Poderá o Twitter prever o comportamento de um produto?

twiter1Segundo a edição de hoje da Marketing News, dois investigadores do HP Labs, em Palo Alto (E.U.A.), Asur Sitaram e Bernardo Huberman, descobriram que as entradas no Twitter podem ajudar a prever o comportamento de um filme no primeiro fim de semana de lançamento. Os resultados, dizem, são mais precisos que o método usado actualmente por empresas de produção cinematográfica, o Hollywood Stock Exchange (HSX).

Ashur Huberman terá seguido as indicações de filmes com diferentes tweets: 2,9 milhões 1,2 milhão de utilizadores ao longo de três meses, de acordo com um artigo publicado no jornal Financial Times. No total, 24 filmes, de “Avatar” de “Lua Nova”.

Para prever a assistência no primeiro fim-de-semana, construiu um modelo de computador baseado em duas variáveis: o número de tweets e o número de cinemas em que o título está em exibição. Este modelo foi bem sucedido na previsão dos resultados relativos ao número de bilhetes de 97,3% (o Hollywood Stock Exchange tem uma taxa de sucesso de 96,5%). Para o segundo fim-de-semana, os autores descrevem os tweets em positivo ou negativo, pois os utilizadores já terão visto o filme. Neste caso, o método resultou em 94%.

De acordo com alguns especialistas, este mesmo processo pode ser usado para prever resultados de outros produtos, como jogos de vídeo, áreas onde não existe nenhuma ferramenta como a HSX, ou até mesmo a rede de microblogging que pode ser a melhor forma de prever o comportamento do consumidor .

Artigos relacionados