Há uma funcionalidade no WhatsApp que permite aos burlões roubar dinheiro. Fique atento

O WhatsApp é hoje uma das plataformas de mensagens mais utilizadas no mundo para comunicar, seja por mensagem, por áudio ou por chamada e até videochamada. Porém, com a popularidade vêm também os riscos e, a par das diversas burlas que têm circulado através da app da Meta, junta-se uma nova forma de tentar obter os dados bancários dos utilizadores.

Tudo acontece através de videochamada, segundo relata a ABC Espanha. Algumas instituições bancárias denunciaram uma fraude crescente que aproveita as videochamadas do WhatsApp para roubar dinheiro. Isto é possível porque, quando estamos numa videochamada, a opção de partilha de ecrã está activada e, com certos estratagemas, é possível fazer com que um utilizador aceda à sua conta bancária enquanto partilha o ecrã.

A estratégia dos burlões consiste em fazerem-se passar pelo banco do utilizador e contactarem-no por WhatsApp, alegando que existe um erro na conta, utilizando uma fotografia de perfil e um nome que coincide com o do banco. Depois de dizerem qual é o problema, convidam-no a fazer uma videochamada para o resolver electronicamente, altura em que pedem para partilhar o ecrã.

Uma vez partilhado o ecrã, dirão para aceder à aplicação do banco, ou seja, à conta online, e poderão ver como é introduzida a palavra-passe, que será guardada e utilizada para entrar mais tarde e deixar a conta a zeros ou fazer compras e transferências.

Assim, de forma a não cair neste tipo de burla, saiba que nenhuma entidade bancária pedirá os dados de acesso à conta nem fará uma videochamada pelo WhatsApp para resolver qualquer tipo de problema.

Artigos relacionados