Fidelidade: Quando o País mais precisa, a Fidelidade continua

Por Sérgio Carvalho, director de Marketing da Fidelidade

Dificilmente poderíamos ter antevisto o tempo que vivemos. Estávamos no início do mês de Março, há cerca de dois meses, quando aos poucos fomos tomando consciência de que o coronavírus estava a escalar e ameaçava tornar-se um problema de saúde mundial, não sendo já apenas um vírus que, quase cirurgicamente, tinha atingido milhares de pessoas em países como a China, Coreia do Sul e Irão.

Corriam os primeiros dias de Março quando, na Fidelidade, começámos a tomar medidas de contingência para enfrentar este fenómeno. A rapidez com que tudo se passou apanhou-nos a todos, creio, de surpresa. Uma semana depois, na Fidelidade, comunicávamos aos clientes a suspensão do atendimento presencial em todas as nossas agências e lojas e aconselhámos todos os nossos agentes a seguirem o mesmo procedimento.

Nesse dia as palavras transportaram em si silêncio. O fecho das nossas portas simbolizou o assumir de um novo tempo. Lá fora, as ruas de cada cidade e vila acompanharamnos. Ficaram, hora a hora, abandonadas a si próprias, numa quase poética imponência. As pessoas recolheram a casa. As notícias multiplicaram-se. Surgiram as palavras de ordem: Fique em casa.

Não havia ainda nenhum caso oficial de infecção por Covid-19 registado em Portugal por esses dias, mas todos tomámos então consciência do que nos esperava. As notícias já não chegavam de países tão distantes, mas sim de Itália. Percebemos rapidamente que tínhamos de tomar medidas. E soubemos fazê-lo bem. Portugal respeitou os pedidos de distanciamento social e, aos poucos, todos nos fomos resguardando.

A Fidelidade não foi excepção. Estamos quase todos a trabalhar a partir de casa, salvo os casos dos serviços que têm que ser assegurados presencialmente. Depois, redefiniram-se prioridades estratégicas. Definimos como missão manter, ao nosso lado, os 2,3 milhões de pessoas e empresas que em nós sempre confiaram. Olhámos no imediato para as nossas redes comerciais e começámos a tomar medidas detalhadas para mitigar as consequências deste tempo.

Os dias ganharam múltiplas horas e todos nos unimos em torno de um objectivo comum: superar este tempo como sempre soubemos fazê-lo quando no passado passámos por outros desafios.

Os primeiros casos de infecção por Covid-19 começaram a registar-se em Portugal. No dia 18 de Março foi decretado o estado de emergência no País e a actividade seguradora foi considerada um sector estratégico. Muito mais do que assegurar a relevância da nossa marca, cumpre-nos, pois, honrar, mais do que nunca, o dever de assegurar a sustentabilidade dos nossos clientes – particulares e empresas – e assim de Portugal. Mais do que um dever, é a nossa missão.

Temos estado atentos às necessidades dos nossos clientes e a analisar os impactos deste tempo nas famílias e nas empresas portuguesas, para que as medidas que estamos a tomar possam ser, mais do que tudo, um contributo importante neste contexto, permitindo auxiliar todos os que, por força das circunstâncias, estão, para além das questões da saúde, a ser negativa e fortemente impactados económica e financeiramente pela suspensão ou diminuição da sua actividade profissional.

A Multicare continua…

Sendo a saúde o eixo central de actuação, a Multicare, que tem permitido auxiliar muitos clientes através do seu serviço de Medicina Online, disponibilizou o Avaliador de Sintomas. Esta iniciativa permite fazer o despiste online de sintomas associados a diversas patologias, nomeadamente infecção por Covid-19, e coloca ao dispor as Consultas de Medicina Geral e Familiar e de Pediatria sem sair de casa, bem como outros serviços dirigidos ao bem-estar.

Para além disso, todos os clientes com seguro Multicare, com cobertura de ambulatório, poderão realizar o teste de despiste à Covid-19 em alguns dos laboratórios pertencentes à nossa rede de prestadores.

Através da Medicina Online, disponibilizámos também as consultas de Psicologia que se destinam nomeadamente a clientes com Covid-19. Mas também para as pessoas com receio de contrair o vírus, fragilizadas com as novas rotinas de teletrabalho e familiares, ansiosas com o isolamento físico ou preocupadas com questões financeiras.

Comprometida com a prevenção e o bem-estar da população no contexto que actualmente se vive, a Multicare assinou um acordo com a Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP). Esse acordo visa assistir, durante esta fase de pandemia, os seus clientes não referenciados pelo Sistema Nacional de Saúde, no âmbito do tratamento da Covid-19, apesar da prática internacional excluir o risco de pandemia dos seguros de saúde. Esta medida, de carácter excepcional, destina-se a responder a um contexto volátil, reforçando porém a recomendação de que os protocolos definidos pela DGS devem ser seguidos integralmente, até pela reconhecida eficácia e resultados positivos.

