Obra de Rembrandt transforma-se em NFT. Projecto tem mão portuguesa

A obra “Night Watch” de Rembrandt vai ser reproduzida em non-fungible token (NFT) pela mão de uma equipa portuguesa e holandesa. O objectivo da Art Attainment é revolucionar o mercado da arte tradicional ao democratizar, digitalizar e eternizar, através da blockchain, as maiores peças de arte do mundo.

Esta versão digitalizada, que também será disponibilizada fisicamente, dá pelo nome “Delft Blue Night Watch”, foi pintada por dois mestres da fábrica Royal Deflt. A obra pode ser vista no Royal Delft Museum, na cidade de Delft, na Holanda, e é composta por 480 azulejos, cada um digitalizada ao pormenor e dividido em três NFTs.

Além da versão digital, os coleccionadores poderão ainda reclamar uma reprodução física do azulejo. Cada um é atribuído de forma aleatória e possui diferentes graus de raridade. Disponível a 30 de Março, o NFT poderá ser adquirido através de criptomoedas ou cartão de crédito.

«Este projecto traz a arte tradicional para o espaço dos NFTs de uma forma revolucionária, interactiva, conceitual e interessante, permitindo que as grandes obras de arte saiam dos museus e das colecções particulares, ficando disponíveis para uma comunidade unida e apaixonada pela história, pela arte e pela tecnologia», afirma, em comunicado, Rafael Guerreiro, Project lead da Art Attainment.

Artigos relacionados