PRIO: Do ambiente às causas sociais

Com apenas 16 anos de existência, a PRIO tem vindo a crescer num sector tradicional e em profunda mudança, tendo sempre em mente a inovação e a sustentabilidade como estruturais para o negócio. É por isso que a preocupação da empresa com a sua pegada ecológica se traduz num compromisso claro: ser uma referência no que diz respeito à matéria ambiental. Além disso, há também um grande envolvimento na área da responsabilidade social, onde a PRIO quer ter um contributo positivo, não apenas como plataforma para diferentes causas, mas também tomando a iniciativa e metendo “as mãos na massa”.

Ana Pinho, directora de Marketing da PRIO, afirma que «em todas as soluções que já temos no mercado e nas que queremos desenvolver para o futuro, procuramos minimizar o impacto do nosso negócio. Apostamos na economia circular, algo muito evidente no centro de produção em Ílhavo, e procuramos ter boas práticas de operacionalização diárias, além de assegurarmos aconselhamento e soluções a clientes na redução da respectiva pegada carbónica».

A PRIO acredita que o futuro da mobilidade passará por um mix energético e que não há só uma solução no desafio da descarbonização. Por este motivo, a empresa irá continuar a apostar nos biocombustíveis e na mobilidade eléctrica. Além disso, investe continuamente na investigação e desenvolvimento de alternativas energéticas mais limpas, não só no que diz respeito ao produto final, mas em toda a cadeia de valor. «Em Ílhavo temos optimizado a nossa produção para dar uma nova vida a resíduos, evitando ao máximo o desperdício de água. Em breve teremos até painéis solares para reforçar a nossa aposta em energias mais limpas», informa Ana Pinho.

Além desta componente da produção, a directora de Marketing da energética refere que «a oferta de produtos que disponibilizamos permite soluções mais verdes e temos equipas dedicadas a apoiar não apenas as grandes frotas nacionais, mas todas as PME no seu caminho de descarbonização».

Por outro lado, refira-se que as instalações e os postos de abastecimento da PRIO estão equipados com painéis solares para consumo próprio de energia. No que diz respeito aos postos de abastecimento, destacam-se ainda as luzes LED e as torneiras, que dispõem de caudais de redução de água. «A energia eléctrica que consumimos e comercializamos é de fontes de energia 100% renováveis», acrescenta Ana Pinho.

Ainda em relação à preocupação com os consumos de água, a fábrica da PRIO tem uma unidade dessalinizadora que reduz a necessidade de captação de água doce. Além disso, todo o biodiesel é lavado com água recuperada do processo de desidratação de glicerina, circulando esta água num ciclo fechado. Estão também em curso outros projectos internos para reutilização de águas residuais. «Na produção temos também em curso projectos que visam a conversão de uma actual caldeira a gás para utilização de biometano. Desta forma, a PRIO terá ainda mais capacidade para produzir energias mais verdes e acrescentar valor à sociedade», afirma a directora de Marketing da empresa.

Alguns exemplos de iniciativas ambientais em que a PRIO está envolvida são o projecto Briquetes de Borras de Café, no qual já foram recolhidas mais de 24 150 kg de borras de café, e o BioFlexpor, que consiste no desenvolvimento de uma nova tecnologia para obter bioetanol a partir de resíduos florestais e agrícolas. Além disso, a PRIO já distribuiu mais de 25 mil oleões para a recolha de óleos alimentares usados e ainda promove um programa de aceleração de startups, o Jump Start, que se foca na inovação aberta para acelerar soluções na transição energética e digitalização.

Ana Pinho acrescenta que «na PRIO trabalhamos lado a lado com outras grandes empresas, universidades e startups, visando sempre a investigação e desenvolvimento de novas soluções. Colaboramos de perto com empresas clientes na descarbonização. Por não acreditarmos numa solução única, apostamos em colocar no mercado alternativas simultaneamente mais verdes e competitivas, para que mais pessoas possam participar neste desafio. Além do mais, temos a sorte de contar com colaboradores empenhados e que partilham da nossa visão. É sempre um orgulho ver como acções no terreno, ambientais e sociais, têm contado com o envolvimento das nossas pessoas».

No entanto, a sustentabilidade não é isenta de desafios. Pelo contrário, «temos perfeita consciência que a transição energética na mobilidade é particularmente desafiante», diz Ana Pinho. Para a directora de Marketing, este «é um sector muito complexo, com muitos decisores. É um processo demorado, que requer envolvimento colectivo e soluções diferenciadas. É algo que levará o seu tempo, mas é essencial, porque a pegada carbónica na mobilidade é muito considerável e é necessário reduzi-la sem pôr em causa a competitividade económica. Em termos sociais, acredito que todos nós, pessoas, organizações, a sociedade em geral, podemos e devemos ter um papel activo. Se houver vontade, é possível um maior envolvimento».

A PRIO sabe que apenas com «determinação e foco» é possível dar resposta aos desafios impostos pela procura por uma maior sustentabilidade. Ana Pinho lembra que, «no caso do ambiente, não há como escapar: o sector onde actuamos tem um papel essencial para termos todos um futuro mais verde. Daí dizer que não tinha sentido pensarmos no nosso papel, no futuro deste negócio, sem ter a sustentabilidade como algo central».

Já no que diz respeito à responsabilidade social, a directora de Marketing refere dois exemplos: «Este ano tivemos uma equipa de colaboradores a trabalhar com a Just a Change na renovação da Obra da Criança, em Ílhavo. Todos os anos temos intervenções semelhantes, com as nossas pessoas, em instituições que dão apoio a pessoas mais vulneráveis. Mas sabemos que por vezes podemos fazer a diferença dando apoio a quem está mais capacitado para ajudar.» Outro exemplo vem de 2022, quando nas zonas mais afectadas por incêndios, a PRIO providenciou combustível e garrafas de água aos bombeiros que combateram as chamas. «O que nos move é sempre a mesma ideia de como podemos fazer a diferença.»

Em suma, as acções de sustentabilidade e responsabilidade social são, para a PRIO, compromissos que fazem parte do seu posicionamento e missão. Por exemplo, quando este ano foi lançado o ECO Diesel, este «era um produto que correspondia à nossa ambição de colocar no mercado cada vez mais soluções simultaneamente eficientes, acessíveis e mais verdes». E, além do trabalho normal de comunicação corporativa, a empresa tem criado talks e webinars onde estes temas são centrais, além de marcar presença em eventos do sector, onde reforçamos o nosso posicionamento.

Ana Pinho revela também que já em Dezembro será lançada uma campanha nova, “A Notinha dos Avós”, que é «provavelmente a mais emotiva que já lançámos». Mais um exemplo do envolvimento da PRIO em acções sociais é o Softboard Heroes, onde se junta a prática desportiva, as preocupações ambientais e o apoio a instituições. Além disso, «temos o nosso próprio Roteiro de Descarbonização, com metas e o caminho para as atingir, e que envolve, entre outras, a redução da incorporação de combustíveis fósseis, a instalação de mais unidades de produção para autoconsumo (de fontes renováveis), a introdução do biometano, ou o aumento da captura de matéria-prima nacional», conclui.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Sustentabilidade e Responsabilidade Social”, publicado na edição de Dezembro (n.º 329) da Marketeer.

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