Reviews falsas levam 52% dos consumidores a perder confiança nas marcas

Mais de metade dos consumidores (52%) afirma que as reviews falsas a marcas e produtos fazem com que percam a confiança nas insígnias. A conclusão é de um estudo da Bazaarvoice, que inquiriu mais de 10 mil clientes, que salienta que se repararem numa crítica enganosa vão confiar menos noutros comentários relativos à marca.

Os dados revelam que esta perda de confiança pode ser dispendioso para as marcas, com 81% dos inquiridos a dizer que evitariam usar determinada insígnia e 56% a afirmar que deixariam de comprar. Por outro lado, 48% deixaria um comentário negativo e 16% partilharia a sua opinião nas redes sociais.

O estudo salienta que sete em cada dez consumidores quer que a indústria do retalho encontre uma solução para as reviews falsas: 59% acha que apenas consumidores verificados deveriam poder publicar reviews; 49% quer que os retalhistas verifiquem periodicamente o conteúdo dos consumidores para excluir a informação falsa. Além disso, 27% dos inquiridos quer que as marcas sejam penalizadas de 21% a 30% da sua receita caso quebrem os seus padrões de actuação.

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