Em entrevista à Marketeer, a directora de Marketing da TAP aborda o legado de 80 anos da TAP, a nova campanha de aniversário, mas também as novas rotas previstas para este ano e os novos estatutos exclusivos Gold e Navigator For Life.
Este ano, a TAP Air Portugal celebra 80 anos de actividade. Qual a importância deste marco histórico?
São 80 anos a acompanhar a história de Portugal e dos portugueses, da missão de ligar o mundo ao nosso País, representando e amplificando o melhor que ele tem. Principalmente depois de atravessar uma pandemia, estes 80 anos devem-se ao trabalho e dedicação de milhares de trabalhadores e aos clientes que continuam a preferir voar na nossa companhia.
Hoje, não há muitas companhias que possam celebrar uma longevidade como a da TAP e essa é, por si só, uma mensagem muito forte, que transmite confiança e fiabilidade, para quem não conhece tão bem a marca.
Que novas rotas estão programadas para 2025 e que importância terão para o crescimento da operação da TAP?
Em 2025, no mês de Abril, a TAP já retomou os voos para Porto Alegre, no Brasil, que tinham sido suspensos após as cheias no estado do Rio Grande do Sul. Em Maio, a companhia inaugura as rotas entre Lisboa e Los Angeles e entre Porto e Boston. Já em Junho, será a altura de ser lançado o voo entre a Terceira e São Francisco.
Todas estas novas rotas reforçam e consolidam a posição da TAP num mercado cada vez mais importante para o turismo nacional, como são os EUA, e os laços que a companhia e Portugal têm com o Brasil. A TAP aposta não só em Lisboa, como também no Porto e nos Açores, para as suas rotas intercontinentais, captando importantes fluxos turísticos, enquanto procura também servir cada vez melhor as várias regiões de Portugal e as comunidades portuguesas.
Em que consistem os estatutos Gold e Navigator For Life?
Para premiar e reconhecer os nossos melhores clientes, que continuam a escolher a TAP ano após ano, lançámos dois estatutos vitalícios do nosso programa de fidelização: TAP Miles&Go Gold e Navigator For Life. Ao atingirem dois e três milhões de Milhas Status, os clientes tornam-se Gold e Navigator For Life, respectivamente, mantendo os seus benefícios para sempre. Queremos, mais do que tudo, tornar-nos cada vez mais numa Companhia para a Vida – precisamente o mote da campanha de lançamento destes estatutos.
Por se tratar de estatutos tão exclusivos, foram desenhados e produzidos cartões que incorporam materiais dos nossos aviões, como a fibra de carbono e malha de cobre. Foi a primeira vez que cartões deste tipo foram desenvolvidos em Portugal. Desta forma, cada um destes clientes levará sempre consigo uma parte única da TAP.
Que balanço faz destas oito décadas de existência da TAP?
Mantendo a sua essência enquanto marca genuinamente portuguesa, a TAP soube inovar, reinventar-se e expandir-se ao longo destas oito décadas. Chegamos aos 80 com uma das frotas mais modernas da Europa e mais seguras do mundo, com uma rede robusta que continua a crescer e com um maior foco nos nossos clientes.
Esse foco tem sido, sem dúvida, fundamental para continuarmos a oferecer um produto relevante de qualidade, que nos permite competir com as maiores companhias aéreas em mercados como a América do Norte e Brasil e levar o nome de Portugal ainda mais longe.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Turismo”, publicado na edição de Maio (n.º 346) da Marketeer.