Por que o marketing deve ser direcionado aos dispositivos móveis?

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Não há nenhuma dúvida de que estamos na era digital, mas ainda hoje as grandes marcas questionam em que canais de comunicação digitais deverão apostar o seu modelo de negócio para chegarem da melhor forma aos seus consumidores.

Os dispositivos móveis fazem parte dos objetos essenciais para a maioria dos clientes. Com eles as pessoas efetuam pesquisas sobre produtos, realizam compras online e até se divertem com uma variedade de entretenimento disponível, como streaming e jogos online.

Atualmente, através do seu smartphone, é possível responder a um e-mail urgente de trabalho e consultar as redes sociais ao mesmo tempo que se diverte numa plataforma de jogo online, por exemplo.

É necessário olhar para o smartphone como um canal de vendas poderoso

Sendo o smartphone um grande aliado no dia a dia dos consumidores é fácil perceber que este tem de ser olhado como uma peça fundamental de comunicação e vendas das empresas. Mas como? É exatamente pelo mercado mobile ter algumas características únicas que os especialistas em marketing também trabalham no sentido de adaptar a mensagem para que esta chegue aos consumidores e se traduza em retorno.

Passamos muito tempo nos smartphones, mas não temos muito tempo a perder

Passamos cada vez mais tempo nos smartphones, seja a consumir redes sociais como ferramenta de trabalho ou apenas a consultar as últimas notícias, no entanto, não gostamos de perder muito tempo com um assunto específico.

É por essa razão que as redes sociais passaram a incluir a funcionalidade de ‘stories’ ou que sites de notícias começaram a adotar o clickbait nos seus títulos. No primeiro caso, os ‘stories’ são rápidos de se ver e apenas duram 24 horas; no segundo, o clickbait consegue despoletar a curiosidade de quem lê a ponto de sentirem necessidade de saber o que está por detrás do link.

Estes dois exemplos mostram que tanto a frugalidade como a curiosidade funcionam bem em marketing direcionado a dispositivos móveis. O que de modo geral significa também que a mensagem tem de ser adaptada para um conteúdo direto e apelativo.

Queremos comprar ou desejamos ser entretidos

O marketing direcionado para os dispositivos móveis deve ter em conta que um grande grupo de consumidores procura de facto adquirir algo através do seu smartphone, mas outros apenas desejam ser entretidos.

A boa notícia é que as empresas que vendem algo podem se aliar às marcas de entretenimento oferecendo uma estratégia cruzada, onde o consumidor ao mesmo tempo que é entretido recebe informação sobre produtos que poderão ser do seu interesse. Daí que seja comum as publicidades inseridas em jogos otimizados para dispositivos móveis, ou em plataformas online.

No caso do marketing direcionado ao entretenimento devem ser considerados dois pontos. Por um lado, as pessoas procuram momentos de lazer, logo, a oferta deverá ser direta e simples de obter. Neste caso, jogos que podem ser acedidos diretamente através do navegador do smartphone sem necessidade de download, como acontece em plataformas como 1001jogos, deverão apostar num marketing direto onde a publicidade não se sobrepõe às ofertas de entretenimento.

Por outro lado, algumas plataformas relacionadas com o jogo e entretenimento podem ser elas próprias um nome de destaque no setor e necessitam de uma estratégia de marketing que as coloquem no topo das preferências dos seus consumidores. Isto acontece frequentemente em plataformas que oferecem jogos que requerem maior habilidade mental e uso de estratégias como o poker, onde plataformas como PokerStars se focam, por exemplo, na otimização para dispositivos móveis e na criação de uma aplicação própria, além de todo o trabalho de comunicação inerente ao nome da empresa. Além disso, tal como já tínhamos anunciado, outras grandes marcas como a Nintendo cedo perceberam a importância no foco do mercado mobile. Neste caso com personagens especificamente desenvolvidas para smartphones e tablets, mostrando mais uma vez a importância de apostar no mercado mobile.

Concluindo, os consumidores estão maioritariamente presentes nos dispositivos móveis, e as empresas necessitam encontrar formas de comunicação e marketing para chegarem até eles, seja através da aposta na otimização móvel da sua marca ou através de uma estratégia de marketing cruzada.

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