Jacques Séguéla (fundador da Havas) é protagonista de campanha da agência Coming Soon

A Coming Soon, agência lançada por Pedro Bexiga e Marcelo Loureço em 2018, está a comemorar o seu aniversário de cinco anos (e meio) com um filme protagonizado por Jacques Séguéla, publicitário francês e líder criativo do Grupo Havas.

«Jacques Séguéla é uma lenda da publicidade francesa e mundial, amigo de presidentes e o mítico fundador da famosa agência Euro RSCG, hoje Havas. Como se isso não fosse currículo suficiente, ele é autor da mais famosa frase do mundo publicitário: ´Não conte à minha mãe que eu trabalho em publicidade; ela ainda acha que eu toco piano num bordel´», comenta Marcelo Lourenço.

Quando a dupla de criativos decidiu deixar a network Havas para começar a sua própria agência, recebeu um convite do próprio Jacques Séguéla para um almoço em Paris. «Fomos até Paris já a saber que nada nos faria ficar. Mas um convite do Jacques simplesmente não se recusa», comenta Pedro Bexiga.

Em Paris, Jacques percebeu imediatamente que a decisão já estava tomada. «Já sabíamos que o Jacques era um génio da criatividade mas neste momento descobrimos que ele também era um gigante da generosidade», diz Marcelo Lourenço. «Nas duas horas a seguir tivermos uma masterclass sobre como lançar uma agência, com conselhos que moldaram o nosso futuro.» Um conversa na qual Jacques até sugeriu um nome para a agência, recorda Pedro Bexiga.

No final da conversa veio uma mensagem que deixou os futuros fundadores da Coming Soon comovidos. «Jacques disse-nos: “Quando lançarem a agência convidem-me para a inauguração para estar lá e dizer: o que qualquer mercado precisa são de boas agências a competir connosco. A Havas é a melhor mas estes senhores também são muito bons”.»

Agora, quase cinco anos e meio depois, Marcelo Lourenço e Pedro Bexiga voltaram a Paris para contar a história desta mítica reunião e relembrar com Jacques alguns dos conselhos que receberam na altura.

«Só mesmo o Jacques aceitaria um convite destes. Não é todo publicitário que aceita falar bem de uma agência que não seja a sua», diz Pedro Bexiga. «Uma generosidade que só mostra porque ele é uma lenda da criatividade.» O filme “Merci, Jacques” é a maneira da Coming Soon agradece essa generosidade.

“Merci, Jacques” conta com produção da Show Off Filmes, realização de Alexandre Montenegro e sound design da Mute.

Artigos relacionados