Mapfre: Ajudar quem ajuda

A seguradora Mapfre, através da Fundação Mapfre, anunciou uma doação no valor de cerca de 200 mil euros para ajudar no combate à Covid-19. A estratégia contempla várias acções a nível nacional que arrancaram com a entrega de quase duas toneladas de material de protecção individual para o Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC), entre máscaras, luvas, viseiras e fatos de protecção.

«Vivemos um momento em que todos devemos contribuir de forma clara e transparente, num apoio relevante para a sociedade. Por isso é fundamental participar activamente no combate a esta pandemia. Estamos muito orgulhosos de poder participar e ajudar nesta luta que o mundo está a travar», afirma Luis Anula, CEO da Mapfre em Portugal.

O Hospital de Santa Marta, um dos seis hospitais do CHULC, organizou-se para dar resposta no combate aos efeitos das medidas de contenção, que se reflectem no facto dos doentes com necessidades reais de assistência não estarem a deslocar-se a esta unidade hospitalar. «Por esse motivo, foi criada uma task force para reforçar a oferta de cuidados e impulsionar o regresso dos nossos doentes. Fazemos um agradecimento sincero a todos os que nos têm ajudado a cumprir este objectivo», afirma Anabela Ferreira da Costa, administradora adjunta ao Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central.

A nível mundial, o Grupo Mapfre, através da Fundação Mapfre, destinou 35 milhões de euros para apoiar vários projectos de combate à pandemia. A título de exemplo, doou 20 milhões para compra de ventiladores, material médico e de protecção em 27 países; cinco milhões foram destinados ao Conselho Superior de Investigações Científicas para acelerar a investigação de uma vacina para a Covid-19; por último, 10 milhões de euros foram alocados para assistência psicológica, suprir bens de primeira necessidade, ajudar a recuperar o emprego em Espanha, um dos países mais afectados por esta pandemia.

O grupo participou ainda no financiamento do fabrico de um protótipo de ventilador, projectado pela The Open Ventilator, uma equipa de investigadores espanhóis. A seguradora explica que, devido ao apoio da Universidade Rey Juan Carlos, está prestes a obter autorização da Agência Espanhola de Medicamentos, que permitirá a produção em massa de ventiladores funcionais, a baixo custo e sem fins lucrativos.

Medidas para responder aos desafios

Em Portugal, a Mapfre continua a seguir a estratégia internacional do grupo e a sua actuação perante a Covid-19, que se baseia em três linhas de acção: proteger as pessoas, salvaguardar a actividade económica, especialmente o emprego, e ajudar a sociedade a superar o impacto que esta crise mundial irá provocar a curto e médio prazo.

No final de Fevereiro, a Mapfre tinha já activado o seu Plano de Continuidade de Negócio, tendo seguido as orientações da Direcção-Geral da Saúde e as devidas medidas preventivas e profilácticas. A 16 de Março, 70% dos seus colaboradores já estavam em teletrabalho e dois dias depois de declarado o estado de emergência, 100% dos colaboradores passaram a trabalhar neste regime.

Simultaneamente, a seguradora comunicou com todos os seus clientes e distribuidores e tomou medidas para apoiar as PME e empresários individuais, alargando os prazos de pagamentos, permitindo fraccionamentos sem encargos, e flexibilizou os procedimentos de contratação para particulares e empresas.

Detecção precoce online

A pensar em todos os que pretendem fazer uma avaliação inicial do seu estado de saúde antes de se deslocarem a uma unidade hospitalar, a Mapfre disponibilizou ainda, no seu site, um assistente de sintomas online, gratuito e de livre acesso a toda a população.

Este assistente virtual foi desenvolvido em parceria com a Escola de Medicina da Universidade do Minho, a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, a Automaise e a HLTSYS. O objectivo é dar resposta a dúvidas e dar recomendações relacionadas com a Covid-19, fazendo uma triagem com base nas informações e situação clínica fornecidas por cada utilizador.

«A disponibilização deste assistente virtual baseado em Inteligência Artificial, de acordo com os algoritmos disponibilizados pela Direcção-Geral da Saúde, além de ser um contributo muito importante para controlar a doença, é mais uma iniciativa que demonstra que, nesta pandemia, a nossa principal preocupação é a protecção das pessoas, dos nossos colaboradores, familiares e clientes», refere Luis Anula.

Cuidados à distância

Para minimizar os riscos de saúde resultantes das idas a consultas médicas, a Mapfre recordou aos seus clientes de que podem usufruir dessas mesmas consultas no conforto de suas casas. Assim, no seu plano de fidelização “Cuidamos de Ti”, a seguradora disponibiliza um conjunto de serviços gratuitos e exclusivos para todos os clientes Ouro e Platina, entre eles esta possibilidade de realizar uma consulta à distância.

O serviço de Consulta Médica permite a realização de uma consulta de saúde online/telefónica junto de uma equipa de médicos de medicina geral e familiar. Além disso, o cliente Mapfre pode anexar um ficheiro ou imagem para a equipa médica analisar, como por exemplo, as últimas análises ao sangue ou uma radiografia.

A Mapfre menciona alguns exemplos de utilização destes serviços que podem ser úteis na fase que estamos a passar: o teletrabalho está a deixá-lo com dor nas costas e isso está a afectar a sua produtividade? Apresenta sintomas de doença por Covid-19? Tem sintomas de outra doença? Precisa de uma prescrição médica e não se quer dirigir a um estabelecimento de saúde?

Para usufruir do serviço disponível neste plano, o cliente precisa apenas de escolher a consulta desejada, bem como a forma como pretende que aconteça: pode escolher por e-mail ou via telefone.

Outro serviço disponível é o Segunda Opinião Médica, que permite obter o parecer de especialistas internacionais. Durante todo o processo, o cliente será guiado por um médico da equipa da Advance Medical, parceira da seguradora na prestação destes serviços, que auxiliará a rever o historial clínico e as evidências médicas complementares necessárias para obter o melhor resultado do serviço. O objectivo do serviço é oferecer tranquilidade e segurança na decisão do melhor tratamento a seguir. O serviço proporciona uma reanálise do diagnóstico e do tratamento, identifica tratamentos alternativos, e fornece recomendações específicas sobre a patologia, através de especialistas nacionais e internacionais.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Seguros”, publicado na edição de Maio (n.º 286) da Marketeer.

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