UNICEF lança campanha global contra casamento infantil

A UNICEF juntou-se ao Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) para desenvolver uma campanha global que tem em vista a protecção das raparigas do casamento enquanto ainda são menores de idade. O “Global Programme to Accelerate Action to End Child Marriage” anunciado, hoje, vai envolver famílias, comunidades, governos e jovens, explica a organização em comunicado.

O foco vai para raparigas de 12 países dos continentes africano e asiático, onde os números de casamento infantil são mais elevados. Entre as medidas propostas, destaque para o acesso à educação e serviços de saúde, formação dos pais e comunidades relativamente aos perigos deste tipo de casamentos e promoção de leis que estabeleçam os 18 anos como idade mínima para casar.

Anthony Lake, director-executivo da UNICEF, acredita que «o Mundo acordou para os danos que o casamento infantil causa em raparigas, nos seus futuros filhos e nas suas sociedades». O responsável acrescenta ainda: «Este novo programa global vai ajudar a promover esforços para chegar até raparigas em maior risco – e ajudar mais raparigas e jovens mulheres a perceber o seu direito em ditar os seus próprios destinos.» Se tal não acontecer e o ritmo actual continuar, existirão cerca de mil milhões de crianças casadas até 2030.

Artigos relacionados