Continente: Fome de Vencer renovada para o mundial

Vendo o futebol como um sinónimo de entretenimento, festejo e convívio para as famílias portuguesas, o Continente e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) são parceiros há vários anos. O retalhista reconhece a Selecção Nacional como um símbolo de portugalidade, união, tolerância e de família, perfeitamente alinhado com o posicionamento da marca Continente. Uma marca que, há mais de 35 anos, acompanha os seus clientes e tem como missão democratizar o acesso a experiências inesquecíveis, como é o caso de fazer parte de um estádio cheio a apoiar a equipa de todos os portugueses.

A menos de um mês do Mundial de 2022, no Qatar, as expectativas do Continente para esta competição são elevadas, até porque é de positivismo que se rege o apoio da marca à Selecção Nacional. «Mas não é pelas vitórias que somos patrocinadores oficiais das selecções nacionais. A Selecção é um símbolo da portugalidade, da união, da tolerância e de família, por isso, acreditamos que esta parceria nos ajuda a reforçar todos estes valores que o Continente defende», explica a fonte da MC.

Apesar de a parceria não estar associada ao sucesso desportivo, mas à partilha de valores e interesses comuns – no caso, a mobilização dos portugueses em torno da Selecção –, a mesma fonte não esconde que o Euro 2016 foi um motivo de orgulho nacional e um momento marcante desta caminhada. Até porque foi nesse ano que lançaram a campanha Fome de Vencer, para mobilizar os portugueses no apoio à Selecção Nacional.

A campanha do Continente fazia referência à vontade de vencer “que vem do fundo, de trás” e a mensagem de que “esta fome não se mata, alimenta-se”. E a vontade de ver a Selecção portuguesa vencer o Euro 2016 concretizou-se, efectivamente.

CADERNETA DE CROMOS

Este ano, o Continente relançou, em parceria com a Panini, a caderneta exclusiva da Selecção Nacional, que tem 108 cromos para coleccionar. Das novidades desta 3.ª edição da caderneta “Fome de Vencer” destacam-se as histórias menos conhecidas dos jogadores da Selecção Nacional, nomeadamente, como cuidam da saúde física e mental, o que mais gostam de fazer fora das quatro linhas, os seus hobbies e acções de solidariedade que promovem.

De forma a impactar os mais novos, a caderneta oficial do Continente de apoio à Selecção Nacional pretende demonstrar que, tão importante como o desporto e a actividade física, é seguir uma alimentação saudável e ajudar quem mais precisa.

A 3.ª edição da caderneta “Fome de Vencer” tem ainda uma mecânica de combate ao desperdício. Para evitar que o verso dos cromos acabe no lixo, estes podem ser transformados em cartas para um jogo de tabuleiro disponível na última página da caderneta, para os fãs da Selecção que queiram testar os seus conhecimentos futebolísticos e desafiar os amigos e família. Além da caderneta e dos cromos físicos, a app Fome de Vencer (download gratuito disponível para Android e iOs) tem conteúdos extra, um quiz e permite fazer a gestão da colecção através do registo digital dos cromos já coleccionados, além de outras features.

Esta caderneta reforça, uma vez mais, a promessa do Continente em estar junto dos portugueses no apoio à Selecção Nacional e a visão que a retalhista tem do futebol – um símbolo de entretenimento, festejo e união. Esta caderneta demonstra que o futebol é muito mais que um desporto: pode ser um pretexto para o convívio, juntar-nos em celebrações com família e amigos, e promover a competição saudável, o respeito, a importância do fair play e da solidariedade.

Para além da campanha “Fome de Vencer”, o Continente vai, ainda, ter produtos e actividades promocionais alusivas ao momento e que têm por objectivo fazer com que os portugueses vivam o Mundial e o percurso da Selecção por inteiro.

«A parceria com a FPF dá-nos a possibilidade de oferecer aos nossos clientes experiências diferentes, o que é também uma forma de retribuir a confiança que os clientes depositam em nós e agradecer a sua preferência», comenta a mesma fonte. À semelhança de anos anteriores, haverá ofertas especiais para coleccionadores, artigos nas lojas para viver os jogos da Selecção a preceito, e eventualmente outras surpresas. Dentro e fora das lojas.

Além de tudo isto, o Continente desde há alguns anos a esta parte que vende bilhetes para os jogos da Selecção em solo nacional. A fonte da marca salienta que os retornos se verificam nas várias dimensões da marca, nomeadamente, no serviço e nas vendas, porque o Continente proporciona aos clientes um produto de interesse (bilhetes para os jogos da Selecção), com vantagens em Cartão Continente (o que enriquece o ecossistema do Cartão), mas também do ponto de vista de reputação e visibilidade, porque, para além da questão dos valores, os portugueses gostam de ver as grandes marcas nacionais a apoiar os seus atletas, que também ganham visibilidade com isso.

Numa outra vertente, o Continente é parceiro oficial para a alimentação e nutrição de todas as Selecções nacionais, num trabalho conjunto com o chef oficial da Selecção, Luís Lavrador. Trata-se de mais uma mostra daquilo que o Continente e o futebol têm em comum: a alimentação saudável, essencial para uma boa performance (física e mental), para manter um estilo de vida equilibrado e preservar a saúde, e ainda um reflexo da portugalidade. É que, além do futebol, se há algo que reúne as famílias, são as refeições e uma mesa cheia.

Por tudo isto é inegável que a associação à Selecção Nacional tem trazido mais-valias para a marca Continente do ponto de vista de reputação e visibilidade. «O futebol é provavelmente o fenómeno mais agregador da sociedade portuguesa e a Selecção Nacional, por representar cada um de nós, ainda mais o é, mobilizando famílias, amigos e comunidades, sem os constrangimentos do “clubismo”», sublinha. A parceria com a FPF dá ao Continente a possibilidade de oferecer aos seus clientes experiências diferentes, o que é também uma forma de retribuir a confiança que os clientes depositam no retalhista e agradecer a sua preferência.

E claro que quanto mais longe a Selecção Nacional chegar numa competição como o Mundial, mais vantagens o Continente poderá oferecer aos seus clientes e maior o envolvimento enquanto marca, com a FPF e com os consumidores/adeptos.

«Mas mais importante que vencer é todo o envolvimento e apoio que se cria em torno da Selecção Nacional e que nos permite passar valores de portugalidade, tolerância, união e fair play», assevera o mesmo responsável.

A FPF é também um importante parceiro do Continente fora das “4 linhas”, nomeadamente nas iniciativas de responsabilidade social da Missão Continente. Na recém-lançada campanha de Natal “Presentes à Mesa”, a FPF vai ajudar a Missão Continente a combater a Fome em Portugal numa altura em que muitas famílias vêem o seu orçamento familiar reduzido e os pedidos de ajuda aumentam. A campanha de Natal está a decorrer em todas as lojas Continente desde 13 de Novembro até 8 de Janeiro de 2023.

O valor de cada Vale será dividido entre a Rede de Emergência Alimentar (que opera a nível nacional) e uma instituição local, apoiada pela loja onde foi adquirido, que combate a fome e a pobreza naquela região em específico.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Mundial de Futebol do Qatar”, publicado na edição de Novembro (n.º 316) da Marketeer.

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