Millennium bcp: Comunicar os valores da marca através do desporto

A campanha multimeios “Embaixadores” materializa a aposta do Millennium bcp no Desporto e junta três atletas nacionais: João Sousa, melhor tenista português de sempre, Teresa Bonvalot, a melhor surfista portuguesa e campeã europeia de Surf WSL, e Marta Paço, bicampeã mundial de Surf adaptado. Esta campanha tem por objectivo reforçar o posicionamento do banco na comunicação através de modalidades e eventos desportivos e apresenta o claim “Juntos, partilhamos a paixão pelo futuro”, através do qual é transmitida uma forte mensagem aspiracional. O filme para televisão mostra os três atletas no terreno das suas conquistas desportivas, mais conhecido do público em geral, mas também o lado das perdas, com a finalidade de reforçar a ideia de que todos, em algum momento, precisamos de alguém ao nosso lado que nos motive, incentive e apoie. Através desta mensagem, é feita a analogia com o Millennium bcp, que se apresenta como um banco que está sempre ao lado dos seus clientes – «presente, a inspirar novas metas e a celebrar cada vitória na conquista de novos desafios».

Na última edição da Marketeer, abordámos em pormenor a aposta do banco nos desportos de mar, mas o Millennium bcp tem uma presença de há já vários anos no ténis, que se materializa no patrocínio a João Sousa e ao Millennium Estoril Open. Porquê o apoio a esta modalidade? Porque «o ténis é um desporto intenso e cativante, no qual a ética, desportivismo e boas práticas imperam, aspectos que se coadunam com os valores da marca e que deixam o banco orgulhoso da sua forte ligação a esta modalidade», refere Ricardo Valadares, director coordenador de Comunicação e Marca do Millennium bcp.

No que diz respeito ao maior evento de ténis realizado em território português, o Millennium bcp é naming sponsor desde 2015 e, dada a sua dimensão e antiguidade, tem um grande peso no posicionamento da marca no que diz respeito ao desporto e à promoção de um estilo de vida activo e saudável. De resto, o apoio do Millennium bcp ao ténis é anterior ao do surf, que se materializou em 2022.

O Millennium Estoril Open é não só o maior evento de ténis realizado em Portugal, mas também um dos maiores eventos internacionais a decorrer anualmente em Portugal. Tem vindo a ganhar cada vez mais espaço no panorama internacional e, ao longo de nove dias, conta habitualmente com a presença de mais de 40 mil espectadores, que assistem às melhores jogadas de alguns dos tenistas de topo mundial no Estádio Millennium. Na edição deste ano, estiveram presentes em Portugal alguns dos melhores tenistas dos últimos anos, incluindo o norueguês Casper Ruud, que ocupava a 4.ª posição do ranking ATP e venceu o torneio.

Mas há muito que o Millennium Estoril Open é mais do que simplesmente um evento desportivo. Todos os anos, este é um espaço de convívio e descontracção, para clientes e não clientes do banco, não apenas nos courts, mas também em espaços como o Slice Restaurant e Slice Lounge (zona VIP). De acordo com o Millennium bcp, «o cross networking com outros patrocinadores e a ligação que se estreita com os clientes são factores igualmente importantes, nomeadamente ao nível das empresas».

No que diz respeito à presença da marca no torneio, o Millennium bcp tem espaços na Smash Area e Slice Lounge. Na primeira foi instalado um stand este ano em parceria com a LACS, que permite aos visitantes um espaço de co-working, que funciona ao mesmo tempo que podem assistir aos jogos do torneio. É também neste stand que se realizam algumas das sessões de autógrafos com os tenistas, em que se proporcionam oportunidades únicas de contacto entre as celebridades e os fãs.

Este ano, numa das activações, o Millennium bcp teve ao dispor de quem visitasse o seu stand um caricaturista, que enviava o trabalho final por email; além disso, houve um quiz com perguntas sobre ténis e surf, com prémios relacionados com desporto. Uma outra activação no evento envolveu uma parceria com a Santini, que criou em exclusivo o sabor Millennium bcp. Para o saborear, os clientes com acesso à banca online tinham apenas de mostrar a App Millennium no local e fazer a leitura de um QR code.

Noutra vertente, o Slice Lounge é o local onde os visitantes podem ter uma experiência mais exclusiva do evento e onde o Millennium bcp está presente com um espaço logo na entrada, no Welcome Desk, e outro espaço no interior da tenda VIP.

No que diz respeito à divulgação do torneio, o Millennium bcp rea l iza vár ias acções que ajudam a publ icitar o Millennium Estoril Open, nomeadamente através das sucursais, do site e de passatempos realizados nas redes sociais. Além disso, é dada aos clientes a possibilidade de adquirirem bilhetes com 25% de desconto.

O MELHOR TENISTA PORTUGUÊS

No mesmo ano em que iniciou o patrocínio do Millennium Estoril Open, em 2015, o Millennium bcp tornou-se também patrocinador do melhor tenista português de sempre, João Sousa. Actualmente, com 34 anos, o atleta «colocou em lugar de destaque o nome de Portugal, neste desporto, por todos os locais do mundo onde tem jogado». O “Conquistador”, como é apelidado, começou a jogar ténis com apenas cinco anos, com o seu pai, Armando Marinho Sousa. Desde sempre os pais de João Sousa têm sido um apoio incondicional no seu percurso: «Sem o apoio dos meus pais e do meu irmão nunca teria conseguido ser tenista e alcançar muitas das minhas metas e vitórias. São peças vitais na minha carreira profissional », afirma João Sousa.

Aos 15 anos, decidiu que queria ser tenista profissional e resolveu ir para Barcelona treinar com esse objectivo. Ao longo da sua carreira, já contou com vitórias em vários torneios ATP (todos de categoria 250): Pune (2022), Millennium Estoril Open (2018), Valência (2015) e Kuala Lumpur (2013). No dia 15 de Outubro de 2012, estreou-se no Top 100 ATP ao entrar para o 99.º lugar. Em 2016 chegou ao seu melhor ranking de sempre em singulares (28.º) e também já chegou à 26.ª posição em pares.

Para o Millennium bcp, «o João representa, claramente, os valores pelos quais o banco se guia. É um lutador e um perfeccionista, e é por isso que tem o estatuto de melhor tenista português de sempre. Com a sua presença, disponibilidade, e forma como representa a marca Millennium, é o nosso embaixador para o ténis».

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Desportos de raquetes”, publicado na edição de Maio (n.º 322) da Marketeer.

Artigos relacionados