Prémio Nacional Indústrias Criativas já tem finalistas

Já são conhecidos os dez finalistas da edição de 2015 do Prémio Nacional Indústrias Criativas Super Bock/Serralves. STILL urban design, Stallo, Cross Hands Architecture, Ecobook, Sistema Gomos, Arumis, Spranger, Here Comes the Robots, Rewind Cities e Miss Can destacaram-se entre 211 candidaturas e competem, agora, pelo primeiro lugar que será conhecido em Julho.

O primeiro prémio é de 25 mil euros e garante ainda a representação de Portugal no Creative Business Cup, na Dinamarca.

Cinco dos dez finalistas fazem parte da categoria Arquitectura e Artes Visuais, tornando-se na categoria que mais candidaturas recebeu. STILL urban design aposta na reabilitação urbana tendo em conta a poupança energética enquanto a Cross Hands Architecture se destaca pelo cariz humanitário do atelier.

O Sistema Gomos permite a construção modular de edifício flexíveis com baixo consumo energético e a Stallo transforma garrafas de vidro em copos e cálices. O projecto EcoBook é nada mais do que um quadro branco em formato de caderno ecológico.

Chegando à Música e artes do Espectáculo, encontramos dois projectos. O Arumis que introduz o sentido olfactivo na indústria audiovisual e o Spranger que se apresenta como um novo tipo de auscultadores com um sensor de pressão.

Em Conteúdos e Novos Media foram escolhidos os trabalhos Here Como the Robots e a Rewind Cities. O primeiro desenvolve robots que podem funcionar como guias ou contadores de histórias, já a segunda consiste num aplicação de realidade aumentada que promove viagens aos passado.

A Miss Can é o último projecto que integra a shortlist do Prémio Nacional Indústrias Criativas Super Bock/Serralves e pertence à categoria de Turismo e Património. É um negócio de conservas artesanais baseado na tradição da família.

A próxima fase passa pela elaboração de um modelo de negócio consistente e estruturado. Para isso, os projectos terão o apoio dos parceiros da competição – ADDICT, Agência Nacional de Inovação, ANJE, BPI, ESAD, Fundação da Juventude, IAPMEI, Brand New Box, Universidade Católica – Escola das Artes e a Universidade do Porto.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
O impacto da Inteligência Emocional nas empresas
Automonitor
História: O dia em que o Papamóvel foi salvo