O marketing lidera o negócio

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As mudanças fazem parte da história do mundo e de todas as diferentes áreas, desde a produção ao comércio, passando pela indústria e serviços. A política, sociedade, saúde e cultura sofreram revoluções e alterações, muitas delas extraordinárias, em determinados períodos da História. Alterações essas consideradas quantas vezes arrojadas, mas que produziram inovações que mudaram significativamente o mundo e as pessoas.

Ao longo dos anos, também o negócio mudou.

A forma como cada empresa se apresenta no mercado, os valores pelos quais se rege, os objectivos a que se propõe e como o trabalho é gerido e vivido pelos trabalhadores são drasticamente distintos dos das décadas anteriores.

Hoje, áreas como o Marketing, Recursos Humanos, Tecnologia e Comunicação revelam ter um impacto preponderante dentro das empresas e contribuem, de facto, para a obtenção de mais e melhores resultados.

O Marketing, para além da sua aplicabilidade em diferentes sectores e áreas de actuação, tem-se revelado um elemento essencial nas estratégias das empresas, na evolução profissional dos colaboradores e uma mais-valia para profissionais que pretendem investir no desenvolvimento da sua carreira.

Actualmente, existem mais de 750 instituições de Ensino Superior no mundo inteiro que leccionam cursos de Marketing; mais de 200 associações de profissionais de marketing com centenas de milhares de associados espalhados por todo o mundo; anualmente, são publicados mais de 50 mil artigos científicos indexados sobre marketing; existem no mundo mais de 200 jornais científicos dedicados ao marketing; são cerca de 10 milhões os profissionais de marketing registados no LinkedIn; e são mais de 50 mil livros de marketing que se encontram à venda na Amazon.

É neste sentido de crescimento e inovação que o IPAM trabalha há quase quatro décadas e que assume agora um novo posicionamento para os próximos anos, que visa reforçar a sua missão de um ensino centrado nas necessidades das sociedades, que acompanha as tendências do mercado e que procura formar profissionais capazes de transformar os negócios através de uma visão de marketing diferenciadora.

“Marketing Leads Business” significa ir de encontro às novas profissões, às novas tendências de Gestão, ao Marketing como abordagem principal de gestão das empresas e à expansão e fusão do mesmo com a tecnologia no mundo dos negócios. Mantendo-se fiel às suas origens, procura-se assim acompanhar a evolução e as necessidades das empresas para o ciclo de crescimento a que vamos assistir ao longo dos próximos anos.

As tendências nacionais e internacionais mostram que os futuros CEO não serão mais financeiros, mas pessoas com background de Marketing, por forma a moldar as suas capacidades para enfrentar melhor um ambiente volátil e incerto, como o que vivemos actualmente.

O EFEITO TRANSFORMADOR DA FORMAÇÃO NA CARREIRA PROFISSIONAL

A formação está muito associada à gestão de pessoas, e esta deve ser uma aposta estratégica das organizações para o desenvolvimento do seu capital humano. Colaboradores com mais formação e competências vão ter um melhor desempenho, e tornam-se essenciais para que as organizações atinjam os objectivos a que se propõem.

A formação deve ser vista pelas organizações como uma mais-valia e um investimento de valor. Actualmente, as empresas procuram atrair e reter os melhores profissionais, pelo que a aposta tem de passar pelo desenvolvimento e motivação dos seus colaboradores, mantendo- os actualizados em relação ao que se passa no sector, no mercado e nas tecnologias, e investindo nas suas áreas de actividade de forma a que contribuam com uma melhor capacidade de resposta inovadora e adaptada àquelas que são as exigências do mundo actual.

Tendo em conta a importância desta aquisição de conhecimento, a formação executiva posiciona-se assim como uma excelente alternativa para quem pretende especializar-se, actualizar-se ou apostar no seu próprio negócio, mas também como um factor diferenciador e de valor acrescido para as organizações e respectivos colaboradores, nas mais diversas competências. O portefólio de Formação de Executivos que o IPAM apresenta procura dar resposta a todas as tendências do mercado em áreas relacionadas com transformação digital, inteligência artificial, business intelligence, consumer insights, e-Commerce e branding. Mantém os seus programas estruturais em Marketing e Sales, além de que acompanha a procura por programas mais curtos e intensivos, em áreas iminentemente mais técnicas, que vão permitir ter um acesso mais rápido a novos conhecimentos, e que contribuem para a certificação de competências que vão auxiliar o desenvolvimento pessoal e a mudança profissional.

O IPAM orgulha-se da aplicação da metodologia “Learning by Doing”, que, com um modelo académico de ensino imersivo, é transversal a todos os segmentos da instituição. Com uma forte proximidade ao mercado empresarial, o ensino tem por base uma componente prática elevada e assente em parcerias com marcas e organizações, casos reais e conteúdos desenhados de forma a responder aos desafios diários das empresas, com aplicabilidade imediata ao contexto laboral.

Neste âmbito, proporciona aos alunos um contacto directo com a realidade profissional e uma fonte rica de networking, com uma comunidade exclusiva de profissionais, que lhes proporciona vantagens competitivas relativamente a um ensino menos participativo. E sendo o desenvolvimento pessoal, relacional e organizacional elementos fundamentais no planeamento e crescimento profissional, os alunos têm ainda apoio no desenvolvimento das suas soft e hard skills, através do Employability Office, beneficiando da ligação do ensino com o tecido empresarial.

A estratégia do IPAM passa assim por uma forte aposta na inovação, considerando as alterações que se perspectivam na experiência da aprendizagem, mantendo a sua abordagem disruptiva em relação ao modelo pedagógico tradicional e reforçando ainda a importância da sua estratégia de ensino para a transformação de negócios e criação de uma carreira profissional.

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