Nem sempre o festival mais mediático é o mais popular

O Super Bock Super Rock foi o festival com melhor desempenho mediático nos órgãos de comunicação social, logo seguido pelo Nos Alive e Meo Sudoeste, de acordo com o ranking da Cision Portugal. Mas será isto sinónimo de popularidade? A multidados.com lembra que nem sempre os eventos mais mediáticos são aqueles a que os festivaleiros mais tencionam ir.

Segundo o estudo “Intenção, Motivação e Expectativas – Festivais de Verão 2019” da multidados.com, o Nos Alive ocupa o primeiro lugar no ranking de intenção de participação relativamente a este ano. Com 29,9%, o festival do Passeio Marítimo de Algés é o actual líder.

Seguem-se Meo Marés Vivas e Nos Primavera Sound, com 21,5% e 18,7% do total de intenções de participação, respectivamente. O top 10 conta ainda com EdpCoolJazz (15,9%), Meo Sudoeste (15,0%), RFM Somnii (11,2%), Vodafone Paredes de Coura (10,3%), Galp Beach Party (8,4%), Festa do Avante (7,5%), Bons Sons e Festival do Crato (ex aequo 6,5%).

A multidados.com sublinha que edições anteriores do estudo mostraram que o investimento em media podia ter uma relação directa com a participação nos festivais, mas os resultados deste ano apontam um caminho diferente. “Serão os novos festivaleiros um público mais informado ou mais exigente? Será necessário para as organizações repensar a forma de comunicarem com os seus consumidores? E as marcas patrocinadoras, que influência têm em todo este processo?”, questiona a Cision.

Os resultados do estudo têm por base um inquérito realizado online entre os dias 1 de Março e 11 de Abril deste ano. Foram avaliados 58 festivais/eventos.

Artigos relacionados