SCC: Ao lado dos parceiros de negócio e da comunidade

A hotelaria e os estabelecimentos de restauração e bebidas, vulgo canal Horeca, representam, no negócio de cerveja da Sociedade Central de Cervejas, mais de 65% do valor de vendas no mercado nacional. O período de encerramento destes clientes, durante o estado de emergência devido à pandemia, marcou o sector cervejeiro e os seus operadores.

«Desde o primeiro momento desta crise pandémica que a Sociedade Central de Cervejas e Bebidas acompanhou com muita atenção a evolução da situação da Covid-19 em Portugal, monitorizando diariamente todas as informações disponibilizadas pelas autoridades de Saúde Pública, pelo Governo e também as directrizes do Grupo Heineken sobre este assunto », conta Sandra Peixoto, responsável pela Responsabilidade Social Corporativa da SCC, assegurando que a segurança dos colaboradores e dos clientes continua a ser a principal prioridade da empresa.

De uma forma transversal a todas as funções da empresa, a SCC implementou e continua a implementar e actualizar medidas essenciais na observância do distanciamento social e etiqueta respiratória, minimizando riscos de contágio e de propagação, para salvaguardar a segurança das suas pessoas, ao mesmo tempo que mantém o negócio.

Acompanhando sempre as últimas recomendações veículadas pela Direcção-Geral da Saúde, a SCC dispõe de um Plano de Contingência detalhado, o qual informa acerca dos comportamentos e atitudes de prevenção e protecção a adoptar pelos seus colaboradores e visitantes. Desses destaca-se: a disponibilização a todos os colaboradores de Equipamento de Protecção Individual, máscara de protecção, viseira sempre que se adeqúe à função e desinfectante para higienização das mãos; a medição de temperatura à entrada de todas as instalações; a limpeza e desinfecção das superfícies e dos espaços comuns de trabalho; a definição do procedimento de actuação para casos suspeitos, bem como a preparação da resposta operacional para minimizar as condições de propagação; e a implementação de trabalho remoto para todas as funções que o permitam. «Todas as nossas equipas estão formadas e mobilizadas para se adaptar a esta nova realidade, não perdendo o foco na continuidade das nossas operações», garante Sandra Peixoto. Sublinhando que a SCC se orgulha das pessoas que “fazem” a empresa, e sabendo que o contexto em que vivemos lhes trouxe novos desafios, a empresa desenvolveu algumas iniciativas nos seus canais de comunicação com foco na motivação e desenvolvimento pessoal, promovendo a partilha de experiências.

“Juntos Voltamos Já”

Se o contexto que vivemos é muito difícil para a economia em geral, o canal Horeca é talvez dos mais afectados, visto que a fonte de receita dos mesmos praticamente desapareceu, enquanto os encargos e as obrigações se mantiveram. Este canal representa mais de 65% do volume de vendas de cerveja no mercado nacional. Daí que a SCC tenha posto em prática acções que visam apoiar estes clientes Horeca, procurando a sua sustentabilidade.

A iniciativa “Juntos Voltamos Já” foi implementada em parceria com outras grandes marcas de referência a par da Cerveja Sagres e da Água de Luso, como é o caso da Delta Cafés e Go Chill, dos Gelados Olá, da Buondi, da Carte D’Or, da Sical, da Sumol e Compal, da Schweppes, bem como da Ticket Serviços e com o apoio institucional da AHRESP e do Turismo de Portugal. Tem como objectivo tentar garantir algum financiamento imediato aos estabelecimentos de restauração e bebidas enquanto ainda estão encerrados, quer por adesão dos consumidores através da compra de vouchers, quer na reabertura, por parte das marcas aderentes, ao disponibilizarem os seus produtos para cabazes que serão entregues aos pontos de venda aderentes, minimizando o esforço financeiro no momento da abertura. Recentemente o movimento #SOSCOVID uniu-se à iniciativa, doando dez viseiras a cada estabelecimento de restauração que se inscreva na plataforma.

Mas a SCC manteve, desde sempre, para além de uma relação comercial, também uma relação de parceria próxima com o canal Horeca, tendo intensificado o seu apoio nesta altura de crise. «Os nossos clientes são para nós uma prioridade, temos o compromisso de ajudar no que estiver ao nosso alcance», comenta Sandra Peixoto. É exemplo disso o desenvolvimento da Academia Beeryourself, uma plataforma online com conteúdos úteis para os profissionais dos estabelecimentos comerciais de restauração e bebidas, orientados para o momento que vivemos.

