Lusíadas Saúde: Proximidade em segurança é a prioridade

A Lusíadas quer continuar a cuidar dos seus clientes e das suas famílias com a máxima garantia de segurança. Face aos actuais constrangimentos e medidas para a prevenção do contágio de Covid-19, a Lusíadas Saúde lançou um serviço que permite aos médicos realizar consultas através de vídeo e evitar as deslocações não essenciais dos clientes às unidades do grupo. O serviço de Consultas Médicas Online está disponível em todas as unidades do grupo no Norte, Grande Lisboa e Algarve, desde o dia 23 de Março. O leque inicial de consultas de especialidade tem vindo a ser, gradualmente, alargado a mais especialidades e serviços.

«Reconhecemos a necessidade de continuar a cuidar de todas as pessoas, garantindo o normal funcionamento das consultas de todas as especialidades médicas. Assim, este serviço vem dar resposta a essa necessidade, ao mesmo tempo que garante a máxima segurança dos profissionais de saúde e da população», explicou Vasco Antunes Pereira, CEO da Lusíadas Saúde, aquando do lançamento do serviço.

Numa altura de isolamento social, o serviço foi criado a pensar naqueles que continuam a precisar de cuidados médicos não relacionados com a Covid-19 e para quem a atenção médica não pode simplesmente deixar de existir.

Nuno España, director de Marketing, Communications & Customer Management da Lusíadas Saúde, conta que a criação do Serviço das videoconsultas Lusíadas Saúde foi o acelerar e o antecipar de uma solução de futuro que acreditam ser incontornável. «Essa antecipação, que teve como primeira prioridade continuar a servir quem nos procura, implicou que, ao invés de desenvolver-mos internamente uma solução específica para o efeito, optássemos por escolher fazê-lo com um parceiro especializado em telemedicina, que nos ofereceu todas as condições tecnológicas e de segurança necessárias para voltarmos a aproximar os nossos profissionais dos seus doentes neste período tão complicado para todos.»

Uma forma de, através do smartphone ou computador, os clientes acederem facilmente a uma videoconsulta com os especialistas, a partir de sua casa, com toda a tranquilidade e segurança.

«Temos vindo a recolher vários testemunhos sobre o funcionamento e utilidade desta ferramenta junto de profissionais de saúde e clientes e o feedback tem sido muito positivo», garante Nuno España. Não só ambos os lados têm demonstrado uma adesão maioritariamente fácil e bem conseguida à plataforma, como os clientes têm mostrado grande satisfação por voltar a ter contacto com os seus médicos, nalguns casos com vários anos de relacionamento entre eles, num momento caracterizado pela insegurança e pelos receios em torno da própria saúde e dos respectivos familiares. «Nessas interacções temos recebido também feedback muito construtivo que nos tem permitido limar arestas do processo de modo a torná-lo cada vez simples e eficaz para todos.»

Mas nem tudo são rosas. A verdade é que Portugal tem uma vasta percentagem de população idosa e a barreira tecnológica acaba por ser um dos desafios – «uma vez que nem todos os clientes têm acesso à tecnologia ou estão totalmente familiarizados com a mesma». Além disso, para alguns profissionais de saúde o serviço exige novas formas de adaptação durante a prática clínica. Acresce a falta da proximidade habitual entre o médico e o doente. No entanto a mudança «acaba por ter menos impacto neste momento das nossas vidas, pois as pessoas aceitam mais facilmente que esta é, agora, a melhor solução possível», explica o mesmo responsável que lembra que «a tecnologia tem a capacidade de aproximar as pessoas em tempo real, de forma assídua e com menos contratempos». E, na actual conjuntura, garantindo a segurança máxima de ambas as partes.

O número de médicos e clientes a demonstrar vontade de usar o serviço tem crescido diariamente e os responsáveis acreditam estar a dar os primeiros passos numa área que marcará o negócio no futuro. «Acreditamos que este serviço poderá vir a ser uma solução permanente para diversas especialidades médicas e situações específicas, essencialmente naquelas em que é possível fazer um acompanhamento à distância», acrescenta Nuno España, lembrando que as videoconsultas dão maior liberdade ao cliente que, independentemente da sua condição clínica ou da sua localização, tem acesso facilitado e imediato ao seu médico.

Reforço na aposta nos conteúdos digitais

Para responder às múltiplas questões levantadas pela pandemia de Covid-19, a Lusíadas Saúde decidiu criar uma nova área no Blog Lusíadas dedicada em exclusivo à doença, seguindo uma estratégia de conteúdos desenhada para ajudar as pessoas. Para tal, a marca quer endereçar as suas principais dúvidas fornecendo-lhes respostas que contam sempre com a validação médica dos especialistas Lusíadas. Esta nova página conta, ainda, com uma área que centraliza as comunicações da Lusíadas Saúde sobre a pandemia e as medidas e informações relevantes para os clientes que, por motivos de tratamento, exames e consultas, continuam a ter de se dirigir às unidades.

Dividida em três grandes categorias – Informações Essenciais, Comunicações Lusíadas e Conselhos para o dia-a-dia – a nova área pretende, além de guiar e informar os clientes, dar ferramentas aos leitores para enfrentarem a situação de pandemia da forma mais saudável possível, cumprindo a Missão da Lusíadas – ajudar as pessoas a viver vidas mais saudáveis. A estratégia passou pela produção de conteúdos mais dirigidos aos doentes crónicos porque são aqueles que estão entre os grupos que correm maior risco de doença grave por Covid-19, mas também dirigidos ao público em geral, com conselhos de alimentação adaptada ao isolamento, sugestões de exercícios físicos para idosos, maneiras de abordar a situação com as crianças, entre outros.

Até ao momento, os artigos publicados especificamente para responder às dúvidas sobre o novo coronavírus registaram um tempo médio de leitura de 5 minutos, o que revela o interesse do público pelos temas.

A estratégia combina a produção de artigos com a produção de vídeos. Neste último ponto, a Lusíadas quis apostar em conteúdo dirigido especialmente ao público mais jovem, com a produção de vídeos feitos por crianças com conselhos para outras crianças. A rubrica semanal “Dicas das Crianças” é uma abordagem mais lúdica e informativa, que pretende criar um momento de descontracção benéfico, tanto para os mais pequenos como para os adultos. Assim, os protagonistas partilham como é o seu quotidiano, dão sugestões de actividades que se podem praticar em casa e em família, ao mesmo tempo em que falam sobre o coronavírus e quais os principais cuidados a ter. Para além destes conteúdos, a Lusíadas está também a apostar na produção de vídeos com mensagens e conselhos dos especialistas endereça-dos aos diferentes grupos de risco, bem como à população em geral.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Marketing de Saúde”, publicado na edição de Maio (n.º 286) da Marketeer.

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