Portuguesa Kitch angaria 3,25 milhões para apoiar transição digital dos restaurantes

A startup fundada pelo antigo director-geral da Uber em Portugal fechou uma ronda de financiamento de 3,25 milhões de euros. O montante será canalizado para apoiar a transição digital dos restaurantes em Portugal, já que a Kitch pretende reposicionar o negócio: deixa de se apresentar como uma cozinha virtual para passar a ser uma plataforma tecnológica que promete ajudar os restaurantes a manter a sua independência e a ter o controlo total do negócio a nível digital.

Em Março do ano passado, quando a Kitch foi criada, o objectivo era levar a casa dos consumidores a comida dos seus restaurantes preferidos, mas que podiam não ter as condições ou o conhecimento necessários para fazer entregas. No entanto, com o avançar (e agravar) da pandemia e com a falta de recursos para esses mesmos restaurantes gerirem os pedidos para take-away e delivery, a Kitch abraça uma nova missão.

«A missão da Kitch é permitir que os restaurantes possam vender os seus pratos online, nas suas condições, e reter a sua independência no espaço digital», explica Rui Bento, co-fundador e CEO da Kitch.

Em comunicado, o antigo líder da Uber para o mercado nacional realça que a crise sanitária aumentou a procura pelo serviço de entrega e aumentou os desafios para os negócios desta área, nomeadamente os custos altos, a complexidade operacional e a perda de controlo. «Sentimos que a Kitch poderia fazer a diferença e estamos empenhados em disponibilizar e em continuar a desenvolver as ferramentas que permitem aos restaurantes recuperar o controlo e manter a sua independência no negócio digital», remata Rui Bento.

A nova ronda de financiamento é liderada pela Atlantic Food Labs, com a participação da Market One Capital, assim como dos investidores iniciais, Seedcamp e Mustard Seed Maze.

Quanto aos restaurantes que já utilizam a nova plataforma, destaca para nomes como 100 Maneiras, Umikai, Boa-Bao, Amélia, Soão ou Reco-Reco. Esta solução permite, entre outros, criar uma loja online (para criar uma relação mais directa com os clientes), ter uma gestão integrada das vendas online (juntar todas as aplicações parceiras num só local), entregas automáticas (com recurso a frotas profissionais) e organização da informação (todos os dados sobre vendas no mesmo espaço).

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