“Freelancer do Dia CCP by Marketeer”: Carlo Serra

É difícil sobressair por entre dezenas de curriculos. A partir de certa altura, os nomes confundem-se e aquele que poderia ser o par perfeito para um projecto na calha acaba por fugir. Partindo do directório lançado pelo Clube Criativos Portugal (CCP), a Marketeer propõe conhecer melhor alguns dos talentos freelancers nas áreas da criatividade e comunicação.

Carlo Serra (digital marketeer) é o mais recente protagonista da rubrica “Freelancer do Dia CCP by Marketeer”, que apresentará, duas vezes por semana, exemplos de quem decidiu aventurar-se por conta própria.

Qual é a melhor coisa que já fizeste?

Logo quando comecei como freelancer em 2018, tive o desafio de criar do zero uma marca para o Studio de Pilates ZenFit Lisboa. Criei desde o logo até ao website, passando pelas redes sociais e foi muito gratificante saber que em pouco tempo o studio já estava com vários novos clientes, a maioria vindo a partir do Google e redes sociais. E também conseguimos que ele
aparecesse na primeira página do Google para buscar relevantes para o negócio como “pilates Lisboa”.

Já como cliente, trabalhando na NBCUniversal Brasil com o canal de TV Universal Channel, tive a oportunidade de criar um novo formato para o canal no ar no qual exibíamos os tweets do fãs durante o break nos novos episódios das séries. Isso fazia com que nossa audiência tivesse um crescimento após os anúncios e atingíamos mais de 300 mil perfis na rede social. Fora que também fomos um dos primeiros canais a exibir um Snap Code no ar para uma acção da série Bates Motel.

Qual é o projecto que queres fazer a seguir?

Adoraria voltar a trabalhar com televisão, onde trabalhei por 12 anos, pois vejo que ainda tem muitas oportunidades pouco exploradas pelos canais aqui em Portugal. A interacção entre o que exibem no ar e o que está sendo dito nas redes sociais ainda é pouco difundida e vejo possibilidade de até trabalharem um público mais novo do aquele que vê televisão actualmente.

Porque é que te devem contratar?

Sou um profissional com mais de 14 anos de experiência em Marketing Digital com capacidade comprovada no aumento do reconhecimento da marca e da presença on e offline. Liderei estratégias e iniciativas digitais onde trabalhei e tenho óptima compreensão de Social Media, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo, SEO, Análise de dados, Branding e Campanhas 360º.
Tenho a certeza de que posso ajudar a construir a reputação da marca no digital e também fora dele, aumentando a capacidade de trazer novos clientes potenciais e novas vendas.

Como vês a situação actual?

Apesar de a situação ser extraordinária e de emergência, acho que o trabalho de marketing digital, e-commerce e outros relacionados tiveram um grande crescimento em Portugal. As empresas sentiram a necessidade de trabalhar com mais afinco essa parte de seus negócios e vejo isso como um ganho para mim, como profissional digital, mas principalmente para o mercado português que sempre vi como muito conservador.

Desde quando és freelancer e porquê?

Sou freelancer desde 2018 e tomei essa decisão logo depois de sair de um trabalho com contrato, determinado a testar-me como empreendedor. Sempre tive muitas ideias que não consegui desenvolver nos locais onde trabalhei e achei uma boa oportunidade para me desafiar a querer mais e a estar sempre em busca de algo novo.

Quais são as principais desvantagens e vantagens?

A desvantagem é bem clara: a variação dos rendimentos, pois nem sempre você receberá um valor que te agrada pois depende muito dos projectos que você está tocando no momento e quais desses têm continuidade. Quanto a vantagem, diria que é a possibilidade de trabalhar com as mais variadas marcas do mais mais variados ramos e poder expandir seu conhecimento, além de você poder sempre trabalhar a sua criatividade.

Para conhecer melhor Carlo Serra:

https://freelancers-ccp.webnode.pt/marketeers/

https://www.cserramktdigital.com/

Artigos relacionados