Quais as vantagens do e-commerce e marketplaces adaptados aos pequenos e médios negócios?

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Na actualidade, a generalização da digitalização a praticamente todas as pessoas abriu caminho para que ideias e soluções empreendedoras sejam cada vez mais fáceis de implementar de forma independente. Criar um negócio é cada vez mais acessível e torná-lo visível a possíveis clientes também. Uma das soluções para dar mais visibilidade aos produtos ou serviços é através do site do negócio, que pode permitir a compra directa.

O e-commerce traz inúmeras vantagens bem conhecidas de todos e, com o impulso dado pela pandemia, cada vez mais pessoas compram online. Um alcance mais vasto, a possibilidade de os clientes comprarem a qualquer hora e em qualquer local, acabando com a limitação geográfica, a conveniência, o acesso facilitado ao portfólio completo de opções ou a maior facilidade de gerir o inventário são apenas algumas das grandes vantagens reconhecidas.

No entanto, para um pequeno ou médio negócio que ainda seja pouco conhecido e está na fase de angariação de mais clientes, pode ser difícil alcançar uma maior visibilidade de forma tão rápida, sobretudo no início. Isso limita o leque de potenciais clientes online. Nestes casos, o que se pode fazer para desbloquear esta situação a acelerar o crescimento de vendas? Uma boa hipótese são os marketplaces online.

Estas plataformas geralmente bastante reconhecidas, como é o caso do OLX, servem de um intermediário entre o vendedor e o consumidor final, facilitando a compra e venda de produtos ou serviços online e dando acesso a um vasto número de utilizadores que já conhecem e usam a plataforma.

Apesar de ser muito reconhecido pela venda entre particulares e de artigos em segunda mão, o OLX funciona cada vez mais como um marketplace para vendedores profissionais e produtos novos. Utilizar o OLX dá assim facilmente a estes negócios acesso aos milhares de utilizadores que já estão na plataforma e que, através de uma pesquisa por produtos ou serviços, vão encontrar as suas soluções de negócio.

E quais as vantagens de usar um marketplace? Além de uma maior exposição a uma audiência bastante mais vasta, o reconhecimento que os marketplaces já possuem dá ao consumidor uma maior confiança para avançar com a compra. Ao nível logístico, o marketplace pode também facilitar ao nível comunicação com o cliente e permite a promoção dos produtos ou serviços de forma a que fiquem mais visíveis na pesquisa. Permite ainda investigar a concorrência para ajustar a estratégia de negócio e acumular reviews de consumidores que ajudem a criar maior confiança para o comprador futuro. Estas são apenas algumas regalias a destacar.

E que outros canais os pequenos e médios negócios podem e devem também combinar com uma plataforma de e-commerce ou marketplace? Num mundo cada vez mais digital, é essencial apostar nas redes sociais, tendo em conta o target que se quer atingir – por exemplo, para tipo de cliente mais velho o Facebook pode ser a melhor solução, enquanto o Tik Tok é mais adequado às gerações mais novas. Também o email marketing, com a aposta no envio de uma newsletter regular, ajuda a manter os clientes actualizados sobre as novidades dos produtos ou serviços disponíveis. Um serviço de resposta e apoio ao cliente rápido e eficiente é também um factor a manter no topo da lista de prioridades.

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