Grupo Nabeiro: Energia para recomeçar

A pandemia de Covid-19 e a consequente implementação das regras de distanciamento social provocaram uma alteração profunda no comportamento de compra dos portugueses. No que respeita à categoria de bebidas e cafés, houve um aumento da procura por produtos para consumo em casa, mas, no outro lado da balança, o encerramento do canal Horeca provocou um rombo no consumo fora de casa.

Neste contexto, a Delta Cafés adoptou rapidamente estratégias e acções tácticas para responder a estas alterações: reforçou a sua oferta no canal e-Commerce; adaptou a produção para responder às mudanças na procura do mix de produtos; e lançou diversas iniciativas de apoio aos clientes do canal Horeca, que foram (e são) dos mais afectados pela crise sanitária.

Para acelerar a retoma do canal Horeca, a Delta Cafés aderiu à iniciativa “Juntos Voltamos Já”, que visa responder à urgência do sector em gerar liquidez imediata. Através deste projecto, que conta com o apoio da AHRESP e do Turismo de Portugal, os consumidores podem – desde a altura em que os estabelecimentos ainda estavam obrigados ao encerramento temporário – comprar vouchers (a partir de cinco euros) dos seus locais preferidos e usá-los nos seis meses seguintes ao levantamento do estado de emergência.

Além desta iniciativa, a empresa do Grupo Nabeiro associou-se ao movimento #VoltaremosPortugal, uma plataforma de vouchers com desconto de 50% (e validade de 12 meses), assegurado pela Delta Cafés. Criada pela startup portuguesa Classihy, a iniciativa transfere o valor total angariado com os vouchers para os estabelecimentos aderentes, no prazo de 10 dias após a compra. Até ao momento, foram angariados cerca de 110 mil euros para mais de 1500 pontos de venda.

«A Delta Cafés sempre esteve próxima dos seus clientes e, neste momento, consideramos que, mais do que nunca, é fundamental intensificar o nosso apoio e ajudar a ultrapassar o desafio que é colocado à restauração. Estamos focados em desenvolver iniciativas que visam ajudar o canal Horeca, em particular, encontrando soluções que lhes permitam retomar a sua actividade e que possam também contribuir positivamente para a economia nacional», sublinha Rui Miguel Nabeiro, administrador do Grupo Nabeiro-Delta Cafés.

Reforçar a confiança dos consumidores

Foi no dia 18 de Maio, com o início da segunda fase de desconfinamento, que os espaços de restauração puderam voltar a abrir portas em Portugal, respeitando regras como o distanciamento de dois metros, o uso obrigatório de máscara facial ou a lotação máxima de 50% do espaço. «Ainda que as limitações impostas não permitam que o regresso destas actividades seja feito a 100%, esta foi uma boa notícia», comenta Rui Miguel Nabeiro. De acordo com a Delta Cafés, já são notórios alguns indicadores positivos neste regresso possível do sector à normalidade: as vendas no canal Horeca crescem face às semanas anteriores; a quantidade de quilogramas de café distribuídos em Maio registou um aumento de 40% face à média semanal de Abril; e a distribuição moderna, os grossistas e o canal e-Commerce mantêm elevadas taxas de crescimento.

Contudo, os números não significam que todo o trabalho está feito. Pelo contrário, é preciso continuar a fomentar a retoma do sector e alimentar a confiança dos portugueses num regresso em segurança aos espaços de restauração. «O tão aguardado desconfinamento não vai acabar com os desafios nem nos irá trazer todas as respostas, contudo chegou o momento de colocar as acções em prática e, com a atitude e o empenho que nos caracterizam, reforçar a nossa presença nos clientes», frisa o responsável.

Neste sentido, a Delta Cafés irá continuar a desenvolver acções de proximidade e apoio aos seus parceiros do canal Horeca. Em parceria com a AHRESP, a empresa está a dar formação em várias áreas a estes clientes, «de forma a que, no momento da reabertura, estejam preparados para transmitir aos seus consumidores algo que, como já referido, consideramos ser crucial e absolutamente fundamental para o reerguer da nossa economia: confiança», afirma o administrador.

Apoio aos profissionais de saúde

As acções de responsabilidade social do Grupo Nabeiro-Delta Cafés em tempos de Covid-19 não ficam por aqui. Além de todas as iniciativas direccionadas para o canal Horeca, o grupo não quis deixar de apoiar quem está na linha da frente do combate à pandemia, nomeadamente os profissionais de saúde, mas também as comunidades locais.

Logo no início do surto epidemiológico, o Grupo Nabeiro-Delta Cafés iniciou a produção de material de protecção (máscaras, viseiras, entre outros) numa das unidades fabris do grupo em Campo Maior, com o objectivo de auxiliar os profissionais de saúde. O material de protecção individual começou por ser entregue em alguns hospitais do Alentejo – nomeadamente os de Portalegre e Elvas -, tendo depois alargado a distribuição destes equipamentos a outras instituições de saúde, desde hospitais a IPSS, a nível nacional.

Paralelamente, a Delta Cafés tem entregue regularmente café, assim como outras bebidas e alimentos, a diversas unidades hospitalares e de apoio ao combate à Covid-19, quer em Campo Maior quer noutros hospitais do País, totalizando mais de 120 instituições. «Mobilizámo-nos de norte a sul, dentro das nossas possibilidades, para ajudar as instituições que estão a trabalhar arduamente no combate a esta pandemia. E como o café ajuda a dar energia, estamos a levá-lo a todos os hospitais do País. Acreditamos que, através de pequenos gestos, podemos proporcionar melhores momentos a todos os que estão arduamente a trabalhar para combater este surto», adianta Rui Miguel Nabeiro.

Através da Associação Coração Delta, o grupo continua a apoiar algumas famílias e entidades em Campo Maior, nomeadamente através da oferta de refeições e alimentos. «Este é um período exigente e os impactos são sentidos por todos, mas se o esforço for conjunto e se cada um de nós fizer a sua parte, todo esse esforço será muito mais eficaz», explana o gestor.

Responsabilidade começa dentro

Apesar das acções de responsabilidade social para o exterior, as primeiras medidas de apoio do Grupo Nabeiro-Delta Cafés foram, naturalmente, dirigidas ao seu target interno, para garantir a segurança de todos e a manutenção da cadeia de fornecimento.

De imediato, desde uma fase inicial da crise sanitária, foi implementado um plano de contingência com várias medidas de prevenção ao possível contágio, entre as quais está o teletrabalho. «Temos aproximadamente 40% dos nossos colaboradores em teletrabalho, mas continuamos a garantir uma passagem ágil para os que se mantiveram na rua e nas fábricas, aplicando várias medidas de autoprotecção. Isso permitiu-nos continuar a trabalhar e a levar o nosso café, vinho e restantes produtos e serviços, aos nossos clientes e consumidores nacionais e internacionais, sempre com segurança», sublinha Rui Miguel Nabeiro.

Nos próximos tempos, a Delta Cafés vai continuar a desenvolver acções de responsabilidade social corporativa, em particular neste contexto de crise, maximizando o impacto positivo junto de todos os seus stakeholders. «A Delta não vai alterar o seu propósito, e as pessoas vão continuar a ser o centro da nossa organização e das nossas marcas. Vamos reforçar o foco nas pessoas, como sempre o temos feito, em alturas de maiores desafi os para a sociedade, assumindo compromissos para além dos respectivos enquadramentos legais. Este é o nosso ADN», assegura o administrador do Grupo Nabeiro-Delta Cafés.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Marketing de Responsabilidade Social”, publicado na edição de Junho (n.º 287) da Marketeer.

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