Prio: Preservar os recursos marinhos

Há muito que a PRIO comunica as suas preocupações relacionadas com o meio ambiente, nomeadamente, com o mar. Ana Pinho, directora de Marketing da empresa, refere que várias razões explicam a associação da marca a iniciativas sociais e ecológicas relacionadas com o mar, nomeadamente «o impacto positivo sobre o ambiente, neste caso em concreto centrado na protecção dos ecossistemas marinhos e na preservação da biodiversidade. Nos nossos projectos directos, como o PRIO ECO Waste, reforçamos a importância da recolha de matérias residuais, como os óleos alimentares e outras gorduras, na contribuição para a conservação dos ambientes marinhos e ajudar a mitigar os impactos das nossas operações no planeta».

Por outro lado, existe uma preocupação com «o legado e a vontade de contribuir para a construção de um futuro mais sustentável. Caminhamos orgulhosamente na dianteira da transição energética, através da produção de biocombustíveis ultra- -sustentáveis a partir de matérias-primas residuais e sua incorporação nos combustíveis comercializados, com o objectivo de ajudar o consumidor a fazer também a transição para energias de fontes renováveis e a reduzir a sua pegada de carbono».

Esta associação ao mar abrange o apoio a modalidades desportivas, nomeadamente o surf. Ana Pinho refere que «os jovens exigem cada vez mais das suas marcas, sendo que hoje não basta falar de lifestyle, a marca tem de o viver verdadeiramente. O surf é a solução perfeita por duas razões: uma incidência muito grande nos jovens e uma crescente adopção da modalidade (através de vários segmentos)».

Por estas razões, a PRIO apoia a atleta Yolanda Hopkins, actual campeã europeia de surf, que «personifica alguém que conquistou o seu caminho pelo trabalho duro, dedicação, excelência e resiliência, cujo percurso é, por isso, em tudo similar ao da PRIO. Acresce a possibilidade de apoiarmos alguém que defende sem tréguas o mar e a sustentabilidade, um exemplo tremendo de carácter».

Por outro lado, através do apoio da PRIO às escolas de surf, a marca consegue fazer chegar a sua mensagem aos mais novos num contexto diferente daquele que é, tipicamente, o primeiro contacto com a marca – o posto de abastecimento. Do mesmo modo, a mensagem chega também aos pais das crianças, visto que o apoio se estende às escolas e permite a alunos que, de outra forma, não conseguiriam o contacto com esta modalidade. Ana Pinho refere que «iniciativas como o “Softboard Heroes” acabam por ser raras, permitindo à PRIO promover a prática de surf e exercer a sua responsabilidade social ao associar um ambiente competitivo pelo bem maior, por um prémio que faz verdadeiramente a diferença.

Trata-se de endereçar o impacto directo que o negócio da PRIO tem na sustentabilidade marítima, algo que nos remete para uma área de negócio menos visível, como os Ecobunkers, que apoiam a descarbonização do transporte marítimo via biocombustíveis avançados, que assentam num pilar estrutural do ADN da PRIO: a Economia Circular».

ESTRATÉGIA

Estas iniciativas procuram dar resposta a dois pilares fundamentais da estratégia da PRIO: a sustentabilidade e a transição energética. De acordo com a directora de Marketing da empresa, para que haja um crescimento estratégico e responsável é preciso «continuar a aposta nas energias para a mobilidade do futuro, desenvolvendo combustíveis sustentáveis, e biocombustíveis ultra-sustentáveis, que serão promotores de uma verdadeira transição energética». A PRIO quer ser líder desta transição energética através do fornecimento de combustíveis mais sustentáveis, que contribuam de forma significativa para a redução das emissões de CO2.

Às iniciativas de sustentabilidade relacionadas com o mar e impacto directo sobre os ecossistemas marinhos, junta-se o trabalho que a empresa tem feito junto de portos marítimos, como os de Aveiro, Lisboa ou Leixões.

EVENTOS

No ano passado, a PRIO realizou a segunda edição do PRIO Soft Boards Heroes, um evento que tem por objectivo capacitar um conjunto de instituições solidárias, promover a prática desportiva e incentivar o contacto com a Natureza.

Em linha com a estratégia de responsabilidade social e ambiental da PRIO, as estruturas físicas do evento são maioritariamente montadas através do recurso a materiais reutilizados ou orgânicos, tais como as madeiras, lixo marinho, canas, plantas, bóias, redes de pesca e outros artefactos previamente utilizados. Existe também a preocupação de reduzir ao máximo a quantidade de materiais que sejam produzidos especificamente para o evento e que não possam ter uma reutilização futura.