Ainda no sector da saúde, estamos a desenvolver as medidas necessárias para também apoiar, da melhor forma possível, toda a Rede de Prestadores Multicare, assegurando a continuidade da sua actividade.

A campanha da Multicare que está na televisão e nos meios digitais pretende, exactamente, despertar a atenção dos nossos clientes para os diversos serviços que neste momento estão à sua disposição. Mas também relembrar que disponibilizamos soluções úteis para zelar pelo bem-estar físico, nutrição e prevenção.

Quando o País mais precisa, a Fidelidade continua

Também a Fidelidade está de volta à televisão e às ruas de cada cidade porque quando o País mais precisa, nós continuamos. Actualmente, a comunicação da maioria das marcas não está directamente relacionada com produtos ou serviços, mas antes com mensagens de posicionamento. Na Fidelidade temos obrigação de ir mais longe porque nós, sim, temos conteúdos que transportam em si uma oferta de valor acrescentado para as pessoas neste momento. Porque todos os dias estamos aqui para proteger, quer seja a nível da saúde, da assistência, dos acidentes de trabalho, da cyber segurança, da protecção dos animais de companhia ou dos serviços digitais.

Continuamos a assistir, a apoiar, a cuidar. Das famílias

A nível da assistência, preparámos diversas ofertas, serviços gratuitos, para dizer, por exemplo, “Muito Obrigado” aos profissionais de Saúde que estão a cuidar de todos, disponibilizando serviços vários de assistência ao lar que têm como objectivo facilitar um pouco o seu dia-a-dia.

A pensar naqueles que um dia cuidaram de nós e que hoje somam já sete ou mais décadas de memórias, preparámos serviços de assistência ao domicílio para assegurar o conforto e as comodidades necessárias, evitando assim deslocações.

Para apoiar os nossos clientes no esclarecimento de questões sobre as diferentes medidas legislativas, extraordinárias e de carácter urgente, aprovadas pelo Governo Português contexto da Covid-19 e do estado de emergência, disponibilizámos também o acesso gratuito a um serviço informativo, prestado por advogados.

Para além disto, todos os nossos seguros mantêm-se inalterados na aceitação das coberturas contratadas pelos clientes. É nestas alturas que, mais do que nunca, temos de estar ao seu lado.

Continuamos a assistir, a apoiar, a cuidar. Das empresas

As empresas têm merecido a nossa especial atenção e, aqui sim, estamos a aplicar grande esforço de análise e operacionalização para garantir, na medida do que nos é possível, o equilíbrio financeiro das mesmas e a sua sustentabilidade futura. Até porque destas depende também a sobrevivência de muitas famílias.

Estamos a assumir a vigência do seguro de acidentes de trabalho mesmo em regime de teletrabalho e, também para evitar sobrecarregar o sector público, as nossas Unidades de Cuidados Médicos, em Lisboa, Porto e Coimbra, continuam a atender os casos urgentes e primeiras consultas.

Com a maior parte da população a laborar em regime de teletrabalho, a exposição aos riscos cibernéticos aumenta e é essencial assegurar que as empresas e os respectivos colaboradores continuam protegidos. Alargámos, assim, o âmbito do Fidelidade Cyber Safety para que os computadores particulares dos colaboradores, durante o período em que estão a ser utilizados para teletrabalho, também fiquem protegidos. Uma medida sem qualquer custo adicional.

Utilizamos a tecnologia. E com o coração chegamos mais perto

Ao nosso lado, e para podermos continuar, temos os nossos parceiros de negócio que hoje, mesmo com as suas portas fechadas, continuam, por email, por telefone, próximos das pessoas.

Para que isto seja possível estão a contribuir os serviços online da Fidelidade, como a App MyFidelidade, a App Multicare Medicina Online, mas também outras como a MyPets ou a MySavings que nesta altura pode auxiliar os clientes na gestão das suas poupanças. E, claro, as ferramentas digitais de suporte comercial, que se revelam de crucial importância para a nossa rede.

Diz-se que nada será como dantes. Não creio. Ou melhor, estou certo de que o que realmente importa continuará. Falo de valores, sim, daqueles que nos guiam e orientam a cada momento. Acredito que tudo isto que estamos a vivenciar, infelizmente em muitos casos de uma forma muito dura, vai-nos também fazer crescer. Enquanto humanidade. E um dia, quando de novo acordarmos, seremos, quem sabe, um pouco melhores.

Quando esse dia chegar, a Fidelidade vai querer ter ao seu lado, junto de si, os mes-mos 2,3 milhões de clientes que sempre nos escolheram. Para isso iremos continuar, agora e no futuro, a honrar a missão que nos foi concedida como sector de actividade estratégico do País, o que significa estar ao lado de todos, com soluções de protecção adequadas ao momento e capazes de garantir a sustentabilidade dos que, para além das questões da saúde, estão a sentir os impactos económicos e financeiros resultantes da paralisação ou diminuição da sua actividade profissional. Este é o papel que nos cumpre. Esta é a missão da Fidelidade.

Para que a vida não pare.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Seguros”, publicado na edição de Maio (n.º 286) da Marketeer.

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