Jovens preferem o YouTube, mas TikTok ganha nas interacções com publicidade

Durante muito tempo, o YouTube foi o rei das plataformas de vídeo graças, em grande parte, ao facto de não existir um verdadeiro concorrente directo. Contudo, com o surgimento e disseminação do TikTok, o caso mudou de figura e agora ambos lutam pela atenção do público. Mas qual será o vencedor?

De acordo com o estudo “The Social Effect”, elaborado pela plataforma de dados Channel Factory e partilhado pelo WARC, os jovens britânicos têm três vezes mais tendência para utilizar o YouTube do que o TikTok, embora interajam mais com os anúncios do segundo do que do primeiro.

Os dados demonstram que 88% dos dois mil inquiridos, pertencentes à Geração Z, Millennial e Geração X, utiliza maioritariamente o YouTube – esta percentagem sobe para 93% nos adultos da Geração Z (entre os 18 e os 29 anos) –, seguido das plataformas da Meta (73%), do TikTok (54%) e do Snapchat (51%).

No que diz respeito aos anúncios, os resultados dos inquéritos revelam que aqueles que se alinharem com o conteúdo da plataforma em que se inserem têm um retorno de investimento 17% mais elevado. Além disso, é mais provável os Millennials e a Geração X partilharem um anúncio que achem relevante (64% e 57%, respectivamente) e a Geração Z se a acção publicitária for engraçada (59%) ou criativa (57%).

«Parece que os anúncios não só estão a influenciar as decisões de compra da próxima geração como a providenciar uma forma relevante de as marcas interagirem com o seu público», diz Rob Blake, managing director da Channel Factory no Reino Unido.

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