Hotel Palácio Estoril: Reforçar nos eventos sem descurar a tradição

Desde sempre que o Palácio Estoril tem sido palco de festas e eventos corporativos. Num ambiente de esplendor que evoca o clássico, o hotel oferece elegância, conforto e serviço em momentos que podem acontecer nas suas salas e salões, ou no amplo jardim. Isto porque, para além dos seus 161 quartos e suítes, o Palácio Estoril dispõe ainda de nove salas de reunião com luz natural e capacidade até 500 pessoas, restaurantes, bar, Wellness Center, Banyan Tree Spa e o campo de golfe Estoril. Tudo isto, com a presença de uma equipa dedicada e profissional.

André Araújo e Sá, Deputy Sales & Marketing director, confirma que os eventos são uma das áreas que se ambiciona reforçar, tendo em conta a sua relevância para as receitas e para o posicionamento do hotel. «Desde sempre, o Hotel Palácio é conhecido por receber eventos nacionais e internacionais, sejam corporativos, casamentos ou celebrações especiais», recorda, destacando os casamentos e eventos corporativos como os que mais se evidenciam: «Temos recebido muitos casamentos estrangeiros e pedidos de grupo para eventos e reuniões. Com a reabertura do Centro de Congressos do Estoril, vamos voltar a receber no Estoril/Cascais grupos de maior dimensão. Cascais é um destino com boa dinâmica de eventos internacionais e que atrai muitas reservas para os hotéis (como as Conferências do Estoril, Maratona de Lisboa, Ironman, Estoril Open).»

«O crescimento tem sido muito positivo e surpreendente. Prevemos que, no final de 2022, os números sejam superiores ao ano de 2019», partilha André Araújo e Sá. E, mais ainda, quando se avalia o impacto no global, já que a maioria dos eventos, para além das receitas de F&B e Salas, têm necessidade de alojamento e, em muitos casos, com estadias antes e depois do evento. Até à data, a comunicação do Palácio Estoril, a este nível, tem sido dirigida a cada segmento. «Usamos muito as redes sociais do hotel, o nosso programa de fidelização de clientes (Cosy Members), fazemos parcerias com formadores de opinião e com imprensa especializada. Os clientes também são determinantes na comunicação, quando partilham as suas experiências no Palácio Estoril, no nosso Wellness Center e no Golfe. A nível de vendas, temos acordos com alguns operadores turísticos e agências de viagem, empresas nacionais e internacionais e tentamos atrair reservas para o site do hotel», informa.

Em termos de público, o português continua a ser o principal, secundado pelos mercados do Reino Unido, Espanha, França, Alemanha, Escandinávia, EUA e Brasil. «Temos tido um aumento de reservas do mercado chinês, principalmente empresas, e do mercado indiano para casamentos», acrescenta André Araújo e Sá, confirmando que no Hotel Palácio há muitos clientes repetidos e que vêm há anos. Mas, como diz, há também «muitos novos clientes, que vêm por recomendação ou de acções de promoção constante no mercado nacional e no estrangeiro», sendo que, quando os serviços do hotel são recomendados, a percentagem de confirmação é muito elevada.

É que, para além do alojamento, das salas e todos os serviços de F&B, o Palácio Estoril dispõe ainda de um Wellness Center que já ganhou oito prémios internacionais, com uma variedade de programas e que inclui um Banyan Tree Spa, piscina dinâmica, ginásio, aulas de hidroterapia e pilates, programas de body sculpt, osteopatia, estética e programas de anti-aging e perda de peso. «Dispomos também do Estoril Golf Club, que atrai muitos golfistas durante todo o ano. Acreditamos que o que marca a diferença na experiência que os clientes têm quando vêm ao Palácio Estoril, para além da sua beleza e localização, é o serviço dedicado prestado pelos colaboradores (50% trabalha no Palácio há mais de 20 anos)», sublinha.

Querendo reforçar a posição no segmento e nos mercados tradicionais, a preocupação é manter o nível de serviço e atendimento a que os clientes estão habituados. «Pretendemos crescer, mantendo um bom nível de equilíbrio entre todos os segmentos e o nível de serviço que os clientes esperam quando vêm ao Hotel Palácio», confirma.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Turismo”, publicado na edição de Agosto (n.º 313) da Marketeer.

Artigos relacionados