Telecom e Pequenos Electrodomésticos salvam mercado tecnológico

O Mercado de Produtos Tecnológicos (TCG) em Portugal alcançou os 578 milhões de euros no primeiro trimestre de 2015, tendo crescido 3% relativamente ao mesmo período do ano anterior, impulsionado pelas áreas Telecom e Pequenos Electrodomésticos. Os restantes segmentos de Electrónica de Consumo, IT, Foto e Grandes Electrodomésticos continuam com evoluções negativas, de acordo com os dados do estudo Gfk Temax.

No mundo das telecomunicações, o smartphone continua a ser rei. No primeiro trimestre deste ano, as vendas atingiram os 195 milhões, ultrapassando os 142 milhões dos mesmos três meses de 2014, ou seja, mais 27%.

Na área dos pequenos electrodomésticos, o estudo da Gfk diz que “todos somos Masterchefs” já que a proliferação deste tipo de programas televisivos terá vindo a contribuir para um desempenho positivo do segmento. O estudo revela que praticamente todas as categorias cresceram mas que a preferência dos consumidores fica pelos produtos de uso pessoal como máquinas de café ou liquidificadoras.

Chegamos, então, às áreas de prestação negativa. Os grandes electrodomésticos registaram uma quebra de 4% na facturação, no primeiro trimestre de 2015, acompanhada por uma queda no preço médio.

Quanto à electrónica de consumo, as únicas categorias com valores positivos são as de soundbars e action cams mas não foi o suficiente para evitar a quebra no segmento. As action cams chegaram mesmo a vender o dobro do que no primeiro trimestre de 2014 e as vendas de colunas hi fi creceram 21%.

A fotografia parece ter recuperado ligeiramente, embora, ainda esteja em cenário de queda na facturação. A justificação da Gfk passa pelo aumento do número de equipamentos capazes de tirar fotografias.

No segmento IT, ou Tecnologias de Informação, os computadores portáteis continuam líderes, representando metade do mercado. Já os tablets registaram uma descida de 30% nos primeiros três meses deste ano.

O último segmento analisado pelo estudo Gfk Temax é o de Office Equipment que cresceu 8% face ao período homólogo de 2014. As impressoras multifuncionais e os tinteiros são os principais produtos, perfazendo 97% do total de vendas desta área.

Artigos relacionados