Trabalhar em rede, estabelecendo parcerias credíveis e duradouras é a abordagem da SCC para o desenvolvimento de acções de apoio e ajuda às comunidades. Numa altura excepcionalmente desafiante, a identificação das iniciativas e parceiros de ajuda foi imediata, através de pedidos de apoio efectuados pelas próprias entidades ou através de contactos dentro do Grupo Central de Cervejas.

A responsável desta área destaca dois exemplos. A entrega de um milhão de garrafas de Água de Luso a centenas de instituições que impactaram dezenas de milhares de pessoas por todo o País, numa iniciativa promovida pela Fundação Luso – aqui incluíam-se hospitais de referência Covid-19, unidades geridas pela União das Misericórdias Portuguesas, a rede Cáritas, assim como famílias carenciadas. Paralelamente, e durante o período de Páscoa, em que inúmeros profissionais de saúde estavam afastados das suas famílias no combate à pandemia, a Bohemia sentiu necessidade de dar o seu contributo, levando-lhes refeições especiais. Um agradecimento aos profissionais que estão a lutar por todos nós.

Parceria com a UberEats

Ainda durante o estado de emergência, a SCC fechou uma parceria com a UberEats para a distribuição dos produtos das suas marcas. Sandra Peixoto sublinha que esta parceria teve como fundamento reforçar a proximidade com os consumidores, proporcionando comodidade e a possibilidade de apreciarem as suas bebidas de eleição sem terem de sair de casa.

Sagres, Heineken, Bohemia, Guinness, Lagunitas, Bandida do Pomar, Água de Luso e Luso Fruta estão, desde então, disponíveis à distância de um clique, na loja “À Nossa”, na plataforma home delivery UberEats.

Mais recentemente, a Sociedade Central de Cervejas e Bebidas firmou também parceria com o Dott, alargando assim a sua oferta para os consumidores. «Viveram-se, e alguns ainda vivem, tempos de isolamento, mas nem por isso deixamos de brindar. À amizade e aos que estão longe, e aos dias cheios de esperança que estão para chegar.»

Os modelos de negócio online são um canal de vendas que tem vindo a crescer e no qual a SCC gostaria de continuar presente. Para já, conta a responsável, «vamos aumentar a cobertura das lojas À Nossa na Uber Eats com abertura de três novos pontos de recolha (Almada, Carcavelos e Cacém), a partir do mês de Junho. Este é um projecto que, mais uma vez, observa uma gestão ao ritmo do contexto actualmente vivido, ágil e com decisões on time, de forma a conseguirmos chegar aos nossos consumidores da forma mais rápida e eficiente possível».

Mas o programa de Sustentabilidade da Sociedade Central de Cervejas e Bebidas não nasceu com a pandemia e há muito que agrega de forma continuada acções de responsabilidade social, nomeadamente no foco “Crescer com as Comunidades”. Sandra Peixoto sublinha que este foco diz respeito à criação de valor de forma partilhada, investindo e participando activamente no desenvolvimento económico e social das comunidades.

«Consideramos o nosso negócio como uma parte integrante da sociedade e não isoladamente. Sempre que possível procuramos identificar oportunidades para as quais possamos contribuir e não apenas monetariamente ou em géneros, mas também com as nossas redes de contactos e com as nossas competências, criando um maior envolvimento e aproximação com as pessoas e comunidades, com vista a um desenvolvimento sustentável», acrescenta. A empresa acredita que cabe também às empresas e às suas marcas terem um papel decisivo na ajuda aos outros e apoiando organizações credíveis que trabalham junto de quem mais precisa. Tudo passa por um apoio genuíno e pela sensibilização para causas importantes com impacto positivo, tanto a nível global como local.

Exemplo de continuidade das acções de responsabilidade social da SCC é o Prémio de Empreendedorismo, promovido pela Fundação Luso e que este ano decidiram que fazia sentido promoverem naquela que é a sua 12.º edição. Trata-se de um prémio que pretende reconhecer e apoiar os projectos empreendedores e inovadores já em desenvolvimento no concelho da Mealhada, com implementação no Luso, potenciadores do desenvolvimento económico da região, subordinado às áreas de negócio: agricultura, comércio, indústria, serviços e turismo.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Marketing de Responsabilidade Social”, publicado na edição de Junho (n.º 287) da Marketeer.

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