Essilor: Reforçar o papel da visão

A braços com uma pandemia, o mundo tem sofrido alterações profundas nas rotinas laborais e escolares, com recurso intensivos aos computadores e tablets. Perante este cenário, a Essilor considera que saúde visual tem de estar na linha da frente.

Com o objectivo de estreitar laços e de reforçar a confiança, a Essilor desenvolveu uma campanha inspirada nas relações interpessoais em período de distanciamento social, sublinhando a imagem de marca do sector: a proximidade. «Estamos cá para apoiar a saúde visual da comunidade – a nossa razão de existir. As circunstâncias obrigaram-nos a criar outros canais e novas pontes para estar próximos, mas estamos aqui sempre e, agora, mais unidos do que nunca», explica Luís Leite Rio, director de Marketing da Essilor Portugal, acrescentando que, nos próximos meses, o foco da Essilor estará na comunicação de mensagens positivas bem como soluções eficazes para a protecção da saúde visual.

A Essilor apresentou a campanha #SempreJuntos. Qual o propósito e o contexto deste lançamento?

Do dia para a noite a distância física foi-nos imposta, as relações foram reinventadas e os laços reforçados. Na verdade, a distância estreitou afectos, mas a proximidade, que está a ser chamada ao palco da normalidade, só voltará quando a confiança apagar o medo. É neste contexto que nasce o manifesto #SempreJuntos pela saúde visual de cada um, assente em valores como a parceria, lealdade, espírito de equipa, verdade, inovação, capacidade de adaptação, confiança e segurança. Este conjunto de valores é um potente condensado de energia positiva e dará o mote a todas as campanhas de comunicação da Essilor nos próximos meses. Na Essilor, o #SempreJuntos declina uma visão positiva do futuro e replica um tom em toda a cadeia da saúde visual, do especialista de visão que prescreve as lentes, ao laboratório que as produz, ao óptico e ao consumidor. Em termos gráficos, a abordagem é alegre, positiva, “de volta à vida”, e ganha dimensão com as cores vivas e o jogo das molduras selfie que remetem para a partilha de momentos.

De que forma é que esta campanha, neste período específico, espelha o posicionamento e a cultura da marca?

Esta campanha emerge do ADN Essilor. A nossa missão é melhorar vidas, melhorando a visão e a proximidade é um valor que nos acompanha nas muitas décadas de presença da Essilor em Portugal. Mais uma vez, sentimos que tínhamos de dar nota de que estamos juntos, dos consumidores e dos nossos parceiros, sempre em diálogo, a apoiar-nos na criação de soluções para relançar o futuro.

Em que meios divulgada a campanha?

A campanha começará a ser comunicada ainda em Junho e estará disponível nos meios digitais, imprensa especializada e grande público, e ainda nos pontos de venda por todo o País, através dos nossos ópticos parceiros. À proximidade, relação de confiança e diálogo, temos de juntar o que a tecnologia nos oferece para chegar mais perto das ópticas e das suas comunidades locais.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Marketing Ópticas”, publicado na edição de Junho (n.º 287) da Marketeer.

Artigos relacionados