Inteligência artificial ajuda a criar solução para presbitas
As Varilux XR series são a nova menina dos olhos da Essilor. Trata-se do materializar de uma revolucionária inovação em lentes progressivas. Agora chegou a hora de as comunicar em campanha de maneira a sensibilizar os presbitas para a primeira lente progressiva reactiva ao comportamento do olho, suportada por inteligência artificial (com base numa análise de dados minuciosos e exclusivos provenientes da medição do Comportamento de Visão de Perto). Um lançamento que Tiago Sobreiro, country manager da EssilorLuxottica Portugal, considera ser bastante ambicioso já que pegaram num produto que tinham já “com uma excelente performance” e decidiram ir mais além cumprindo a missão da empresa que é “Help People See More Be More”. «Acreditamos que é uma missão muito nobre porque temos a noção de que os nossos produtos e a qualidade dos nossos produtos impactam directamente a qualidade de vida dos nossos consumidores.»
Mas vamos por partes. O que é a presbiopia? Trata-se de um processo natural do envelhecimento de todas as pessoas, que surge pouco depois dos 40 anos e que leva os olhos a perderem, gradualmente, a capacidade de ver com nitidez o que está perto. Estima-se que em 2050 o número de pessoas com presbiopia duplicará, passando dos actuais dois mil milhões para quatro mil milhões de pessoas em todo o mundo.
Luís Rio, director de Marketing Lentes EssilorLuxottica Ibéria, lembrou durante uma conversa com jornalistas que com o estilo de vida que hoje temos estamos constantemente a alternar entre a visão de uma distância mais curta (para o telemóvel, por exemplo, para consultar o Waze) para uma mais longa (durante a condução). «Esses milésimos de segundos fazem toda a diferença porque se perde um pouco de nitidez na visão», comenta, salientando que a lente que agora lançam no mercado vai melhorar muito a vida do dia-a-dia das pessoas que têm presbiopia.
Campanha “Ver o futuro”
Com o tema “ver o futuro”, a campanha apresenta a tecnologia das lentes Varilux XR series, demonstrando como um modelo preditivo é utilizado para compreender o movimento dos olhos do consumidor.
A campanha foi produzida pelo Creative Hub da EssilorLuxottica em conjunto com a agência externa The Mill, num ambiente futurista concebido com animação 3D para comunicar a tecnologia revolucionária do produto.
A história acompanha quatro personagens na casa dos 40 anos enquanto descobrem Varilux XR series e experimentam o benefício principal da lente: nitidez instantânea mesmo em movimento. A campanha apresenta também uma cena inicial que demonstra como a tecnologia do gémeo digital ajuda a prever o comportamento visual em diversas situações.
Presente em televisão, digital, out-of-home e ponto de venda, pretende ter uma abordagem de comunicação 360º para apoiar a jornada de compra do consumidor e orientá-lo até ao seu profissional de saúde visual
«A campanha ilustra a forma como a inovação utiliza a inteligência artificial para satisfazer as necessidades visuais em constante mudança dos presbitas», salienta Agnes Dewidehem, directora Global de Marketing de Marcas & Categorias na EssilorLuxottica. Matteo Pelo, director Executivo de Criação da EssilorLuxottica acrescenta: «Uma lente concebida com inteligência artificial precisava de uma direcção artística e de um tratamento visual adequados à narrativa que temos na nova campanha de Varilux XR Series – uma campanha que reflecte a lente do futuro.»