Publicidade ganha dicionário em português

Chama-se ABC Publicidade e é um dicionário criativo escrito em português. É uma ideia original de Gonçalo Martinho, Art director da FCB Lisboa, que se juntou a 26 copywriters e estrategas cujo trabalho admira para compilar o que cada um tem a dizer sobre o mundo da publicidade.

Marcelo Lourenço (Fuel), Edson Athayde (FCB Lisboa), Pedro Pinho (O Escritório), Hugo Veiga (AKQA São Paulo), Teresa Verde Pinho (Ogilvy Paris) e Pedro Pires (Solid Dogma) são apenas alguns dos nomes escolhidos para colaborar no ABC Publicidade. A cada um coube a escolha de uma letra do abecedário e o desenvolvimento de um texto sobre um tema.

Gonçalo Martinho juntou todos os conteúdos e assegurou o lado visual do projecto, ilustrando todos os textos. Todas as semanas, sempre às quintas-feiras, será revelado um conjunto de posters que integram o dicionário. Os primeiros pertencem a António Neto (Leo Burnett Lisboa), Carolina Valentim (FCB Brasil) e Martim Calado (Indie Campers) – podem ser encontrados no Behance.

À Marketeer, Gonçalo Martinho conta que a ideia, que começou a nascer há um ano, tem como principal propósito dar a conhecer a publicidade por dentro a quem está de fora. «A publicidade já foi muito bem vista em outros tempos e, na maior parte das vezes, isso hoje não acontece», conta o criativo, na esperança de que o ABC Publicidade possa ajudar a mudar isso.

«Depois, para além de dar realmente a conhecer o que fazemos, a ideia passa por fazer um mix entre pessoas que estão nos primeiros anos de carreira e malta que já ganhou tudo nesta área (mesmo tudo)», acrescenta Gonçalo Martinho. Ao juntar profissionais tão diferentes é possível «ter uma selecção de pessoas muito interessante para quem acompanha publicidade e, claro, em português que acho também importante».

Quanto ao impacto que o ABC Publicidade poderá ter, o Art director na FCB Lisboa sublinha que o projecto não foi criado com um fim lucrativo ou com a intenção de chegar a um determinado número de pessoas. «Espero que chegue a uma exposição, talvez a uma edição impressa. Acho que temos potencial para isso. Quanto a impacto, se ajudar a que uma pessoa veja a publicidade com outros olhos… A missão está cumprida.»

Texto de Filipa Almeida

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