![](https://marketeer.sapo.pt/wp-content/uploads/2025/02/maxifinance-Ines-ap.jpg)
Os conceitos financeiros deixam-no desconfortável? Inês Aires Pereira dá uma ajuda
A Maxfinance lançou uma campanha que aposta na leveza e no humor para abordar a renegociação de créditos. Protagonizada pela actriz e influenciadora Inês Aires Pereira, a campanha arranca hoje e marca presença em digital com um conceito directo, simples e sem rodeios: “Não custa nada. Literalmente.”.
«O grande objectivo desta campanha é simplificar. Queremos que as pessoas percebam que, mesmo que não se sintam confortáveis com os conceitos da literacia financeira, podem poupar nos seus créditos. Na Maxfinance, somos a solução mais prática, acessível e, acima de tudo, sem custos para o cliente. A nossa mensagem é clara: ou fica igual, ou fica melhor. Não há como perder», afirma Francisco Ferreira, CEO da Maxfinance.
Filipe Silva, sócio da triber, a agência que desenvolveu a campanha, explica que esta é uma área difícil de trabalhar, porque o tema não é aquele de que mais se quer ouvir falar nas redes sociais. «O assunto é sério, as pessoas estão pouco à vontade com ele, os termos técnicos são muitos, mas o verdadeiro segredo do marketing é conseguirmos falar na linguagem de todos. Estamos confiantes de que esta campanha vai aproximar a Maxfinance dos seus clientes e ajudar muitas famílias a reduzir os seus encargos financeiros.»
Acreditando no poder das plataformas online para alcançar o público-alvo de forma segmentada e eficaz, a marca estará a apostar exclusivamente no meio digital para esta campanha.
Em conversa com a Marketeer, Francisco Ferreira Lima, lembra que «com o impacto das taxas de juro e aumento generalizado do custo de vida, muitas famílias portuguesas têm dificuldade em comprar casa ou fazer frente aos seus compromissos financeiros».
Quais os objectivos desta campanha?
![](https://marketeer.sapo.pt/wp-content/uploads/2025/02/Francisco-Ferreira-Lima-CEO-MaxFinance-Portugal.jpg)
O grande objectivo é simplificar. Queremos que as pessoas percebam que com a Maxfinance não precisam de ser especialistas em literacia financeira para poupar nos seus créditos. Mostramos que connosco têm acesso uma oferta completa de soluções e um serviço simples, rápido e sem quaisquer custos! “Não custa nada, literalmente”. Pretendemos que as pessoas compreendam que ao escolher a Maxfinance têm tudo a ganhar sempre que precisem de contratar ou negociar um crédito.
Porquê a aposta no humor?
A campanha tem um tom muito leve, divertido e directo, exactamente para eliminar o peso normalmente associado às decisões financeiras. Queremos que as pessoas sintam que com a Maxfinance têm soluções fáceis e sem complicações sempre que pensarem em crédito.
Quem é o público-alvo da campanha?
O público-alvo é abrangente, na verdade são todas as pessoas que procuram uma solução de financiamento, mas que não querem ou não têm tempo para se tornar especialistas em finanças. O objectivo é simples: comunicar com quem quer tomar uma decisão certa e poupar dinheiro de forma simples e rápida, sem dores de cabeça. Esta campanha visa impactar directamente todos os que, de alguma forma, se sentem intimidados pelos temas financeiros, que precisam de ajuda e que sabem que é possível fazer algo para melhorar os seus créditos.
Porquê a opção de comunicação apenas no digital?
O objectivo é comunicar uma ideia de simplicidade e facilidade que acreditamos que será transmitida de forma muito mais eficiente através dos meios digitais. As plataformas online têm um enorme potencial para alcançar o nosso público de forma segmentada e eficaz. Adicionalmente, sabemos que é nestes meios que os nossos clientes potenciais estão e será nestes meios que também vamos estar.
O que é que Inês Aires Pereira aporta à campanha e à marca?
A escolha não foi por acaso, bem pelo contrário. Queríamos uma figura carismática, com energia e autenticidade, que pudesse associar a sua imagem ao objectivo da campanha… e a Inês Aires Pereira é exactamente a pessoal ideal para termos nesta campanha da Maxfinance.
Qual o perfil dos outros influenciadores que trabalharão com a marca ao longo do ano?
Ao longo do ano vamos trabalhar com influenciadores estratégicos para manter a campanha relevante e atingir novos públicos. Ainda não podemos revelar os nomes, mas garantimos que vamos continuar a surpreender!
Numa altura em que sobem os custos de vida e diminui a capacidade dos portugueses cumprirem com as suas obrigações financeiras, qual a importância desta oferta?
O serviço de intermediação de crédito nunca foi tão relevante como agora. Com o impacto das taxas de juro e aumento generalizado do custo de vida, muitas famílias portuguesas têm dificuldade em comprar casa ou fazer frente aos seus compromissos financeiros. A Maxfinance surge como um verdadeiro parceiro para ajudar os portugueses a encontrarem soluções mais vantajosas para os seus créditos, ao contratar, negociar e reduzir encargos por forma a libertar parte do orçamento para outras necessidades. O nosso compromisso é garantir que as pessoas têm acesso às melhores condições do mercado, sem burocracias, de forma transparente e sempre sem custos. Queremos que os portugueses saibam que existem opções para optimizar a sua vida financeira e que não precisam de enfrentar esse desafio sozinhos.
A iliteracia financeira é uma das características dos portugueses. De que maneira é que a Maxfinance está a trabalhar para aumentar a literacia?
Sabemos que a literacia financeira ainda é um desafio em Portugal e, por isso, procuramos descomplicar o tema e tornar a informação acessível a todos. O nosso papel é não apenas encontrar as melhores soluções para os nossos clientes, mas também capacitá-los para tomarem decisões financeiras mais informadas. O nosso foco é facilitar o processo e garantir sustentabilidade futura para os clientes e para as instituições com as quais trabalhamos. Não queremos que as pessoas sintam que precisam de ser especialistas para gerir melhor as suas finanças – estamos aqui para as ajudar a tomar as melhores decisões, de forma simples e sem complicações.
Texto de Maria João Lima
*A jornalista escreve segundo o Antigo Acordo Ortográfico