Sabe que tipo de fã de música é?

É mais groupie ou vocalista? O novo estudo da Havas Sports & Entertainment “Fãs Paixões Marcas” mostra que existem cinco tipos de fãs de música, cada um deles com características e propósitos diferentes. Para o desenvolvimento do estudo foraminquiridas 18 mil pessoas, a nível, global, em parceria com o University of Southern California’s Annenberg Innovation Lab.

O Ouvinte. De acordo com a Havas Sports & Entertainment, este perfil diz respeito a pessoas que não vão a um concerto há pelo menos 10 anos, sendo que 89% prefere ouvir música em casa. São pessoas que preferem uma atmosfera mais íntima e conforto do lar.

O Mixologista. 88% das pessoas que encaixam neste perfil procuram novos talentos e músicas em eventos ao vivo e 76% considera-se mesmo peritos musicais.  Estão sempre no centro da acção, diz o estudo, e aproveitam também as novas plataformas musicais para estarem sempre a par dos novos fenómenos.

O Groupie. Este tipo de fã de música centra-se exclusivamente num artista, ainda que apenas 38% expresse abertamente a sua paixão por uma banda ou artista em específico. O estudo revela ainda que 83% assiste a programas de televisão sobre música.

O Collector. Neste caso, o que importa são as memórias. 75% gosta de se concentrar na música que está a ouvir e 54% adora música ligada às suas origens culturais porque, para o Collector, as relações humanas e a ligação a momentos no passado estão no centro da sua identidade enquanto fã.

O Vocalista. Por fim, o vocalista é o tipo de fã que gosta de música porque ele próprio é músico. O mesmo estudo indica que 73% canta e 32% toca um instrumento musical.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Portugal atraiu 610 estrangeiros «altamente qualificados» através deste programa
Automonitor
Regulamento da mobilidade elétrica obriga a celebrar contratos de adesão