Tranquilidade: The Human Safety Net

O The Human Safety Net é um movimento de apoio social, uma rede de pessoas a ajudar outras pessoas, que nasceu em 2017 como uma fundação do Grupo Generali, por acreditarmos que todas as pessoas devem ter acesso às condições que lhes permitam realizar todo o seu potencial.

A Generali mobiliza pessoas e recursos – apoio financeiro, horas dos colaboradores, capacidades, redes, activos e produtos – para alcançar mais pessoas e amplificar o impacto deste movimento de solidariedade através do qual queremos transformar vidas para melhor. Estamos conscientes do papel fundamental que as empresas e as comunidades podem desempenhar na construção de um futuro mais inclusivo e na criação de uma verdadeira rede de segurança humana, cujos elos contribuam, cada um e todos, para o bem-estar colectivo.

É importante sublinhar que o Grupo Generali serve o The Human Safety Net e não o contrário, na medida em que assumimos, desta forma, entre outras, a responsabilidade de devolver à sociedade o que dela recebemos e assim cumprirmos o objectivo de contribuirmos para uma sociedade que seja mais justa e equitativa.

A participação activa das empresas na promoção do bem social demonstra a crescente importância da responsabilidade social corporativa. As empresas têm o potencial e a responsabilidade de actuarem como agentes de mudança, contribuindo para a construção de sociedades que valorizam as pessoas e lhes dão oportunidades justas.

Quando falamos do The Human Safety Net não estamos a falar de caridade, mas sim da criação de oportunidades de desenvolvimento e de equidade para pessoas em circunstâncias de fragilidade.

Ao estabelecermos parcerias com as ONG que apoiamos, aplicamos o rigor de um investidor, que somos enquanto grupo, para criarmos valor partilhado e duradouro para todas as partes envolvidas.

A missão do The Human Safety Net consiste precisamente em levar a cabo acções que permitam criar as condições para que as pessoas possam viver as suas vidas, no máximo potencial das suas capacidades, independentemente das circunstâncias de vulnerabilidade em que se possam encontrar. Queremos dar-lhes a possibilidade de transformarem as suas vidas para melhor, bem como as das suas famílias e das comunidades em que vivem.

O The Human Safety Net tem implementados, desde 2017, dois programas: um de apoio a famílias com crianças até aos seis anos, e outro de integração de refugiados, através da criação de oportunidades de emprego e de empreendedorismo, que procura potenciar a inclusão social e económica. A forma de actuarmos nestas duas grandes vertentes passa por apoiar organizações não-governamentais que desenvolvem trabalho nestas áreas.

Neste momento, o The Human Safety Net está presente em 26 países, na Europa, Ásia e América do Sul, e conta com o envolvimento de 77 ONG. Desde o início, já apoiámos 325 mil pais, crianças e refugiados.

Em Portugal, pelo contexto em que vivemos, tomámos a decisão de nos focarmos no programa de apoio a famílias com crianças dos zero aos seis anos, porque nos primeiros seis anos de vida fundam-se as bases do seu futuro e porque não há muitos apoios sociais para esta faixa etária.

Na fase designada DPI (Desenvolvimento na Primeira Infância), determinam-se os futuros adultos, por sua vez responsáveis pela construção da sociedade, que queremos justa e equitativa. De acordo com dados da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Protecção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ), existem quase 70 mil crianças em Portugal sob medidas de protecção. Um terço destas crianças está sobre protecção devido a negligência e um quinto das mesmas devido a violência doméstica.

No final de 2022, a Tranquilidade Generali aderiu a este movimento do grupo, tendo estabelecido uma parceria com as Aldeias de Crianças SOS, que trabalham exactamente este segmento da população, adoptando formas de apoio muito especializadas. Temos desenvolvido com esta organização, desde então, acções de apoio económico e de voluntariado.

O foco do programa de apoio das Aldeias de Crianças SOS é o desenvolvimento de apoio parental directo, promovendo capacidades de protecção e dinâmicas familiares, que são avaliadas de forma sistémica, aplicando uma metodologia focada nas necessidades das crianças, nas capacidades parentais e em factores ambientais que podem impactar as capacidades dos pais.

Do lado da Tranquilidade Generali, os nossos colaboradores e as suas redes familiares e de proximidade têm estado envolvidos em diferentes formatos, desde o desenvolvimento de iniciativas de angariação de donativos a acções de voluntariado e apoio. E este ano, desafiados uma vez mais pelo grupo, estamos a envolver mais intensamente a nossa rede nacional de agentes, que vão amplificar este movimento, fazendo-o chegar aos nossos clientes.

A nossa rede de “Agentes Envolvidos” vai permitir alargar este movimento solidário aos nossos clientes, amplificando assim o impacto da acção junto dos mais necessitados.

Desde o início, o The Human Safety Net foi concebido como uma rede aberta, com o desejo de acolher outras instituições, empresas e entidades que estivessem dispostas a unir esforços para apoiar os nossos programas.

A cooperação representa uma enorme oportunidade para chegar a soluções em conjunto com todos os envolvidos, aprender uns com os outros e reunir recursos para alcançar o maior potencial de impacto possível.

Num mundo que enfrenta sérios desafios sociais, o The Human Safety Net destaca a importância da acção social colectiva. O nosso movimento solidário tem uma dupla ambição: adoptar uma abordagem de apoio filantrópico que permita criar uma parceria aprofundada com uma ou mais ONG, que vá muito para lá de passar um cheque, e que viabilize co-criar, fazer pilotos, implementar e medir o impacto; e explorar e criar formas inovadoras de as empresas alavancarem os seus negócios-chave para gerar impacto social sustentável.

Acreditamos que, ao unirmos esforços numa rede de solidariedade, podemos criar um impacto duradouro nas vidas daqueles que vivem em situações de fragilidade. Esta iniciativa não é apenas sobre oferecer ajuda; é sobre construirmos juntos um futuro mais humano, onde a solidariedade e o investimento no desenvolvimento do potencial dos cidadãos do futuro constituem os alicerces de uma sociedade verdadeiramente justa e inclusiva.

Todos juntos podemos mudar o mundo para melhor: thehumansafetynet.org

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Seguros”, publicado na edição de fevereiro (n.º 331) da Marketeer.

Artigos relacionados