Nobre: Impactar na comunidade e no meio ambiente

Cada vez mais, a marca Nobre utiliza a sua dimensão para dar o exemplo e trabalhar para um mundo mais justo e pleno, tornando-se mais relevante e reforçando a ideia de uma marca na qual os consumidores acreditam e confiam – não só pela qualidade dos produtos, mas também pelos valores que defende.

De acordo com Lia Oliveira, directora de Marketing da Nobre, «esta postura perante temas de sustentabilidade e responsabilidade social não é de agora. É um trabalho que tem sido desenvolvido ao longo dos últimos anos e que se traduz em acções, como o apoio contínuo ao Banco Alimentar Contra a Fome, realização de donativos a instituições de solidariedade social, o crescimento do projecto Nobre Casa de Cidadania e ainda outros momentos que envolvem a equipa Nobre».

Um dos projectos com maior destaque neste âmbito é a Nobre Casa de Cidadania, criada em 2013. Este é um projecto que se insere na estratégia de responsabilidade social da marca e que procura sensibilizar e educar para a cidadania através do exemplo. Neste sentido, todos os anos a Nobre Casa de Cidadania homenageia cidadãos autores de Actos Nobres – acções em prol dos outros que são praticados sem esperar nada em troca. São histórias inspiradoras e que podem incentivar a população em geral no bom sentido: o de construir uma comunidade cada vez mais atenta e preocupada com o outro.

Qualquer pessoa pode contribuir para o crescimento do projecto e para esta missão, candidatando uma história que conheça ou que considere ser merecedora de uma homenagem (autocandidaturas não são consideradas válidas).

Estas histórias serão posteriormente analisadas pelo Conselho Institucional da Nobre Casa de Cidadania, constituído por um conjunto de 13 entidades idóneas: Corpo Nacional de Escutas, Direcção-Geral da Educação, Direcção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo, Estado-Maior General das Forças Armadas, Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, Fundação para a Ciência e Tecnologia, GRACE, INEM, Liga dos Bombeiros Portugueses, Polícia de Segurança Pública, Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil, Confederação Portuguesa do Voluntariado e Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente.

Lia Oliveira afirma que, «numa cerimónia emotiva, em 2022, destacámos o trabalho e acções de 10 cidadãos, que receberam o título de Cidadão Nobre. Até 20 de Dezembro, é possível candidatar novas histórias para que possam ser reconhecidas na cerimónia de homenagem em 2023, através do site nobre.pt/nobrecasadecidadania».

Ainda no âmbito do projecto Nobre Casa de Cidadania, a Nobre desenvolve a iniciativa NCC nas escolas, com o apoio da Direcção-Geral da Educação, que tem por objectivo sensibilizar as crianças, desde cedo, para a importância da prática de boas acções em prol de terceiros, como forma de contribuir para uma sociedade melhor e mais justa.

A directora de Marketing da Nobre reconhece que «o consumidor valoriza cada vez mais marcas que têm um propósito bem definido e que olham para a comunidade onde estão inseridas. A Nobre tem traçado este caminho há vários anos e os resultados mostram que este é o percurso certo.

A proximidade com o consumidor é maior, bem como a sua envolvência com a marca. A Nobre tem-se tornado cada vez mais relevante, mais activa. O posicionamento “Inspirar o Nobre sabor da vida”, apresentado em 2022, espelha muito isto e nos próximos anos a marca portuguesa vai continuar a mostrar que “Fazer com gosto é Nobre” e que isto se aplica a todas as dimensões da Nobre».

OLHAR PELO MEIO AMBIENTE

No que diz respeito ao tema ambiental, a Nobre considera que «um planeta mais sustentável traduz-se numa melhor qualidade de vida para todos. Por isso, se cada um fizer uma parte, conseguiremos construir um mundo melhor para a actual sociedade e para as gerações futuras».

Nesse sentido, a Nobre, além de promover a reciclagem e reutilização das suas embalagens, numa parceria com a Sociedade Ponto Verde, trabalha continuamente para reduzir a sua pegada ambiental. Isto é possível através do desenvolvimento de embalagens mais sustentáveis, sendo que alguns dos produtos disponíveis no actual portefólio têm embalagens com mais de 80% de material reciclado.

A Nobre é também associada do GRACE, uma associação de referência no que diz respeito às áreas de responsabilidade social e sustentabilidade. No eixo da reutilização e reciclagem de embalagens, a marca tem ainda uma parceria com a Sociedade Ponto Verde.

Toda esta estratégia de sustentabilidade e responsabilidade social procura envolver os colaboradores da marca nos vários projectos com impacto positivo na sociedade e ambiente, havendo alguns exemplos nesse sentido. «Em Outubro, desenvolvemos uma iniciativa de voluntariado em que os colaboradores se uniram numa acção que tinha como objectivo plantar 1500 pinheiros no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros. Por outro lado, todos os anos, quando têm início as candidaturas da Nobre Casa de Cidadania, toda a equipa é incentivada a envolver-se com o projecto, quer através da partilha de como tudo funciona junto da sua rede mais próxima, quer através da proposta de um Acto Nobre do qual tenham conhecimento e gostassem de ver homenageado», explica Lia Oliveira.

Este envolvimento dos colaboradores começa desde que iniciam funções para a marca e já é levado em consideração na fase de recrutamento, porque «os critérios tidos em consideração na hora de escolher uma empresa para trabalhar vão, actualmente, muito além da reputação da marca ou condições oferecidas. É cada vez mais importante para muitas pessoas compreenderem que os valores pessoais e os da marca estão alinhados de forma plena ou, pelo menos, que a marca tem um plano de acção e ambição sólido nesse sentido», afirma a responsável.

A directora de Marketing da Nobre considera também que «as empresas onde cada pessoa trabalha acabam por ser uma extensão dela mesma e, por esse motivo, ao longo do tempo foi-se percebendo que era extremamente importante olhar para uma marca muito além da comunicação e comercialização de produtos e serviços, mas também na construção de uma marca sólida e que olha para a sociedade e o ambiente com o cuidado necessário, procurando fazer o que está ao seu alcance no sentido de promover a sua melhoria e sustentabilidade. A Nobre tem feito esse trabalho, em estreita ligação com toda a equipa, e é uma marca orgulhosa do caminho que tem traçado».

No próximo ano, a Nobre quer dar continuidade ao projecto Nobre Casa de Cidadania, homenageando os Actos Nobres e cidadãos propostos em 2022, mas também abrindo um novo período de candidaturas para que novas histórias possam ser partilhadas e, mais tarde, reconhecidas. Do mesmo modo, tenciona continuar a participar de forma activa nas acções dinamizadas pelo GRACE e continuar a apoiar o Banco Alimentar.

É também objectivo da marca manter a parceria com a Sociedade Ponto Verde e promover a reciclagem e reutilização das embalagens Nobre, «que podem ser tão versáteis e que, com uma dose de criatividade, podem ganhar uma nova vida dentro e fora de casa. Ainda no âmbito da sustentabilidade ambiental, procuramos continuar a trabalhar na redução de plástico das nossas embalagens e a apostar na utilização de materiais reciclados », explica Lia Oliveira.

A vontade de manter toda a equipa da marca Nobre envolvida em acções com o objectivo de promover uma sociedade e ambiente melhores irá também manter-se, através da dinamização de novas iniciativas.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Sustentabilidade e Responsabilidade Social”, publicado na edição de Dezembro (n.º 317) da Marketeer.

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