MDS: Uma forma diferente de escrever sucesso e inovação

Do Porto para o mundo: 40 anos a abrir novos caminhos.” Podia ser este o título de um livro, ou de um filme, sobre o percurso do Grupo MDS ao longo das suas quatro décadas de história. Fundada em 1984, como um corretor cativo da Sonae, todo o caminho percorrido desde então tem-se caracterizado por uma aposta aparentemente simples, mas diferenciadora – inovar sempre e a todos os níveis, apostando na multiespecialização, na expansão internacional, nas pessoas, em tecnologia e na constante procura por novos serviços e soluções que acrescentem valor aos clientes nas áreas de corretagem de seguros e resseguros, consultoria de risco e gestão de benefícios.

Hoje, é a empresa portuguesa do sector financeiro mais internacionalizada, com um volume de negócios próximo de 145 milhões de euros e mais de 1250 colaboradores de 15 nacionalidades nos seus 45 escritórios em 11 países. É caso para dizer que é obra.

A história da forte expansão da MDS começa com a entrada, em 2000, de José Manuel Fonseca, como CEO, dando-se início a um crescimento significativo da empresa, tanto por via orgânica como através de aquisições em Portugal e no exterior, a par do desenvolvimento de parcerias que a iriam aproximar dos players mundiais mais relevantes.

O primeiro passo da internacionalização acontece em 2001, com a compra da First Assur, uma corretora francesa de internet – uma operação que representa o primeiro investimento português num broker estrangeiro, um sinal claro da estratégia de inovação, aposta em know-how especializado, criação de sinergias com parceiros internacionais e denota o posicionamento pioneiro da MDS com a entrada num segmento emergente à época.

Mas a ambição de crescer não ficou por aqui. Logo no ano seguinte, deu-se a entrada no gigante mercado brasileiro, com a compra de 45% da Lazam. Desde então tem vindo a expandir a sua actividade no Brasil e hoje está entre os maiores brokers do País.

Seguiram-se investimentos no Reino Unido (algo único feito por um corretor de seguros português até aos dias de hoje), em Espanha e a criação em Malta da HighDome, uma Protected Cell Company que permitiu ao grupo expandir a sua área de actuação, através da criação de soluções sofisticadas de retenção de risco. Esta aposta, a par da RCG (empresa especializada em consultoria de risco) e da Reinsurance Solutions (corretora de resseguro), representa a capacidade da MDS em inovar e ser multiespecialista.

Em 2013, o grupo rumou ao continente africano, com o arranque das operações em Angola, onde, ao fim de uma década de crescimento e parcerias sólidas, atingiu a liderança do mercado. Três anos depois, deu um novo passo relevante com a chegada a Moçambique. A MDS África pretende não só acompanhar a internacionalização das empresas portuguesas, como também ser uma referência no universo da lusofonia, completando a oferta já existente no Brasil e em Portugal. Como refere José Manuel Fonseca, tal permite «fechar o triângulo virtuoso do Atlântico».

2023 foi mais um ano histórico que levou o grupo a novas geografias – Chipre, Chile, EUA e México, dando cada vez mais corpo ao seu estatuto multinacional.

Este posicionamento internacional é potenciado pela Brokerslink – uma ideia visionária do CEO do Grupo MDS que, em 2004, conduziu à criação daquela que é hoje uma das maiores redes globais de corretores de seguros, actualmente presente em 133 países. Através da Brokerslink, a MDS disponibiliza às empresas multinacionais uma gestão à escala global e integrada dos seus programas de seguros e risco.

De olhos postos no mundo, a expansão da MDS também se tem feito em território nacional. A par do crescimento orgânico, a estratégia de aquisições levou a MDS à liderança do sector em Portugal em 2005 – posição que assume desde então –, tendo vindo a ampliar a sua presença geográfica através dos seus escritórios e de uma rede de parceiros presentes em todo o País, assegurando assim um serviço de proximidade.

THE ARDONAGH GROUP: UM NOVO CAPÍTULO

O final de 2022 assinala um novo marco na vida do Grupo MDS, com a sua integração no grupo inglês de corretagem, Ardonagh, que ocupa o 15.º lugar do ranking mundial do sector.

A MDS, que o mercado já reconhecia pelo investimento em tecnologia, inovação e especialização, passa a ter acesso a ainda mais recursos, que beneficiam os stakeholders do grupo.

«Neste novo capítulo, a nossa ambição, que sempre foi grande, é continuar a crescer, oferecendo soluções inovadoras e os mais altos níveis de serviço aos nossos clientes em todo o mundo», destacou José Manuel Fonseca.

