IPAM: Líderes em formação

Quantos programas de pós-graduação em Portugal podem dizer que em pouco mais de 10 anos realizaram um total de 65 edições com mais de 1600 alunos, em Lisboa, Porto, Açores e regime online para o mundo de língua portuguesa?

«Somos líderes de mercado desde o lançamento da pós-graduação, os profissionais aqui formados têm vindo a assumir posições de liderança na área do marketing digital em centenas de empresas em Portugal, Brasil, Angola, entre outros países», assegura Filipe Carrera, coordenador da Pós-Graduação em Marketing Digital do IPAM. Mas nesta escola queremos mais ainda, pelo que o caminho passa pela inovação e pela melhoria contínua.

Filipe Carrera lembra que quando iniciaram a primeira edição em Março de 2010, com uma turma cheia com apenas um mês de promoção, surpreendeu os responsáveis da formação de executivos do IPAM ao dizer que estava desiludido. «E a razão era simples. Para mim era óbvio que o mercado português necessitava urgentemente do programa que oferecíamos e tínhamos apenas quarenta alunos, quando devíamos ter centenas ou mesmo milhares», conta.

O tempo veio a dar-lhe razão. Na actualidade, um profissional das áreas de marketing e comunicação que não tenha um entendimento profundo do ambiente digital está totalmente obsoleto.

E prova disso é o facto de, em Abril de 2020, em pleno confinamento, terem iniciado três edições da pós-graduação em regime tanto presencial (Lisboa e Porto), como em regime online.

O coordenador acredita que mais do que competências digitais, os profissionais de marketing têm que ser digitais, têm que ser amos da tecnologia e não seus escravos, têm que utilizar a tecnologia para aumentar a sua eficiência e eficácia e não por ser o que está na moda. «Temos a tecnologia que nem sonhávamos há vinte anos, mas continua a haver barreiras por parte dos recursos humanos. » E o que o IPAM se propõe é, precisamente, trabalhar na transformação digital das pessoas.

E foi precisamente com uma transformação digital que começou a ser escrita a história desta pós-graduação quando, há 11 anos, Filipe Carrera foi convidado para a criar e insistiu em promovê-la apenas por meios digitais. Foi uma inovação no meio universitário, de tal maneira que teve que ser o próprio a fazer as primeiras campanhas.

Devido a essa aposta nos meios digitais, desde o primeiro momento, os novos alunos chegam ao IPAM através das campanhas digitais e também através de uma enorme quantidade de conteúdos em vídeo sobre marketing digital produzidos por docentes, alunos e antigos alunos.

«A todos os potenciais alunos, eu convido a conhecer os nossos alunos e docentes através destes conteúdos, que são a melhor prova do nosso compromisso em formar profissionais verdadeiramente digitais», desafia.

Docentes estão no terreno

O coordenador da pós-graduação acredita que a base do sucesso extraordinário deste programa está na adaptação permanente às necessidades de mercado, concebido e ministrado por docentes que são profissionais que estão no terreno todos os dias a trabalhar nas áreas que leccionam.

«Não temos como docentes “académicos” que um dia fizeram uma tese sobre o Marketing Digital. Os nossos docentes são profissionais que trabalham, vivem e respiram diariamente no ambiente digital.»

E sendo o Marketing Digital uma área tão dinâmica, fazem questão de fazer revisões de conteúdo a cada três meses. «Arrisco a dizer que somos a única pós-graduação em Portugal que faz revisões tão frequentes, sendo que os docentes têm autonomia para criar e adicionar novos conteúdos após essas revisões, em função das novas evoluções que surjam, entretanto», comenta.

Por isso, as edições iniciadas em Abril deste ano já incluem um novo módulo de Estratégia de e-Commerce, curiosamente planeado antes de terem surgido milhões de novos consumidores online, a que Filipe Carrera chama de pandémicos.

Tudo isso não descurando a visão 360º do Marketing Digital que o curso tem, abordando todas as áreas que um profissional nesta área deve dominar, desde Search Engine Marketing a Direito Digital, passando por Social Media, Data Mining e Métricas, Display Advertising, etc.

Profissionais sempre actualizados

Quando este programa foi concebido, os seus responsáveis pensavam que iriam ter profissionais das áreas de comunicação e marketing, mas foram surpreendidos por acabarem por ter uma grande variedade.

A transformação digital está a atingir todos os sectores e profissões. «Percebemos que os profissionais, independentemente da sua área, idade e habilitações, estão cada vez mais conscientes que se trata de uma questão de sobrevivência profissional abraçar o digital », comenta o coordenador.

Por isso têm profissionais dos 18 aos 65 anos, de múltiplas áreas com alguma predominância da comunicação e marketing, é certo, trabalhadores por conta de outrem, em transição de carreira e empreendedores.

E não faltam argumentos para convencer os mais cépticos em abraçar a formação. Na verdade, o mercado reconhece que esta Pós-Graduação em Marketing Digital é a mais adequada às suas necessidades e é por essa razão que é o programa líder nesta área. Acresce a existência de uma rede de profissionais reunida na comunidade virtual do curso, que conta na actualidade com mais de 1600 alunos, antigos alunos e docentes. E, não menos importante, há que lembrar a possibilidade de frequentar vitaliciamente os seminários da pós-graduação, permitindo uma actualização contínua dos alunos.

Filipe Carrera confessa que são contactados periodicamente por entidades que necessitam de profissionais na área de Marketing Digital e por isso têm estabelecido uma infinidade de parcerias com empresas e associações para facilitar o acesso dos alunos ao mercado de trabalho.

Têm parcerias com diversas empresas nacionais e multinacionais, como a Dinamize, WebHS, e-goi, Swonkie e Google. Estas parcerias dirigidas a melhorar a experiência dos alunos têm um duplo objectivo: por um lado, aumentar o conhecimento de ferramentas de Marketing Digital e, por outro, criar oportunidades de empregabilidade e negócio.

Mas o mundo não pára. E como tendências de digital marketing para 2020 Filipe Carrera destaca o aumento da importância do conteúdo multimédia, as ferramentas de automação potenciadas através de inteligência artificial e a interacção por voz com o consumidor, através de assistentes pessoais e plataformas de comunicação. Tudo tendências que há já vários anos são trabalhadas na pós-graduação, pois o seu propósito é preparar os alunos para o presente e o futuro. A “arqueologia digital” não lhes interessa.

Para o próximo ano lectivo, o objectivo passa por ultrapassar as 70 edições, envolvendo mais de 1800 alunos e aumentar em 100% o número de alunos em formato online, mantendo por 12 anos consecutivos a posição de liderança inquestionável que têm no mercado.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Marketing Digital”, publicado na edição de JuLho (n.º 288) da Marketeer.

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