Tranquilidade: Sempre por perto para ajudar em todos os momentos da vida dos clientes

A cultura é uma das três áreas de actuação em termos de activação e patrocínio patentes na estratégia de marketing da Tranquilidade, a que se juntam o desporto e a educação.

Para a Tranquilidade, no âmbito da cultura, a valorização das artes constitui um incentivo à criação, produção e difusão artística, aos artistas e outros agentes culturais portugueses. Algo que «assume um papel fulcral na garantia de condições para a estabilidade, consolidação e renovação do tecido artístico profissional em Portugal, bem como para a sua internacionalização», salienta Maria João Silva, responsável de Marketing da Tranquilidade.

Razão pela qual o apoio à música foi sempre um passo “natural” para a Tranquilidade. Se, por um lado, permite ser um instrumento transmissor de emoção e energia positiva, possibilitando que as pessoas tenham momentos únicos que fiquem guardados na memória, por outro, é um veículo de acção para promoção da diversidade étnica e cultural, inclusão e coesão sociais.

Maria João Silva salienta que a música proporciona momentos de alegria e onde se podem criar relações emocionais fortes com os clientes, parceiros e demais stakeholders. «A melhor forma de o fazermos passa por nos associarmos a concertos e festivais com grande impacto e relevância no panorama nacional e onde podemos estar também junto dos nossos clientes.» E, após dois anos de pandemia, a Tranquilidade considera fundamental voltar a estar junto das pessoas e, desta forma, ter «a oportunidade de marcar a diferença com algo em grande, que lhes permita recordarem-se de nós como um verdadeiro parceiro para a vida».

A Tranquilidade encara os patrocínios como componentes- chave na gestão da marca e que complementam outras acções que tem vindo a desenvolver ao longo dos anos mais recentes. «Estas acções têm vindo a assumir cada vez mais relevância junto dos nossos clientes, e, ao estarmos associados a eles em todos estes momentos, estamos a afirmar a nossa omnipresença no seu dia-a-dia», assegura a responsável de Marketing da Tranquilidade.

Em 2022, a Tranquilidade está presente no Rock in Rio enquanto marca seguradora oficial. Maria João Silva salienta que esta é uma plataforma capaz de proporcionar momentos únicos e inesquecíveis. A par do Rock in Rio, a Tranquilidade reforçou a sua parceria com a Música no Coração, também como marca seguradora oficial dos seus festivais, entre Julho e Novembro, com características diferentes enquanto activação de marca. Com este promotor, a Tranquilidade marcará presença no Sumol Summer Fest, Brisa Beach Party, Jardins do Marquês, Super Bock Super Rock, MEO Sudoeste, Santa Casa Alfama e Super Bock em Stock. «Trata-se de parcerias fortes que nos possibilitam estar mais próximos das pessoas e que nos permitem ajudar a melhorar a experiência dos fãs, tornando-a mais segura e despreocupada», salienta.

A directora de Marketing refere que têm vindo a cultivar uma relação de proximidade com as produtoras que promovem os vários festivais. «A relação é totalmente de entreajuda e cooperação para proporcionar aos fãs a melhor experiência possível em cada festival.»


CHEGAR A PÚBLICOS MAIS ESPECÍFICOS

No entanto, a Tranquilidade não está apenas associada aos festivais mainstream. O objectivo passa por diversificar as suas áreas de actuação e está também em eventos com outros públicos mais específicos. Está ao lado do Jazz Monserrate, em Sintra, em Setembro, e apoia de forma especial a Orquestra Sinfónica Juvenil. Neste caso, o apoio manifesta-se na forma de donativo, que é um suporte fundamental para a prossecução das actividades pedagógicas e sociais desenvolvidas durante todo o ano. «Acompanhamos a formação prestada a dezenas de jovens instrumentistas com bolsas de estudo, que se têm revelado apoios preciosos na continuidade académica de muitos deles. E assumimos também um papel social, elemento importante, sem dúvida, na acção mecenática da empresa», conta.

Outro projecto do qual a seguradora se orgulha em 2022 é a parceria da marca Açoreana à Tour “Açores no Coração” de Cuca Roseta. Uma associação no ano de celebração dos 130 anos da Açoreana, a marca da Generali Seguros nos Açores que é líder neste mercado. A tour “Açores no Coração” passa pelas nove ilhas do arquipélago, entre 20 de Maio (em São Jorge) e 10 de Junho, dia de Portugal (em Ponta Delgada).

Trata-se de um projecto que tem uma forte vertente social associada, com a oferta da receita de bilheteira de cada concerto a instituições de solidariedade locais.

Para além desta acção, Cuca Roseta pretende ainda convidar um artista de cada ilha para participar nos concertos, juntando assim o seu fado à cultura e tradições locais.


AS MELHORES EXPERIÊNCIAS

Sendo o objectivo da Tranquilidade alcançar públicos diversificados com os seus produtos (do público mais jovem ao mais sénior com a oferta adequada à medida de cada necessidade), também no que toca a patrocínios de festivais está a apoiar um vasto portefólio deles com características diferentes. Entre esses vários públicos há o jovem adulto, informado, estudantes ou em início de carreira, que são adeptos de música de dança, o público urbano e do mundo, classe média ou alta, e o “festivaleiro”, que adora dormir ao relento para, ao primeiro raio de sol, estar na fila da frente para não perder a sua banda preferida e seguir directo para praia. «São todos públicos que gostam de música e viver cada dia da vida na companhia de amigos. Seja em que caso for, a nossa missão é tentar sempre impactar o público com as melhores experiências e fazer com que a nossa marca fique mais presente nas suas vidas», assegura.

Uma heterogeneidade de públicos que justifica a aposta da Tranquilidade na diversidade de festivais. Desde os nomes mais sonantes do pop rock, até aos sons mais alternativos da música electrónica, passando pela world music e chegando ao fado. Por outro lado, vai desde os grandes festivais de Verão até aos urbanos, passando por temáticos ou beach parties, preocupa-se em apoiar uma multiplicidade de artistas e de eventos o mais abrangente possível. As marcas da Generali Seguros estão presentes em festivais de norte a sul do País, assim como nos Açores, em locais de grande impacto, cenários incríveis e em ambientes singulares. Sempre ao som da melhor música que se faz em Portugal e no mundo.

As activações de marca que fazem nos recintos são igualmente pontos-chave para apoio ao público e para dar a conhecer melhor a marca. Maria João Silva salienta que optaram por uma presença mais funcional e com foco na utilidade, ligada à segurança, disponibilizando cacifos e carregadores de telemóveis. Para além desta acção estar alinhada com o posicionamento da marca, é uma forma de estreitar relações com clientes e parceiros, mostrando que a Tranquilidade está sempre perto para ajudar.

«O feedback que temos tido, por parte das pessoas que vivem esta experiência nos vários festivais, tem sido bastante positivo e realça a utilidade e acompanhamento da marca para ajudar em todos os momentos da sua vida, até nos festivais», conclui a directora de Marketing da Tranquilidade.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Marcas na Música”, publicado na edição de Junho (n.º 311) da Marketeer.

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