EPAL: Beba água (da torneira) pela sustentabilidade

O Pátio da Água regressou este Verão a Lisboa após dois anos de interregno, fruto das contingências pandémicas. Depois do sucesso das edições anteriores, o relançamento deste projecto era há muito aguardado pela empresa, que desenvolve esta iniciativa em parceria com a CML e a Lisboa E-Nova. A 19 de Julho, as portas do Pátio abriram, devolvendo à capital portuguesa um espaço único, quer pela sua localização, quer pelo conceito de oferta de água da rede pública – natural ou aromatizada –, defendendo o seu uso eficiente e disseminando uma mensagem de sustentabilidade ambiental.

O Pátio manteve-se em funcionamento até 9 de Setembro, convidando lisboetas e turistas a beberem um copo de água da EPAL, reconhecida pela sua excelente qualidade. A edição de 2022 trouxe várias novidades. Pela primeira vez, a iniciativa contou com dois embaixadores, Carolina Patrocínio e Gonçalo Uva, que se juntaram à EPAL na defesa e promoção da qualidade e consumo de água da torneira. Também Catarina Barreiros, influenciadora digital, founder & CEO do projecto Do-Zero, aliou-se ao projecto, ajudando a levar mais longe a mensagem da protecção do planeta Terra. A EPAL associou-se, ainda, à marca de gelados portuguesa Santini, oferecendo 5000 picolinis – feitos com água da torneira – aos seus visitantes.

Dando continuidade a parcerias no âmbito do uso sustentável de água na culinária, foram promovidos três workshops com a participação de Isabel Zibaia Rafael, autora do blogue “Cinco Quartos de Laranja”. Abertos à participação da população e subordinados ao tema “Receitas de Verão com cor e sabor”, os eventos tiveram lotação esgotada, proporcionando aos participantes a oportunidade de aprender a confeccionar receitas frescas. Estas foram pensadas para reaproveitar sobras e evitar o excesso de consumo energético na sua preparação, bem como a acumulação de loiça suja, o que se traduz em poupança de água.

Foi ainda no Pátio da Água que a EPAL relançou a experiência “Waterstar”, tendo sido apresentadas quatro receitas de iced teas sustentáveis, ao invés de águas aromatizadas.

No dia do encerramento, a EPAL desvendou quem será o próximo chef a assinar a colectânea de receitas “A irresistível água da torneira à mesa com…”. Fábio Bernardino, que marcou presença com um showcooking exclusivo com água da torneira, apresentou duas receitas do novo livro, cujos ingredientes só serão revelados aquando do seu lançamento.

Os números falam pelo sucesso do Pátio da Água: foram oferecidos 15 mil copos de água e 5000 gelados em 38 dias. O Pátio regressará no próximo Verão.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Marketing de Águas e Sumos”, publicado na edição de Setembro (n.º 314) da Marketeer.

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