Millennials estão menos optimistas

2016 foi um ano desgastante para a Geração Millennial que procura, agora, estabilidade e oportunidades de emprego. A conclusão é do “Millennial Survey” da Deloitte, que indica ainda como fontes de stress eventos como o Brexit, eleição presidencial norte-americana e atentados terroristas na Europa. Todos eles abalaram a confiança e optimismo destes jovens.

De acordo com o novo estudo, realizado em 30 países, os Millennials afirmam ser menos provável deixar a segurança dos seus empregos, mostrando-se mais preocupados com o ambiente de incerteza. Nos países emergentes, 71% dos Millennials espera ter uma situação financeiramente melhor do que os seus pais e 62% espera superá-los a nível emocional. Já nos mercados desenvolvidos, apenas 36% e 31%, respectivamente, prevê cenários melhores aos dos seus pais. Só em 11 dos 30 países abrangidos pelo estudo é que a maioria espera ser mais feliz do que a geração anterior.

«Este pessimismo é um reflexo de como as preocupações pessoais dos Millennials mudaram», afirma Punit Renjen, CEO da Deloitte Global. O responsável lembra que, há quatro anos, eram as mudanças climáticas e a escassez de recursos a liderar o top de preocupações. Agora, surgem o crime, corrupção, guerra e tensões políticas.

O emprego torna-se, por isso, também uma das áreas mais importantes para esta geração, que já não se sente tão à vontade em trabalhar exclusivamente como freelancer ou ficar na mesma empresa apenas alguns anos. Gonçalo Simões, sócio e líder de recrutamento da Deloitte Portugal, sublinha que, como consequência, os empregadores terão de «repensar as suas propostas de valor, para uma perspectiva de valorização da carreira aliada à promoção do bem-estar nas organizações».

Os Millennials estão também à procura de oportunidades de emprego através das quais possam gerar algum tipo de impacto. Aliás, o mesmo inquérito da Deloitte revela que os trabalhadores da Geração Millennial a quem é oferecida a hipótese de contribuir para instituições de solidariedade apresentam níveis de lealdade superiores aos restantes.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Tem dificuldade em encontrar espaços para conferências? Há salas renovadas em Lisboa.
Automonitor
Volvo quer impacto climático neutro em 2040