RFM fecha o ano na liderança, mas Comercial aproxima-se

ComercialDe acordo com os últimos dados Bareme Rádio, relativos ao 4º trimestre de 2011, a Rádio Comercial alcançou uma Audiência Acumulada de Véspera (AAV) de 10,8%, o que revela uma crescimento homólogo de 1,3 pontos percentuais (pp) face aos 9,5% registados em 2010. Apesar de apresentar um crescimento nulo, a RFM manteve a liderança com uma AAV de 13,4% entre Outubro e Dezembro.

Os dados, ontem divulgados pela Marktest, relevam que a Rádio Comercial “encurtou para valores históricos a sua distância para a estação líder”, mantendo a “trajectória ascendente na conquista da liderança da rádio em Portugal”, segundo um comunicado do Grupo Media Capital Rádios (MCR), que detém a estação.

As restantes estações do grupo também registaram uma evolução positiva. A M80 cresceu 0,7 pp face ao último trimestre de 2010, para 4,9% de AAV, enquanto a Rádio Cidade “continua a liderar o segmento jovem” ao crescer 0,2 pp, para uma AAV de 4,3%. Em termos globais, o grupo MCR obteve uma AAV de 19,2%, o que reflecte um crescimento de 1,6 pp face ao período homólogo de 2010.

Já o grupo r/com, que detém a RFM, viu a sua AAV subir 0,4 pp, para uma audiência acumulada de 24,2%. Dentro do grupo, a Mega Hits foi a rádio que mais cresceu (1,3 pp), atingindo 3,5% de AAV, um “máximo histórico”, segundo comunicado do grupo. A Rádio SIM manteve uma AAV de 0,9%, enquanto a Renascença perdeu audiência, registando uma quota de 7,7%, face aos 8,1% no período homólogo de 2010.

Artigos relacionados