Meo: Apoiar em todos os campos

É uma parceria de sucesso, coroada de êxitos, aquela que liga a Altice Portugal e as suas marcas à Federação Portuguesa de Futebol (FPF). A relação entre o grupo de telecomunicações e a entidade máxima do futebol nacional tem um longo passado histórico – desde 1998 a elevar o nome de Portugal no panorama internacional do desporto-rei.

Prova disso é que, actualmente, o acordo entre a Altice Portugal e a FPF abrange não apenas o patrocínio à Selecção Nacional de futebol, mas também às Selecções de futsal e futebol de praia, masculinas e femininas. O MEO tornou-se inclusive a primeira marca a estar associada a todas as Selecções representadas pela federação. Esta associação permite à Altice e às suas marcas estarem presentes nos equipamentos oficiais de treino, ter exposição publicitária em campo e presença em acções de marketing, eventos ou lançamento de produtos e serviços associados às Selecções Nacionais.

A ligação à Selecção Nacional assumiu-se desde sempre como uma dimensão estratégica para a Altice na área dos patrocínios e activação de marca, sendo um veículo de aproximação a todos os portugueses, em particular nos momentos em que o apoio à(s) equipa(s) de todos nós se reveste de uma maior relevância – alturas de grandes competições, como o Campeonato Europeu de Futebol Feminino e como será, certamente, o Campeonato do Mundo Masculino do Qatar, no final deste ano.

«A associação às Selecções advém de uma estratégia de proximidade a todos os portugueses, independentemente da idade, género ou estrato social, de apoio aos nossos campeões e dinamização da sociedade em torno de valores, como a persistência e a superação, a levantar mais alto o estandarte de Portugal. A dimensão mundial que as nossas Selecções aportam aumenta o alcance da nossa mensagem e da associação às nossas marcas», afirma João Epifânio, Chief Sales officer B2C da Altice Portugal.

Esta faceta democrática e diversa é assim um dos atributos que têm levado a Altice, em particular o MEO, a investir neste território. «Tratando-se de um tema agregador e preferencial das famílias portuguesas, a comunicação surge como elo eficaz entre o MEO, a modalidade e os consumidores, levando à criação de memórias e reforçando a forma como os portugueses se identificam e se conectam com a marca. O objectivo é fazer com que os nossos clientes sintam que, tal como a Seleçcão é de todos os portugueses, também o MEO é uma marca de todos», reitera.

A parceria com o embaixador Cristiano Ronaldo, presença assídua nas campanhas publicitárias do MEO, tem sido também instrumental para aumentar a relevância e a notoriedade da associação da marca à modalidade e à portugalidade. «Cristiano Ronaldo é, sem dúvida, um símbolo do nosso País, capitão da Selecção Nacional, um embaixador da modalidade e do desporto e um exemplo para todos, com a sua disciplina, trabalho, empenho e determinação. Mas também um exemplo de superação de um jogador que chegou ao patamar mais alto e planetário da modalidade», começa por dizer João Epifânio. E acrescenta: «O balanço desta parceria é francamente positivo e as campanhas que desenvolvemos com Cristiano Ronaldo têm sempre um impacto muito positivo e de grande notoriedade para a marca.»

PELA INOVAÇÃO DIGITAL NO FUTEBOL

Mais do que um patrocinador da FPF, a Altice Portugal assume- se como uma parceira tecnológica desta instituição no sentido de dotar a federação dos melhores meios tecnológicos necessários à transformação digital da modalidade, em muito ditada pelas expectativas e actuais exigências dos consumidores. Exemplo disso é o facto de ter desenvolvido a tecnologia que suporta o Vídeo-Árbitro.

O consumo de conteúdos mudou radicalmente nos últimos anos, e os conteúdos de futebol não são excepção. Hoje, há um novo paradigma de consumo de desporto e em particular de experienciar o futebol. É também com a missão de promover uma experiência de futebol global e imersiva, através das mais variadas plataformas, que a Altice e o MEO se associam à FPF.

O novo MEO GO, recentemente lançado e pensado para uma utilização plena em mobilidade, permite que os adeptos acompanhem os resultados em directo de todos os jogos em curso e que assistam aos seus jogos favoritos a qualquer momento e em qualquer lugar.

No Mundial do Qatar, pela diferença horária face ao nosso País, muitos dos jogos decorrerão num horário em que não estamos em casa. Com este serviço, o MEO amplia, fora de casa, a experiência de consumo imersivo de futebol da TV do MEO, a que já nos habituámos em casa.

«O comportamento dos consumidores está em constante mudança e não apenas na forma como consomem futebol. As alterações são relativas a todos os conteúdos e nas várias plataformas disponíveis. Compete, por isso, às marcas estarem a par das tendências, ou mesmo antecipá-las, e acompanhar estes novos comportamentos para disponibilizarem as melhores soluções e serviços ao consumidor», refere o responsável.

É com este mindset que o MEO vai continuar a consolidar a sua associação à portugalidade e ao que faz de nós humanos. «Portugal é um país que vive de forma muito próxima as emoções do futebol, sendo uma modalidade que tem uma grande visibilidade pública. Nesse sentido, o retorno que traz à marca é essencialmente social, com forte impacto no grande público e nos adeptos que vão aos estádios, ou que acompanham a modalidade através das plataformas do MEO, seja dentro, seja fora de casa», conclui João Epifânio.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Marcas no Futebol”, publicado na edição de Julho (n.º 312) da Marketeer.

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