Não foi por acaso que um grupo da dimensão da Ardonagh “olhou” para a MDS: reflecte o seu prestígio internacional, a qualidade e competência dos seus gestores e colaboradores, a par da sua significativa presença global, quer por via directa, quer através da Brokerslink.

Ao longo dos últimos anos, a MDS tem feito um investimento contínuo em inovação tecnológica, uma estratégia que tem resultado na implementação de processos mais eficientes e simplificados e no lançamento de novos produtos e soluções totalmente digitais, tendo sempre em vista a melhoria da experiência do cliente.

É o caso do assistente virtual Will e da myMDS, a app pioneira no mercado português na gestão de seguros e património, e que também está disponível no site mdsgroup.pt através da “Área de cliente myMDS”. Entre os projectos inovadores inclui-se ainda o “Next Best Offer”, um modelo preditivo optimizado que permite definir a oferta de produtos mais adequada a cada cliente.

Destaca-se também o lançamento de soluções como o TechSafeGo, que permite subscrever um seguro para dispositivos móveis usados, através de uma aplicação que efectua o diagnóstico dos mesmos e certifica aqueles que são elegíveis à subscrição da apólice; e do FlySafeGo, que oferece a possibilidade de subscrever online um seguro de responsabilidade civil para drones para o período de tempo de utilização do equipamento, tendo sido o primeiro seguro para drones pay as you use na Europa.

Esta estratégia de transformação digital da MDS levou a que fosse distinguida nos Portugal Digital Awards com a app myMDS, tendo também recebido duas vezes o estatuto de Inovadora COTEC, que reconhece as empresas nacionais que se destacam pelo seu investimento em inovação, robustez financeira e prestação económica, enquanto exemplos de criação de valor para o País.

O reconhecimento é também internacional. José Manuel Fonseca foi distinguido em 2018 pela FERMA (Federation of European Risk Management Associations) como “Broker Leader of the Year”, um prémio concedido pela primeira vez a um português pelo trabalho desenvolvido na promoção e dinamização da gestão de risco, e a MDS foi a única empresa portuguesa a ser nomeada como “Broker Innovation of the Year” nos European Risk Management Awards, também da FERMA, em 2021 e 2023.

Mas a história da MDS – uma empresa igualmente comprometida com o apoio a iniciativas que contribuam para o desenvolvimento da sociedade em áreas como a cultura, arte e o desporto – não vai ficar por aqui. O crescimento, a inovação, a ambição e o foco no cliente vão continuar a levar esta marca a crescer e a levar o nome de Portugal ao mundo.

«Sabemos que liderar não é apenas ser o primeiro. Ser líder é, antes de mais, abrir horizontes, inovar, acrescentar valor. Esta visão, que ao longo destes anos nos trouxe para onde estamos, é a mesma que vai continuar a indicar-nos o caminho a seguir, sempre focados na excelência e na inovação», conclui o CEO do Grupo MDS.

A MISSÃO DA PARTILHA DE CONHECIMENTO

Como corretor de seguros e consultor de risco que actua à escala global, o conhecimento é um pilar fundamental e o Grupo MDS assume como missão difundi-lo, acreditando que esta aposta faz a diferença na promoção da literacia em seguros. Foi com este propósito que a empresa lançou as MDS Publications, um conjunto de publicações, entre as quais se incluem projectos como a FULLCOVER, uma revista lançada em 2009 e distribuída mundialmente e que, ao longo das suas edições, tem dado voz a reputados especialistas nacionais e internacionais de diversas áreas, que têm contribuído para a difusão de conhecimento sobre temas como seguros, economia, gestão, direito, recursos humanos, tecnologia, entre outros. Destaque também para a colecção de livros Keep it Simple, de textos curtos e objectivos que pretendem descomplicar temas relevantes do sector de seguros e gestão de risco, e da colecção Faces of Insurance, que apresenta a história de vida de algumas das figuras mais influentes no sector segurador a nível mundial. Estas publicações editadas pela MDS já ultrapassaram as barreiras do físico e estão agora todas reunidas num único site. Para além de permitir aceder de forma fácil e rápida ao repositório com todas as publicações, este novo portal disponibiliza inúmeros conteúdos exclusivos de diversas áreas – geopolítica, economia, saúde, tecnologia, jurídico, educação, entre muitas outras. Pode descobrir este novo espaço de partilha de conhecimento em thefullcover.com.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Seguros”, publicado na edição de fevereiro (n.º 331) da Marketeer.

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