Mais de 130 mil pessoas estiveram a olhar para nada

A agência norte-americana Solve criou um vídeo em que durante quatro minutos a única coisa que se vê é a cor branca e nem a audição escapa a este vazio. Não há qualquer tipo de imagem, som ou descrição durante este tempo. Porquê? Para provar que existem métricas mais eficazes do que o número de visualizações.

Das mais de 130 mil pessoas que assistiram ao vídeo, 22% esteve, de facto, quatro minutos a olhar para nada, sendo que a duração média de visualização foi de 2’26’’, ou seja, 61% do vídeo que, na verdade, foi colocado no YouTube como um anúncio. Por isso, a Solve teve de pagar ao YouTube por cada utilizador que viu pelo menos 30 segundos do “The Blank Video Project”.

No entanto, os números podem enganar e é aqui que a agência quer chegar. É que na descrição do vídeo estava o link directo para o site da Solve mas apenas 1% dos espectadores clicaram no mesmo, o que significa que não importa o número de visualizações se, depois, não existe nenhum efeito.

A Solve advoga, em declaração ao Adweek, que o número de gostos e partilhas pode ser mais relevante já que, pelo menos, estão a aumentar o alcance que determinado anúncio tem.

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