Uma relação a partir da infância

Em 2019, a BP celebra 90 anos em Portugal. Desses, 22 são com o premierplus. O BP premierplus é o cartão que está com os clientes em todos os momentos do seu dia-a-dia, garantindo-lhes o melhor todos os dias, assegura Vanessa Seguro, coordenadora do programa de Loyalty da BP. «É muito mais do que um programa de fidelização ou um cartão de descontos em combustível. Com o BP premierplus o cliente encontra uma solução para cada ocasião. Seja nas compras, com o Poupa Mais, seja em viagem, com o desconto em combustível, em casa, com a EDP Comercial, ou nos momentos de diversão, com as várias ofertas do nosso catálogo, como o Zoomarine, o Jardim Zoológico, o Aquashow ou os cinemas, entre outros.»

O facto de ser um dos mais antigos cartões de fidelização no mercado português mostra precisamente a sua capacidade de inovação. Essa constante vontade de inovar e de garantir aos clientes uma oferta cada vez mais atractiva continua a ser sempre algo que faz parte da missão da BP. Nesse sentido, todos os anos a BP garante que aquilo que coloca ao dispor dos seus clientes, enquanto programa de fidelização, acrescenta algo ao seu dia-a-dia. Seja através da renovação do catálogo em praticamente 90% dos artigos, seja com a criação de novas parcerias, como é o caso da mais recente associação entre o cartão Poupa Mais e a EDP Comercial.

A oferta é renovada de forma constante para estar sempre actualizada e atractiva. «Procuramos em todo o momento ter a resposta que o cliente procura, tanto a nível dos produtos como das parcerias. Tentamos também associar-nos sempre a parceiros com elevado reconhecimento no mercado, o que se traduz na valorização da oferta e na satisfação dos clientes.»

A marca acredita que, através da diversidade de vantagens que apresenta aos seus clientes, o premierplus consegue responder às várias necessidades que os clientes vão tendo ao longo da sua vida. É uma relação que começa a ser construída praticamente a partir da infância com uma vasta oferta que vai desde descontos em marcas de puericultura a brinquedos e experiências especialmente pensadas para os mais novos. Seguem-se os mais jovens, com vantagens tanto ao nível dos produtos que lhes disponibilizam, como de parceiros como a Decathlon e os cartões Google Play, Steam e Spotify. Depois, a partir do momento em que se tornam condutores e, consequentemente, consumidores dos produtos. Aqui as vantagens aumentam e estendem-se pelo resto da vida. «Os nossos clientes sabem que têm na BP o parceiro ideal em todos os momentos e é isso que, para nós, representa um verdadeiro programa de fidelização», comenta Vanessa Seguro.

O principal ponto de contacto com os clientes é a rede de postos de abastecimento. «Acreditamos que, através de um serviço de excelência, aliado a produtos de elevada qualidade e a uma comunicação constante e activa, conseguimos atrair o cliente para o premierplus, conseguindo que adira ao programa. Depois, a partir do momento em que este entra em contacto com as vantagens em que o programa se traduz, a fidelização acontece consequentemente», explica a mesma

responsável. Ao nível da comunicação, as várias efemérides que pautam o calendário são sempre oportunidades para a marca comunicar a oferta associada ao BP premierplus. «Com uma oferta tão vasta, o Natal, o Dia do Pai, o Dia da Mãe ou o Dia da Criança são sempre momentos em que conseguimos dar a conhecer aos clientes as ofertas que têm ao seu dispor para estes dias», lembra a responsável. Desde o início do ano, o Facebook da BP em Portugal é também um canal para comunicar o cartão junto dos clientes em todos os momentos.

As vantagens do programa

A principal vantagem do programa de fidelização da BP assenta no facto de permitir ao cliente rentabilizar aqueles que são os seus gastos comuns, como os abastecimentos de combustível ou as compras no supermercado, em vantagens diversas. Aliás, a parceria com o Pingo Doce conta já seis anos. Para além das vantagens associadas a experiênciase descontos, o premierplus tem um catálogo repleto de produtos e serviços de grande utilidade a valores bastante atractivos.

A principal novidade de 2019 surgiu em Fevereiro com o lançamento da nova parceria com a EDP Comercial, que veio juntar ainda mais vantagens ao Poupa Mais com descontos na factura da electricidade. Para além da já conhecida possibilidade de converter os pontos BP em compras no Pingo Doce (1000 pontos = 5 euros) e vice-versa (40 euros em compras no Pingo Doce = 2 euros de desconto em combustível) – «uma parceria histórica que representa uma poupança real para os nossos clientes em várias áreas do seu dia-a-dia e em diferentes componentes das suas despesas essenciais» -, junta-se-lhe agora o desconto na factura da EDP Comercial e os pontos nos abastecimentos de veículos eléctricos. Por cada 40 litros de combustível acumulados, os clientes recebem 2 euros de desconto na factura, que se poderá traduzir num desconto de até 10 euros por mês. Há ainda a atribuição de pontos a triplicar no cartão Poupa Mais no abastecimento de veículos eléctricos nos novos postos de carregamento rápido da BP.

Com esta associação a BP procura não só continuar a melhorar a sua oferta e responder às novas exigências dos seus clientes em matéria de mobilidade, como também continuar a inovar e a contribuir para a mobilidade sustentável.

A app BP Premier veio facilitar e muito a relação dos clientes com o programa premierplus. Acessível em qualquer lugar e a qualquer momento, a aplicação veio permitir aos clientes usufruir das vantagens associadas ao cartão com maior facilidade. Isto é particularmente verdade junto de um público mais jovem, que procura estar sempre a par das novidades mais recentes, recorrendo principalmente aos dispositivos móveis. «Quanto a resultados, ainda não conseguimos aferir em concreto, no entanto, o balanço até agora é bastante positivo com um aumento de actividade e procura do cliente.»

 

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