O Instagram decidiu permitir algo que os utilizadores pedem há anos: a possibilidade do utilizador reorganizar publicações no perfil como bem entende. A funcionalidade, lançada esta semana, possibilita aos utilizadores arrastar e largar conteúdos, criando grelhas mais personalizadas, e libertando-se do tradicional formato cronológico inverso.
E esta medida não é apenas positivo para o utilizador comum. De acordo com o USA Today, os artistas poderão agora organizar os seus portfólios, as marcas podem destacar conteúdos-chave sem recorrer aos pins (que têm um limite de três destaques principais), e qualquer utilizador poderá finalmente mover aquela fotografia embaraçosa de um brunch fora de contexto.
Com contribuições de nomes como Rosalía, Cole Bennett e Fred Again, o Instagram sinaliza uma nova fase na experiência dos criadores dentro da plataforma.
A plataforma está também a lançar atualizações pensadas para aliviar a pressão de desempenho, incluindo um novo “quiet mode” que permite publicar no feed sem notificar seguidores. “É uma pequena mudança com um grande impacto”, refere a plataforma, sublinhando que a função promove partilhas mais pessoais, livres da ansiedade dos likes.
O Instagram alargou ainda o acesso à ferramenta “trial Reels”, até agora exclusiva para alguns criadores. Com esta opção, os utilizadores poderão testar conteúdos com não-seguidores antes de os publicarem de forma definitiva. Os testes internos foram promissores com quase 40% dos participantes a partilharem mais conteúdo e 80% a atraíram novos seguidores.
Numa jogada estratégica clara para competir com o TikTok, especialmente no universo da música e criatividade, o Instagram passou também a permitir partilhas do que os utilizadores estão a ouvir, via Notes, graças a uma integração com o Spotify. A funcionalidade remete para os tempos dos “status musicais” dos anos 2000 e inclui um botão “tap to listen” e efeitos visuais para artistas.
A componente estética continua a ser reforçada, agora com fontes manuscritas para Stories e Reels, inspiradas na caligrafia de Rosalía — a primeira de várias colaborações com celebridades.
Todas estas novidades fazem parte da nova campanha ‘Anyway’, uma aposta criador-centric que valoriza a autenticidade e a expressão privada, colocando a espontaneidade acima do conteúdo mais polido.