A terceira edição do evento está já marcada para dia 14 de Julho de 2023, na Praia da Física em Santa Cruz, e esta continuidade deve-se ao balanço positivo das duas edições anteriores. Em 2022, este evento permitiu ajudar quatro associações (Associação Salvador, Just a Change, Operação Nariz Vermelho e APECIC) e, em 2023, a marca espera conseguir ajudar novas instituições com o prémio da competição. «Em relação à edição deste ano, desde já podemos garantir um aumento, pelo terceiro ano consecutivo, do valor do donativo – começou com 10.000 euros em 2021 e este ano vamos distribuir 15.000 euros», afirma Ana Pinho.

No que diz respeito à mensagem que o patrocínio a este evento pretende transmitir, a PRIO destaca o facto de o surf ser um impulsionador de igualdade e inclusão social, que permite o contacto com a Natureza e com o mar. Além disso, esta é uma modalidade com «o poder de levar alegria e sorrisos aos seus participantes, contribuindo para o bem-estar físico e mental».

Uma outra mensagem está relacionada com o activismo ambiental e com as acções ligadas ao mar, à protecção das águas e dos oceanos e à limpeza das praias, que «muitas vezes são levadas a cabo por surfistas, amadores ou profissionais, pelo respeito pelos oceanos, que representam mais de dois terços da superfície da Terra e contêm 97% da água do planeta».

Ana Pinho acrescenta que «queremos continuar a ajudar a fazer a diferença e, por isso, continuaremos a associar-nos a parceiros e iniciativas como esta».

EMBAIXADORA DA PRIO

No que diz respeito ao patrocínio à surfista Yolanda Hopkins, que se prepara para ser embaixadora da PRIO nos Jogos Olímpicos de 2024, os objectivos são: reforçar o posicionamento como a marca da Energia do Surf; aumentar o reconhecimento da PRIO como patrocinadora de uma atleta olímpica, numa modalidade que tem vindo a crescer cada vez mais em Portugal, sabendo que o nosso país se tem tornado um dos principais destinos de surf; associação a uma modalidade que, por depender totalmente do meio ambiente, tem nos seus praticantes promotores de mudanças de comportamento; associação a uma atleta reconhecida pela sua dedicação, trabalho árduo e excelência – os valores partilhados com a marca PRIO; reforçar a estratégia de marketing direccionado aos aficionados de desporto, neste caso o surf; aumentar o envolvimento de um target mais jovem com a marca, através da partilha das histórias e conquistas da atleta; demonstrar o compromisso da marca com a responsabilidade social, pelo envolvimento da atleta em causas sociais e ambientais.

Para comunicar este patrocínio, bem como todas as outras iniciativas relacionadas com o mar, a PRIO recorre a uma estratégia que faz uso de vários canais de comunicação para chegar eficazmente ao público-alvo. Neste sentido, tem sido feito um investimento de comunicação nas plataformas sociais, como Facebook, LinkedIn e Instagram, além de estarem agora a entrar também no TikTok.

Ana Pinho acrescenta que «também utilizamos o nosso website e o nosso blog como ferramentas para comunicar as nossas iniciativas de sustentabilidade, fornecer informações sobre os nossos objectivos de sustentabilidade, e o que já conseguimos alcançar. Em 2023 contamos lançar uma nova versão do Relatório de Sustentabilidade relativo aos últimos dois anos. Mantemos uma newsletter regular com a nossa base de dados de clientes, onde comunicamos novos projectos na área da sustentabilidade e outras notícias relacionadas, como os nossos patrocínios ao surf, por exemplo. Outra das ferramentas que temos utilizado cada vez mais para comunicar, quer em redes sociais, website ou canal de YouTube, é o conteúdo vídeo. Recorremos também a estratégias de relações públicas para comunicar as nossas iniciativas de sustentabilidade aos meios de comunicação social e ao consumidor».

Para o futuro, a PRIO já tem em curso vários outros projectos que têm como ponto de partida a preservação dos oceanos. Por exemplo, um com a Universidade de Aveiro de restauro das pradarias marinhas e quantificação do carbono retido pelas mesmas. Outro exemplo é a participação da PRIO no projecto europeu A-AAgora que tem, como principal foco, a cooperação intersectorial para a restauração dos ecossistemas marinhos e costeiros e aumento da resiliência climática através da inovação transformativa.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Desportos de mar”, publicado na edição de Abril (n.º 321) da Marketeer

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