Daflon reinventa-se com o lançamento de comprimidos mastigáveis

A farmacêutica Servier Portugal lançou no mercado nacional a novidade Daflon 1000mg comprimidos mastigáveis, que oferece aos doentes uma solução mais fácil de tomar, em qualquer lugar.

Com sabor a laranja, esta inovação tem como objectivo melhorar a adesão à terapêutica – indicada para o tratamento da doença venosa crónica e da doença hemorroidária –, sobretudo para os doentes com uma vida activa, mas também para aqueles que manifestam dificuldades a deglutir comprimidos.

O lançamento desta novidade é acompanhado pelo lançamento de uma campanha, sob o mote “Ainda mais imparável? Só se for mastigável”. Com assinatura da agência de publicidade Pepper – Brand Taste, a campanha está patente em televisão, mupis, imprensa, ponto de venda e social media.

Em entrevista, Marta Garcia, directora de Projecto de Marketing – Doença Venosa, Metabolismo & Neuro-Psiquiatria da Servier Portugal explica que esta campanha permite alavancar o posicionamento da marca, quer junto dos profissionais de saúde quer dos doentes.

Marta Garcia, directora de Projecto de Marketing – Doença Venosa, Metabolismo & Neuro-Psiquiatria da Servier Portugal

Daflon 1000mg comprimidos mastigáveis é a novidade da Servier Portugal. Em que consiste este produto e quais os seus benefícios?

Daflon 1000 mg* comprimidos mastigáveis é uma nova e inovadora forma farmacêutica do medicamento Daflon 1000mg, que está indicado no tratamento da doença venosa crónica (sensação de pernas pesadas e cansadas, dor nas pernas, edema) e da doença hemorroidária.

Nesta nova formulação, os doentes encontram toda a eficácia de Daflon numa formulação ainda mais fácil de tomar, uma vez que não necessitam de água para a sua ingestão, possibilitando a sua administração em qualquer lugar. Adicionalmente, nos focus groups que efectuámos, o sabor a laranja dos comprimidos parece ser do agrado dos doentes. Acreditamos que Daflon 1000mg comprimidos mastigáveis vai tornar a toma mais conveniente, melhorando a adesão dos doentes ao tratamento.

A quem se destina esta inovação? Por ser mastigável, permite chegar a novos targets?

Esta inovação destina-se principalmente a dois grupos de doentes: a jovens adultos com vida activa, que podem achar ser mais conveniente um medicamento que não exija a ingestão de água, dando-lhes mais liberdade quanto ao local de toma de Daflon 1000mg; e doentes com dificuldade em deglutir comprimidos, onde uma formulação mastigável pode oferecer uma alternativa mais cómoda de tomar o medicamento.

Para além dos públicos-alvo acima identificados, Daflon 1000mg comprimidos mastigáveis pode expandir o acesso ao tratamento a todos os doentes que têm dificuldade em tomar comprimidos tradicionais e/ou que preferem uma administração mais fácil. Portanto, a forma mastigável pode ampliar o acesso de Daflon 1000mg a um grupo mais diversificado de doentes.

Este lançamento é acompanhado de uma campanha multimeios. Qual o racional desta campanha? E que objectivos pretende atingir?

A brand equity da marca Daflon é muito forte. O nosso objectivo foi capitalizar sobre esta nossa força e acrescentar valor à mesma. Desde o primeiro momento em que a Pepper nos apresentou este mote, toda a equipa foi unânime em considerar que seria uma excelente aposta. Quisemos dar ênfase à inovação, mantendo o nosso ADN, e ajudando os doentes a sentirem-se empoderados (“imparáveis”) no controlo da sua saúde, mesmo quando enfrentam patologias que em muito afectam a sua qualidade de vida, como a doença venosa crónica e a doença hemorroidária.

Podemos dizer que a campanha de lançamento de Daflon 1000mg comprimidos mastigáveis, para além de pretender comunicar a inovação e vantagens desta nova formulação, visa aumentar a adesão ao tratamento, e consciencializar novos doentes para estas patologias.

Esta campanha dá continuidade ao reposicionamento da marca. Qual o posicionamento da marca Daflon e como tem vindo a evoluir?

O posicionamento da marca Daflon tem evoluído ao longo dos anos para atender às necessidades do mercado e dos doentes. Em Abril de 2019, lançámos o Daflon 1000mg que permitiu melhorar a adesão à terapêutica e a comodidade posológica dos doentes ao substituírem a toma de dois comprimidos por dia de Daflon 500mg por apenas um comprimido por dia de Daflon 1000mg.

Em Abril de 2022, para que o doente pudesse ter acesso a dois meses de tratamento de Daflon 1000mg numa só embalagem, lançámos o Daflon 1000mg 60 comprimidos. E, já no início deste ano, alterámos a imagem das embalagens de Daflon, proporcionando aos doentes uma visibilidade mais clara das indicações terapêuticas para as quais o medicamento se destina. E agora, lançamos o Daflon 1000mg comprimidos mastigáveis. Resumindo, estamos focados em oferecer soluções mais convenientes e eficazes aos doentes.

Acompanhamos esta evolução do produto também com a ampliação da rede de canais que utilizamos e que, hoje, vão do mass media (on e offline) ao social media. Esta evolução só está a ser possível porque temos uma equipa de Marketing jovem e empenhada, que nos propõe constantemente tácticas inspiradoras que nos ajudam a ir mais longe na resposta a um dos nossos principais valores: cuidar.

Quais as perspectivas da Servier Portugal para a marca Daflon?

As perspectivas passam por um equilíbrio entre responder de forma eficaz às necessidades dos doentes, continuar a crescer consolidando o nosso posicionamento no mercado dos fármacos venoactivos e fortalecer a notoriedade da marca como uma escolha confiável e inovadora no tratamento da doença venosa crónica e da doença hemorroidária. Estamos comprometidos com o progresso terapêutico para responder às necessidades dos doentes e acreditamos que Daflon 1000mg comprimidos mastigáveis traduz bem esta nossa vocação.

*Para consultar as informações legais de Daflon 1000mg comprimidos mastigáveis aceda a www.daflon.pt

Veja aqui o filme da campanha:

Texto de Daniel Almeida

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