a Tetley a inovar de forma contínua. «O chá faz parte do dia-a-dia dos portugueses e deixou, claramente, de ser a alternativa para quando estamos indispostos ou precisamos de moderar.

Naturalmente, tratando-se de um produto quente, existe sempre a sazonalidade inversa, por exemplo, às cervejas e aos gelados.

No entanto, para tentar inverter essa mesma sazonalidade, lançámos uma gama de chás frios, Tetley Cold, para sermos uma marca presente nos lares portugueses durante todo o ano», enaltece o responsável. Esta é uma categoria de produto que está a sentir alterações com a tendência da alimentação mais natural e biológica.

Para estar a par das mesmas, a marca está continuamente a inovar para responder aos desafios dos consumidores, o que inclui pesquisa científica e desenvolvimento de soluções exclusivas. «Um exemplo é a Gama Super Tea. Depois de uma pesquisa de vários anos, os especialistas Tetley conseguiram garantir o consumo de vitaminas e minerais através destes chás e infusões.

Uma inovação patenteada e que implica monitorização e inovação constantespara garantir os mais altos padrões de qualidade», destaca o responsável da unidade de negócio das Mais Marcas do Grupo Nabeiro.

Eventos são fundamentais

A estratégia de comunicação da Tetley tem por base as tendências mais actuais. Isso permite activar a marca de formas originais e estar praticamente em todos os momentos onde os novos consumidores estão.

A título de exemplo, a marca tem figurado em eventos como o Wanderlust Lisboa, nos eventos da Time Out ou no Health4Beauty da Exponor, com as Farmácias Portuguesas. «A Tetley é hoje em dia uma marca trendy, que está alinhada com as tendências e que ganha adeptos e novos consumidores com hábitos completamente diferentes dos que os antecederam.

Estes eventos juntam muitas pessoas alinhadas com estes princípios da marca, que comungam dos mesmos drives e com quem faz todo o sentido que a marca se relacione.

Os conteúdos são adaptados às temáticas e oferecemos opções saudáveis como cocktails feitos à base de chá, sem corantes nem conservantes», refere o responsável.

A moda e a beleza estão também no plano de comunicação da marca, uma vez que são temáticas que fazem parte do universo da Tetley e estão associadas à saúde e ao bem- -estar. «Neste contexto, estivemos já numa edição do Máxima Beauty Summit e até já tivemos uma passagem de modelos no lançamento da Gama Cold», vinca José Sequeira.

O evento Heat The Street, realizado novamente em Dezembro de 2018, na Avenida da Liberdade, em Lisboa, voltou a contar com o apoio da Tetley para aquecer os participantes na iniciativa.

José Sequeira explica que este é um evento que encaixa totalmente nas preocupações que a marca tem e com as quais se envolve.

Influenciadores com autenticidade

Para dinamizar a marca, a Tetley tem apostado em alguns influenciadores, «com conta, peso e medida e tendo em conta a genuinidade», afirma José Sequeira.

Seguindo as tendências de alimentação saudável, a marca associou-se à nutricionista Mariana Abecasis que, para além de receitar chás e infusões nas suas prescrições de nutrição, comunga das mesmas crenças e princípios da Tetley. «Sentimos necessidade de esclarecer os consumidores portugueses sobre a importância das vitaminas e minerais, o papel determinante que têm na nossa saúde, as funções que suportam e onde as podemos encontrar.

Uma associação deste tipo só faz sentido para a Tetley quando há uma motivação muito concreta e princípios e valores muito em linha com os da marca. É esse o caso», explica.

O responsável salienta que a Tetley não procura relações com influenciadores só por sê-lo. «Estabelecemos algumas relações, a maioria muito naturais, com algumas pessoas conhecidas do público, que partilham os valores da marca e que apreciam a oferta que temos», finaliza José Sequeira.

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