Rock in Rio: «A cultura e o entretenimento são sectores com os quais o BNP Paribas tem uma relação histórica»

O BNP Paribas Portugal é patrocinador oficial da 9.ª edição do Rock in Rio 2022. O objectivo da instituição passa por estar mais perto dos portugueses e dar-se a conhecer melhor já que, não tendo banca de retalho, acaba por não ser muito visível aos olhos dos portugueses.

No âmbito deste patrocínio, o BNP Paribas Portugal lança a campanha “Palco Para Mais”, que estará em vigor ao longo de todo o ano com diversas iniciativas e que conta com a participação dos próprios colaboradores. Com esta campanha, o BNP Paribas pretende envolver todos os colaboradores, dando palco aos seus talentos de 77 nacionalidades diferentes. Além do público interno, o BNP Paribas quer também dar voz a diversos temas no âmbito da responsabilidade social, diversidade, inclusão, sustentabilidade, entre outros, que fazem parte do ADN do banco.

Vera Nobre Leitão, directora de Comunicação do BNP Paribas em Portugal, esteve à conversa com a Marketeer e conta (quase) todos os detalhes da participação da marca no Rock in Rio.
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Vera Nobre Leitão

Quais os motivos que estiveram na base da decisão de o BNP Paribas patrocinar o Rock In Rio em Portugal na edição de 2022?

Pretendemos, por um lado, estar mais perto dos portugueses e, por outro, darmo-nos a conhecer melhor.  O BNP Paribas tem uma presença muito sólida e diversificada em Portugal, com mais de 7.100 colaboradores, tendo sempre procurado inovar e obter um impacto positivo junto da sociedade. Este ano, quisemos dar um passo maior, concretizando desta forma o apoio a um sector especialmente afectado pela pandemia.

Por outro lado, o Rock in Rio será também o palco para uma celebração “interna”, já que o banco vai convidar todos os seus colaboradores para o festival. Depois de dois anos com tantos desafios, achámos que seria uma óptima oportunidade para estarmos juntos.

Pesou igualmente na nossa escolha o facto de ser um festival para todos, para todas as faixas etárias e para as famílias, numa abrangência com a qual nos identificamos.

Considerámos assim que o Rock in Rio era uma oportunidade perfeita para permitir que as pessoas nos conheçam melhor e para celebrar com os nossos colaboradores, clientes e parceiros.

Quais os valores que a marca partilha com este evento?

Este projecto do BNP Paribas no Rock in Rio assenta na identificação de importantes valores comuns, nomeadamente nos pilares ligados à sustentabilidade, à responsabilidade social, à diversidade e inclusão – alguns dos eixos que constituem o impacto positivo que o grupo trabalha para ter na sociedade onde se insere. A missão do BNP Paribas é a de se colocar ao serviço dos seus clientes e do mundo em que vive, mobilizando recursos para ter um impacto positivo. Acredito que esta afirmação diz muito sobre o nosso posicionamento e sobre como vemos as nossas parcerias.

O Rock in Rio é claramente um evento diferenciador, que sempre se posicionou como mais do que um festival. Prova disso mesmo é o facto de terem como moto a construção de um mundo melhor, trabalhando em diferentes eixos que, para o banco, são também cruciais. Ao nível da sustentabilidade, o Grupo BNP Paribas que tem como objectivo apoiar os seus clientes e parceiros na sua jornada de transição energética, assumindo um importante conjunto de compromissos, do qual o mais recente foi a entrada para a Net Zero Banking Alliance com o objectivo de atingir a neutralidade carbónica em 2050.

Num grupo com 77 nacionalidades em Portugal apenas, é óbvio que o respeito pela diversidade e inclusão da diferença são compromissos muito importantes. Durante o mês de Março, por exemplo, estamos a celebrar a diversidade nas suas diferentes formas (inclusão social, igualdade de género, integração no mercado de trabalho das pessoas com deficiência, respeito pelas diferentes nacionalidades, integração de refugiados na sociedade, etc), destacando as várias facetas da diversidade e inclusão, protagonizados pelos próprios colaboradores e por associações e projectos parceiros. Para fechar este mês, estamos a organizar uma conferência aberta ao público, no dia 31, denominada Palco para Todos, na qual teremos oportunidade de abordar de forma muito prática este tema.

Este patrocínio é válido apenas para esta edição ou está já acordado para edições futuras?

Neste momento, estamos a trabalhar para a edição deste ano.

Qual o peso deste patrocínio no orçamento de Marketing da marca para este ano? Esse orçamento foi aumentado para fazer face a este investimento ou foi “roubar” verbas a outras áreas (quais)?

