Mercado de produtos tecnológicos continua em queda

No terceiro trimestre de 2015, o Mercado Português de Produtos Tecnológicos (TCG) alcançou os 626 milhões de euros, registando uma queda de 5%, cenário em linha com o verificado nos últimos resultados do estudo GfK Temax. Durante este período, os únicos sectores com resultados positivos foram os de Grandes Electrodomésticos e Telecom, que apresentaram um ligeiro crescimento. Os restantes (Foto, Electrónica Consumo, Informática e Pequenos Domésticos) ficaram-se pelos valores negativos.

Quanto aos bons sinais vindos do sector de Grandes Electrodomésticos, o mesmo estudo justifica com a “boa performance do mercado de venda de casas e o crescimento do crédito ao consumo e do crédito às famílias“. Durante o terceiro trimestre deste ano, cresceu 3%. Por sua vez, o desempenho positivo das Telecomunicações deve-se, em grande parte, aos smartphones, que cresceram 17% face ao período homólogo de 2014. As telecomunicações valeram mais de 500 milhões de euros neste período, acrescenta o GfK Temax.

O sector dos Pequenos Electrodomésticos caiu 3% mas a época do Natal poderá ainda salvar o ano, segundo o mesmo estudo. As quebras na Electrónica de Consumo e na Fotografia foram de 11 e 20%, respectivamente, no terceiro trimestre de 2015.

Nas Tecnologias de Informação, verificou-se uma tendência negativa de 13%, e, em Office Equipment, a queda foi de 3%.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
A sua empresa pode fazer sorrir crianças hospitalizadas. Saiba como.
Automonitor
Novo Alpine A110S pronto para encomendar em Portugal