O Marketing como núcleo da Empresa

A marketeer irá comemorar, em Janeiro de 2010, 14 anos de existência.

É hoje, mais do que nunca, a revista referência para tudo o que se faz nas áreas do mar-keting, comunicação e estratégia empresarial. Ao longo destes quase 14 anos, foi transmitindo, incentivando, e dir-se-ia mesmo, ensinando, o papel vital que o marketing, na sua abrangência global, desempenha na nossa vida, na nossa empresa.

Edição após edição, ano após ano, temos demonstrado que, nunca esquecendo as demais valências que uma empresa tem de ter, o marketing, a estratégia, o posicionamento, os valores, a diferenciação, as diversas políticas de marketing são, ou pelo menos devem ser, o núcleo de empresa.

E não me estou a referir a áreas de marketing, departamento ou direcções de marketing ou comunicação, ou outro nome de áreas operacionais de uma empresa.

Estou a referir-me ao racional, ao pensamento racional das variáveis do Marketing, independentemente de onde estão localizadas e distribuídas na organização, as pessoas, que as pensam e/ou as executam. Estas pessoas, com estas características, podem e devem estar bem espalhadas na organização, mas têm de estar obrigatoriamente no topo da empresa. Quem tem a capacidade de decisão, a quem cabe dirigir a empresa, tem de ter esta visão.

Só assim, numa sociedade em que cada vez mais queremos, e precisamos, de nos diferenciar dos demais, é que uma empresa pode ter sucesso, mas não um sucesso momentâneo e efémero, mas sim sustentável e de médio/longo prazo.

Pela 1.ª vez na sua história a “marketeer” premiou o que de melhor se faz em Portugal no marketing, comunicação e estratégia empresarial.

No passado dia 22 de Outubro, mais de 200 pessoas estiveram presentes na cerimónia de entrega dos 1.ºs prémios marketeer.

Conforme referido, não foi nosso objectivo recorrer às habituais métricas de facturação, volume de negócio, resultados, pois para isso bastaria analisar balanços e demonstração de resultados das empresas em questão. A escolha dos nomeados teve como base a estratégia apresentada, a comunicação multiplataforma, a diversificação e inovação ao nível de produtos e serviços e/ou o alargamento a outros segmentos de mercado.

Após uma primeira pré-selecção de um conjunto de empresas, foram seleccionadas quatro para cada uma das categorias, empresas essas, que, para nós, são desde logo vencedoras.

Depois, mais de 8000 dos nossos leitores escolheram os vencedores entre os vencedores.

Parabéns aos vencedores destes primeiros prémios marketeer.

O nosso especial agradecimento a todos, em especial aos nossos leitores pela sua adesão, aos patrocinadores pelo seu apoio, à nossa equipa que tudo organizou e às empresas, pois sem elas não havia razão para haver estes prémios.

Por Ricardo Florêncio

Director editorial marketeer

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