A cultura e o entretenimento são sectores com os quais o banco já tem uma relação histórica. Continuamos comprometidos no apoio às artes, em especial ao cinema, que, a par do ténis, fazem parte dos territórios naturais do grupo e com os quais já temos uma grande afinidade.

Após dois anos de pandemia, ao definirmos os investimentos de marketing e comunicação, trabalhámos desde logo para ir mais longe neste apoio à cultura e marcar a diferença junto dos portugueses e do nosso público interno. Ficamos satisfeitos por a nossa escolha ter recaído sobre um evento que tem sido eleito pelos portugueses como o momento mais desejado de 2022 e achámos que era a oportunidade perfeita para permitir que as pessoas tenham maior visibilidade sobre a nossa missão e os nossos valores. Por outro lado, o Rock In Rio será também o palco da nossa festa interna.

Quais os objectivos que o BNP Paribas pretende atingir com este patrocínio?

Queremos, em primeiro lugar, garantir um momento de convívio com os nossos colaboradores, parceiros e clientes. Queremos promover o orgulho interno porque sabemos que se trata de um evento que as pessoas estão ansiosamente à espera e os nossos colaboradores também.

Em segundo lugar, gostaríamos de estar mais próximos das pessoas e aumentar o nosso reconhecimento. Num momento ligado à música, acaba por ser mais fácil para as marcas contactarem de forma mais próxima e natural com as pessoas e aumentarem o reconhecimento que estas têm dos seus valores e da sua missão, aumentando a conversa entre ambos.

De que maneira está a marca a activar este patrocínio antes do evento? E como o fará durante o evento?

O BNP Paribas Portugal acaba de lançar a campanha “Palco Para Mais”, que estará em vigor ao longo de todo o ano com diversas iniciativas.

A campanha dará palco a diferentes eixos que pretendemos activar nesta parceria: sustentabilidade, talento, multiculturalidade e diversidade, mostrando que, no BNP Paribas, criamos todos os dias condições para crescer, criar e colaborar. Desenvolvida em parceria com a Leo Burnett, a campanha foi inteiramente filmada com colaboradores do banco como protagonistas, exactamente ilustrando a vontade de dar palco às nossas pessoas para que possam desenvolver o seu máximo potencial. O palco para o talento, por exemplo, é especialmente rico pela dupla valência: dar visibilidade ao talento das nossas pessoas mas também àquele que procuramos.

Estamos igualmente a desenvolver várias outras dinâmicas entre as quais destacaria a Conferência “Palco para Todos”, no dia 31 de Março, às 10h, em que teremos vários convidados, incluindo a Roberta Medina, a falar sobre as diferentes formas da diversidade e como podemos ser mais inclusivos. Estarão presentes a Associação Salvador, a He for She, o Café Joyeux e a Associação Jesuíta para os Refugiados, além do Rock in Rio.

Durante o evento, vamos ter bastantes surpresas para os nossos colaboradores, clientes, parceiros e todos aqueles que nos quiserem visitar.

Como estão a envolver os colaboradores do BNP Paribas neste patrocínio?

Os colaboradores são o motivo número um para este projecto, pelo que são uma peça fundamental.

Além dos temas e das histórias elencados anteriormente subjacentes à campanha “Palco para Mais”, nomeadamente no que toca à diversidade ou talento, teremos também várias dinâmicas, como a oferta de bilhetes ou concursos internos que ainda não posso partilhar porque não abrimos internamente. Adianto apenas que, sendo um dos objectivos dar palco aos colaboradores e tendo em conta o evento que é o Rock in Rio, haverá certamente importantes e inesperadas surpresas em breve! Promover o orgulho interno e trabalhar o employer branding foi, desde sempre, um dos principais objectivos do banco.

O Rock in Rio já teve outras instituições bancárias entre os seus patrocinadores em edições anteriores. Alguns deles com uma presença visual muito forte. O BNP Paribas está preparado para conseguir conquistar esse espaço na notoriedade associada ao evento? Como o fará?

Para nós, este projecto é único e a campanha Palco para Mais é um exemplo de como estamos a levar a sério esta parceria e de como queremos verdadeiramente marcar a diferença.

Queremos deixar o nosso contributo no panorama cultural português e o Rock In Rio, pelas razões que já referimos, foi a oportunidade perfeita para o fazer.

Não temos dúvidad de que já estamos a fazer a diferença quer internamente quer externamente, através das iniciativas que estamos a desenvolver e de muitas outras que se vão prolongar até ao festival.

No próprio festival, vamos ter uma presença forte, não só através de uma presença visual impactante, mas também ao nível de activações porque queremos estar mais próximos das pessoas.

Texto de Maria João Lima

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