Grupo Ageas Portugal: Criar valor para uma longevidade com mais qualidade

Consciente desta realidade, o Grupo Ageas Portugal tem apostado em desenvolver produtos e serviços que respondam aos desafios do envelhecimento populacional do País, com a implementação de uma equipa, exclusivamente dedicada a esta temática, cujo objectivo passa por dar resposta às necessidades específicas dos mais idosos.

Mais Idade Mais: é o conceito global, pensado pela marca, que materializa este caminho que o Grupo Ageas Portugal está a construir, focado em novas soluções para colmatar as necessidades crescentes de assistência aos seniores portugueses e que garantam um envelhecimento saudável e com maior qualidade de vida em quatro áreas distintas: Rendimento, Protecção, Bem-Estar e Saúde.

A RESPONSABILIDADE DE INTERVIR

Tanto o Grupo Ageas Portugal como a Fundação Ageas estão cientes do seu papel junto da sociedade civil, intervindo junto da população em situações de maior vulnerabilidade, com especial foco nas problemáticas do envelhecimento, saúde e exclusão social, nas quais tem expertise.

Especialmente nos últimos anos, a Fundação Ageas tem estado envolvida em inúmeros projectos e campanhas de sensibilização, como é exemplo o Movimento 50+, desenvolvido em parceria com o Grupo Ageas e a Médis. Este projecto tem como principal objectivo a promoção (e prevenção) do diagnóstico do Cancro Colorretal.

Actuar junto dos mais idosos é um aspecto totalmente inerente à missão da Fundação Ageas, enquanto fundação corporativa, que desenvolve as suas actividades em parceria com dezenas de entidades e empreendedores sociais, que trabalham com o intuito de reduzir as vulnerabilidades sociais mais prementes em Portugal.

Assim, tem apoiado várias instituições parceiras que vão ao encontro desta visão, como é o caso do Palhaços d’Opital, projecto que leva sorrisos e alegria aos seniores que se encontram em ambiente hospitalar; o Proxim(idade), um “programa de tutoria e capacitação” que pretende retardar as perdas de autonomia e dependência da pessoa idosa; ou a Pedalar Sem Idade, associação que potencia e incentiva a mobilidade através de passeios em bicicletas adaptadas (trishaws) para pessoas que não podem passear por si próprias. Em plena pandemia, a Fundação Ageas lançou ainda a iniciativa Chamada Amiga, para combater o isolamento sénior através de um contacto diário por parte de um voluntário da Fundação.

Foi com este objectivo em mente que a Fundação decidiu associar-se mais uma vez à iniciativa “Três Por Todos”, em parceria com a Renascença e o Grupo Ageas Portugal, tendo em vista este ano a angariação de fundos para projectos completamente dedicados aos seniores.

“TRÊS POR TODOS” – 2022

Sensibilizar e consciencializar para a solidão e o isolamento social de mais de 42 mil idosos em Portugal. Foi esta a missão da 2.ª edição do projecto “Três Por Todos”, que resulta de uma parceria entre o Grupo Ageas Portugal, a Fundação Ageas e a Renascença e que acabou por se transformar no “Três Por Todo o Lado”, dado que, durante cerca de 40 horas de emissão sem interrupções, foram percorridos mais de 2000 quilómetros de norte a sul do País.

O objectivo era chamar a atenção para a temática que prevalece cada vez mais na sociedade portuguesa.

Por reconhecer Portugal como um país fortemente envelhecido, a Fundação Ageas e o Grupo Ageas Portugal associaram- se assim, pelo segundo ano consecutivo, à Renascença e, juntos, implementaram aquela que foi a nova edição do projecto “Três por Todos” que juntou de novo as protagonistas do programa da manhã: Ana Galvão, Inês Lopes Gonçalves e Joana Marques. Entre os dias 25 e 27 de Maio, esta acção solidária passou por um total de 15 cidades – Faro, Beja, Évora, Vila Viçosa, Portalegre, Castelo Branco, Coimbra, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Aveiro, Leiria, Caldas da Rainha e Lisboa –, numa maratona em movimento e sempre em directo para a rádio e para as plataformas digitais.

Também nesta iniciativa foram envolvidas algumas instituições parceiras da Fundação Ageas, cujo trabalho diário é focado nos idosos, contando ainda com a presença de diversos mediadores Ageas Seguros que têm os seus espaços comerciais nas localidades por onde passou a equipa das Três da Manhã da Renascença.

Se em 2021 o foco foi a União Audiovisual, este ano foi a vez de apoiar a Cáritas Portuguesa. Mais de 22 mil euros foram conseguidos através da angariação de donativos da população, a favor de programas de apoio a seniores que a Cáritas desenvolve em todo o País. Tanto o Grupo Ageas Portugal como a Fundação Ageas apostam, assim, numa visão de futuro que passa por impactar de forma positiva a vida das pessoas.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Seguros”, publicado na edição de Agosto (n.º 313) da Marketeer.

Artigos relacionados