The Navigator Company: Excelência da floresta ao papel

O papel está na base de tudo o que a The Navigator Company faz, mas o seu “propósito” vai além do mero utilitário. São as pessoas, a sua qualidade de vida e o futuro do planeta que inspiram a empresa, cuja actividade teve início na década de 50 ainda como Companhia Portuguesa de Celulose, em Cacia. Foi em 1957 que uma equipa de técnicos tornou esta fábrica do distrito de Aveiro a primeira, a nível mundial, capaz de produzir à escala industrial pasta de celulose pelo processo kraft a partir de Eucalyptus globulus.

Daí até se transformar no maior produtor europeu de pasta de eucalipto (quinto mundial) e maior produtor europeu de papel de impressão (sexto mundial) foram apenas alguns passos – que incluíram a consolidação do sector, já no início do século XXI, através da fusão no mesmo grupo da Papéis Inapa e da Soporcel e, ainda, da aquisição da maioria do Grupo Portucel Soporcel por parte da Semapa. A The Navigator Company – designação que assumiu em 2016 – quer partilhar com a sociedade os seus resultados, mas também o saber, a experiência e os recursos que são diariamente utilizados para encontrar as melhores soluções sustentáveis, naturais, recicláveis e biodegradáveis, que contribuem para a fixação de carbono, a produção de oxigénio, a protecção da biodiversidade, a formação de solo, a regularização do ciclo da água e para o combate às alterações climáticas. Este “propósito” perpassa em tudo o que a The Navigator Company faz, enquanto produtor integrado de floresta, pasta, papel, tissue, soluções sustentáveis de packaging e bioenergia, cuja actividade se encontra alicerçada em fábricas de última geração e de escala mundial.

A empresa conta, actualmente, com quatro complexos industriais em Portugal e, ainda, um projecto florestal no continente africano, em Moçambique. E porque um negócio também se faz de números, eis alguns que se destacam na história da The Navigator Company: tem uma capacidade de produção instalada de 1,6 milhões de toneladas, quer em pasta de celulose de eucalipto, quer em papel de impressão e escrita, nas suas fábricas de Aveiro, Figueira da Foz e Setúbal; é a terceira maior exportadora portuguesa; representa, aproximadamente, 1% do PIB nacional e 2,4% das exportações nacionais de bens, sendo a primeira a nível de criação de valor acrescentado. A empresa vende o seu papel, pasta e tissue para mais de 130 países nos cinco continentes; emprega mais de 3100 colaboradores; e é, além disso, responsável pela criação de mais de 30 mil empregos directos, indirectos e induzidos.

UMA ESPÉCIE CHAMADA EUCALYPTUS GLOBULUS

O modelo de negócio da The Navigator Company desenvolve-se com base numa matéria-prima de excelência – o Eucalyptus globulus –, cujas características únicas permitiram à empresa desenvolver uma estratégia de diferenciação, baseada em produtos de elevada qualidade, que são hoje uma referência internacional neste sector. Também denominada pelos asiáticos como “príncipe dos eucaliptos”, é considerada a melhor espécie para produção de pastas papeleiras e vários países tentaram plantá-lo, sem sucesso. A The Navigator Company tem, por isso, na sua matéria- prima uma vantagem competitiva.

Esta espécie apresenta elevados níveis de ecoeficiência, uma vez que permite menor consumo de madeira por tonelada de pasta de celulose e requer menor utilização de produtos químicos nos processos de cozimento e branqueamento, garantindo a obtenção de uma pasta de melhor qualidade para as mais diversas utilizações papeleiras.

Anualmente, e por hectare, esta espécie sequestra cerca de 11,3 toneladas de CO2 – mais de sete vezes do que sequestra o sobreiro e três vezes o que sequestra o pinheiro-bravo.

A produção de papel tem por base uma indústria sustentável e transparente, assente em florestas plantadas e replantadas para esse efeito. A The Navigator Company gere mais de 104 mil hectares de floresta em 161 concelhos, totalmente certificados pelos sistemas FSC e PEFC.

Em 2019, a The Navigator Company tornou-se a primeira empresa portuguesa, e uma das primeiras a nível mundial, a definir o ambicioso compromisso de antecipar em 15 anos a neutralidade carbónica dos seus complexos industriais, um objectivo para o qual alocou um investimento total de 154 milhões de euros. Deste total, 55 milhões de euros foram investidos até ao final de 2021.

PAPEL PREMIUM

Em 1992, a The Navigator Company apresentava ao mundo a marca Navigator dedicada à comercialização de papel de escritório. Começou apenas com uma referência – papel A4 de 80 gramas –, mas hoje é a marca de papel de escritório de qualidade premium mais vendida em todo o mundo e dispõe de uma vasta gama de soluções de impressão. Uma das principais características diferenciadoras é o facto de ser 99,99% livre de encravamentos (dados certificados pelo Buyers Laboratory, nos EUA). É também sinónimo de um dos papéis de escritório com maior brancura e opacidade disponíveis no mercado, o que torna a marca especialmente apropriada para a impressão a cores e frente e verso.

Além disso, o papel Navigator é, em média, 1/3 mais liso do que a maioria dos papéis de escritório, sendo que isso significa um menor consumo de toner/tinta e menos abrasividade, resultando numa vida útil mais longa para os equipamentos de escritório e numa melhor qualidade de impressão. Hoje, em cada três resmas de papel de escritório exportadas para fora da Europa, duas são Navigator, estando a marca presente em aproximadamente 130 países.

Este ano, a marca assinala o seu 30.º aniversário, que está a ser celebrado com várias iniciativas, incluindo uma promoção para o consumidor final, que envolve a oferta de 130 iPhones. Destaque ainda para a realização de uma série de eventos em diferentes cidades, como Lisboa, Madrid, Londres, Paris, Bolonha, Antuérpia, Istambul e Cidade do México.

A ideia é dar a conhecer o passado e presente do papel Navigator, bem como a visão para o futuro da marca. Para esse efeito, a The Navigator Company produziu um vídeo com testemunhos relevantes de vários embaixadores, incluindo colaboradores e ex-colaboradores, distribuidores, clientes e parceiros, que corroboram a presença global que a marca tem hoje no mundo e o seu foco constante na inovação.

No campo da comunicação, está prevista uma campanha de divulgação com anúncios publicitários para imprensa e para catálogos de distribuidores, centrada nos três temas principais que definem o papel da marca Navigator: o desempenho, a sustentabilidade e a inovação.

Num ano repleto de actividades, a Navigator preparou ainda um kit alusivo ao seu 30.º aniversário, composto por vários elementos com merchandising da marca, e a edição especial da resma comemorativa referente à ocasião, inspirada numa imagem que representa a inovação e a liderança do papel premium mais vendido em todo o mundo.

Este produto será oferecido aos colaboradores da empresa e aos seus clientes ao longo dos vários momentos de celebração do aniversário.

A marca fez ainda uma parceria com o escritor e ilustrador Hugo van der Ding para o lançamento de uma banda desenhada que explora, de uma forma divertida, as peripécias do dia-a-dia vividas num escritório fictício, que pode ser acompanhada nas plataformas digitais da The Navigator Company e do autor.

A Navigator é, hoje, a marca nacional com maior presença internacional, registando vendas anuais de 650 milhões de euros. Tem sido um exemplo claro de como um produto produzido em Portugal pode ser reconhecido além-fronteiras pelas melhores razões: branding, serviço, qualidade, multifuncionalidade, tecnologia, inovação, reputação e respeito pelo ambiente.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Marcas”, publicado na edição de Outubro (n.º 315) da Marketeer.

Artigos relacionados